Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-30"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- What satisfaction is perceived through online reviews from customers in mountain hotels?Publication . Carvalho, Frederico Carlos Campos de; Ramos, Ricardo Filipe Carreira; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaAs redes socias tornaram-se espaços populares para a partilha de informação turística, enquanto provocam várias alterações nos processos de gestão. Para os hotéis de montanha, não é exceção. O objetivo desta investigação serviu para analisar a experiência desses hóspedes, recorrendo ao feedback online no Trip Advisor (TA) para perceber a sua satisfação. Com este objetivo, definiu-se o problema de investigação: Qual é a satisfação percebida através dos comentários online de hóspedes em hotéis de montanha? Para responder a esta questão, foram recolhidos 5591 comentários online a partir de 20 hotéis de quatro e cinco estrelas localizados no Geopark Natural da Serra da Estrela, para serem investigados através de ferramentas de análise qualitativa, recorrendo à análise de sentimentos. Os resultados revelam as expectativas e características destes clientes, das quais este destaca o serviço de piscina e spa, a vista do quarto, ou os espaços ao ar livre. Outra das descobertas confirma que a nacionalidade, o sexo, a experiência do utilizador, a data de estadia e a categoria de hotel escolhida influenciam o sentimento dos clientes. Os novos conhecimentos estendem perceções acerca deste tipo de cliente, contribuindo com valiosas informações para os gestores hoteleiros alinharem estratégias de acordo com as expectativas dos clientes. Apesar dos comentários online já terem sido investigados em contexto hoteleiro, nenhum estudo analisou hóspedes de hotéis de montanha, pelo que este, levanta nova discussão sobre este tipo de cliente.
- Maquinação de componentes integrantes em ferramentas para estampagem de chapa metálica a frioPublication . Pinto, Frederico Gomes; Carrapichano, João Miguel MaiaO setor denominado de ferramentas e moldes para a conformação de chapa metálica tem assumido, cada vez mais, uma transferência de competências a jusante da indústria dos grandes estampadores, participando ativamente em soluções avançadas que potenciam o fornecimento de valor acrescentado em novos produtos nos tiers superiores. O efeito de escala inerente ao método progressivo e de transferdestas ferramentas associa-se comummente ao setor de fornecimento automóvel,relevando e impondo, como consequência, um conjunto de fatores críticos, tais como:a incorporação de conhecimento avançado dos processos e variáveis de estampagem metálica, o domínio do comportamento dos materiais e, naturalmente, as tecnologias de fabrico, a maquinação CNC, em particular, no desenvolvimento dos componentes integrantes de ferramenta.Os requisitos técnicos, tolerâncias dimensionais nas peças estampadas cada vez mais exigentes e a procura no limite dos processos pelo projeto inteligente de otimização estrutural com geometrias complexas, priorizam a abordagem a parâmetros de maquinação na transformação de componentes com superfícies ativas e decisivas na conformação final da peça em chapa.O presente trabalho apresenta um caso real de estudo no decorrer do desenvolvimento de uma ferramenta progressiva de grandes dimensões. A abordagem seletiva às operações críticas da ferramenta na definição funcional da qualidade da peça obtida foi determinante. O foco estratégico na maquinação dos elementos integrantes nestas etapas é elencado neste relatório.