Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-19"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Robotic Process Automation: Estudo de Caso da Aplicação a um Processo de NegócioPublication . Geléa, Marta; Barbosa, VítorNa atual economia global e dinâmica a adoção de tecnologias de (RPA) tem-se revelado uma mais-valia para as empresas na automatização de alguns dos seus processos de negócio. Os estudos realizados nesta área apresentam um conjunto de benefícios obtidos com a implementação desta solução, nomeadamente aumento da produtividade e velocidade de execução, redução de custos, redução de erros, melhoria na qualidade do serviço, etc. A presente investigação teve como objetivos analisar o impacto no desempenho dos processos de negócio, do departamento de de uma empresa, com a implementação de uma solução de RPA; comparar o desempenho do processo em análise antes e depois da implementação de RPA e avaliar os ganhos em termos de desempenho dos indicadores de tempo de execução dos processos, número de erros e discutir os impactos dessa alteração nos custos operacionais da atividade. Os resultados demonstram os benefícios alcançados com a implementação, tendo sido identificados um aumento da velocidade de execução do processo, inexistência de pedidos em atraso, um incremento significativo na taxa de precisão, uma redução acentuada dos custos operacionais e oportunidades de redução e realocação de recursos humanos afetos à execução do processo em análise.
- Adaptação cultural e linguística da Kaiser Physical Activity Survey (KPAS) para Português EuropeuPublication . Sousa, Ana Luísa; Cavalheiro, Luís; Lopes, AntónioIntrodução: A Kaiser Physical Activity Survey (KPAS) é um instrumento fiável e razoavelmente preciso para estimar a atividade física entre gestantes. Objetivo: Traduzir para Português Europeu e adaptar para a cultura portuguesa a versão oficial do instrumento KPAS. Métodos: A equivalência semântica da versão portuguesa desta medida foi obtida pela tradução, retroversão, consecução de uma versão de consenso e análise da qualidade da tradução realizada por três clínicos; e a validade de conteúdo pela análise de compreensão e aceitação realizada por um painel de 13 grávidas com caraterísticas sociais e culturais dissemelhantes. Resultados: Foi obtida equivalência conceptual, linguística e de conteúdo. Da opinião geral das participantes na análise de equivalência de conteúdo resultou o consenso de que o questionário é, no geral, claro, fácil de compreender, fácil de responder, não é demasiado longo, está adaptado à situação da pessoa e as instruções são claras. O tempo médio de preenchimento da KPAS foi de 15,3 ± 6,6 minutos. Conclusões: A KPAS foi traduzida e adaptada para a cultura portuguesa, originando a versão portuguesa oficial da KPAS.
- Processamento de ficheiros em oftalmologiaPublication . Marques, Joana Ferreira; Marques, Viriato António Pereira Marinho; Pereira, Carlos Manuel Jorge da SilvaOs avanços tecnológicos na área da saúde trazem melhorias para os pacientes, para os profissionais e para os órgãos de gestão das instituições. As inovações tecnológicas agilizam os processos resultando em diagnósticos mais precisos, na redução de erros, num melhor atendimento e numa gestão mais eficiente. A implementação de sistemas de informação clínicos permite centralizar a informação através do armazenamento e tratamento digital dos dados. Assim, os exames realizados são processados digitalmente auxiliando no diagnóstico médico e poupando recursos. O principal problema encontrado na área de Oftalmologia é que os fabricantes não seguem nenhum padrão de tratamento, armazenamento e transmissão de imagens médicas fazendo com que os equipamentos de cada fabricante tenham a sua própria estrutura e o seu próprio software capaz de interpretar estes ficheiros. Isto faz com que, em certas situações, uma clínica tenha de adquirir vários software capazes de interpretar os ficheiros dos exames efetuados tornando menos ágil o processo de diagnóstico tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes. A BlueWorks, entidade acolhedora, desenvolveu um software que centraliza os dados de exames médicos independentemente do fabricante e do modelo do equipamento. O estágio descrito neste documento teve como objetivo interpretar e analisar ficheiros de formato .E2E produzidos pelo equipamento HRA do fabricante Heidelberg Engineering. A estrutura destes ficheiros apenas é conhecida pelo fabricante. Na empresa já existia uma solução capaz de interpretar os ficheiros, no entanto, grande parte da estrutura dos ficheiros era desconhecida e a organização do código dificultava o seu entendimento. Para a interpretação inicial da estrutura dos ficheiros foi utilizado o HxD Editor e, com base na estrutura conhecida pela empresa, foi desenvolvida uma solução em C# que gerava um ficheiro .CSV com a informação retirada dos ficheiros. Este foi um processo contínuo dividido nas seguintes fases: dados do doente; dados do exame; dados de séries; imagens e metadados (fundos monochrome, angiografias, OCT, OCT-Angio e imagens multicor). No final, foi criada documentação acerca da estrutura dos ficheiros .E2E. No início do estágio foi ainda proposto desenvolver uma ferramenta que permitisse anonimizar os ficheiros em análise. Esta ferramenta foi também desenvolvida em C# depois de ser conhecida a estrutura relativa ao armazenamento dos dados dos pacientes. Enquanto esta ferramenta não foi criada eram utilizados ficheiros de teste que continham dados de pacientes fictícios.
- Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário:Publication . Oliveira, Daniel; Rodrigues, PaulaO presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transculturais do Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada. O documento está estruturado de acordo com as 4 áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta uma reflexão sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e concretizados e as principais dificuldades sentidas: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se no efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário. A literatura sobre a perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDC) revela maior prevalência e menor desempenho motor em indivíduos nascidos com idades gestacionais baixas, mas também tardias. O efeito do sexo revela que os meninos têm melhor desempenho nas habilidades motoras grossas, e as meninas nas habilidades motoras finas. Assim, visa-se identificar o efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do 10º ano. Foi aplicado o MABC-2 a 28 alunos (13 ♂ e 15 ♀) com idades entre os 15 e 16 anos, 22 com nascimento a termo (10 ♂ e 12 ♀), 4 com nascimento pré-termo (2 ♂ e 2 ♀) e 2 com nascimento tardio (1 ♂ e 1 ♀). O mesmo avalia 3 áreas: Destreza Manual (DM), Equilíbrio (Eq) e Habilidades com Bola (HB). O teste de kruskall-Wallis não revelou diferenças estatisticamente significativas em relação à idade gestacional dos alunos. O teste de Mann-Whitney revelou diferenças estatisticamente significativas entre sexos nas componentes Eq e nas HB, tendo as raparigas demonstrado melhor desempenho no Eq e os rapazes melhor desempenho nas HB. Na DM e no resultado total da bateria não se verificaram diferenças estatisticamente significativas. É importante que os problemas relacionados com a coordenação motora sejam detetados de forma precoce e adotadas estratégias para prevenir e minimizar os atrasos no desenvolvimento e potencializar um desenvolvimento das habilidades motoras.
- Destreza manual global e assimetria motora funcional em atletas de desporto escolar de andebol e ténis de mesaPublication . Gomes, Rui; Rodrigues, PaulaO presente relatório enquadra-se no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares – Instituto Piaget de Almada. A sua estrutura tem como base quatro áreas: a área Profissional, social e ética, que enquadra as aprendizagens e a forma como o professor as encara; a área de Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, que contextualiza a promoção das atividades, bem como o seu rigor científico e metodologias usadas; a área de Participação na escola e relação com a comunidade, que enuncia a forma como o professor se integra nas diferentes dimensões da escola e comunidade educativa e, por fim, a área de Desenvolvimento profissional ao longo da vida, que fomenta o contributo da formação na prática profissional com recurso à investigação. Nesta última objetivouse avaliar a Destreza Manual (DM) e a Assimetria Motora Funcional (AMF) em atletas de andebol e ténis de mesa dos grupos-equipa do Desporto Escolar em função do género e da tarefa. Participaram neste estudo 40 alunos de ambos os sexos, com idades entre os 11 e os 13 anos, praticantes de andebol e ténis de mesa no Desporto Escolar. Para avaliar a DM global e a velocidade de movimentos do membro superior usou-se o Minnesota Manual Dexterity Test (MMDT) e o Tapping test (TT). O teste de Mann-Whitney não revelou diferenças estatisticamente significativas entre os atletas das duas modalidades em nenhuma das tarefas. O efeito do fator sexo foi estatisticamente significativo apenas no MMDT, quer para a mão preferida (MP) quer para mão não preferida (MNP). Em ambos os testes de DM, as raparigas manifestaram um desempenho mais elevado. Quando se analisou o fator sexo em cada modalidade, apenas no ténis de mesa se observaram diferenças estatisticamente significativas no MMDT. Relativamente ao desempenho manual, em ambas as tarefas, a MP revelou um desempenho superior à MNP. Em relação à AMF foi mais elevada na tarefa do MMDT comparativamente à do TT. Nos desportos onde a AMF é um fator limitador, a preparação dos treinos deve levar em consideração a diminuição da mesma, principalmente numa fase inicial, como a participação no desporto escolar.
