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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório enquadra-se no âmbito da disciplina de Prática de Ensino
Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos
Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares
– Instituto Piaget de Almada. A sua estrutura tem como base quatro áreas: a área
Profissional, social e ética, que enquadra as aprendizagens e a forma como o professor as
encara; a área de Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, que contextualiza a
promoção das atividades, bem como o seu rigor científico e metodologias usadas; a área
de Participação na escola e relação com a comunidade, que enuncia a forma como o
professor se integra nas diferentes dimensões da escola e comunidade educativa e, por
fim, a área de Desenvolvimento profissional ao longo da vida, que fomenta o contributo
da formação na prática profissional com recurso à investigação. Nesta última objetivouse
avaliar a Destreza Manual (DM) e a Assimetria Motora Funcional (AMF) em atletas
de andebol e ténis de mesa dos grupos-equipa do Desporto Escolar em função do género
e da tarefa. Participaram neste estudo 40 alunos de ambos os sexos, com idades entre os
11 e os 13 anos, praticantes de andebol e ténis de mesa no Desporto Escolar. Para avaliar
a DM global e a velocidade de movimentos do membro superior usou-se o Minnesota
Manual Dexterity Test (MMDT) e o Tapping test (TT). O teste de Mann-Whitney não
revelou diferenças estatisticamente significativas entre os atletas das duas modalidades
em nenhuma das tarefas. O efeito do fator sexo foi estatisticamente significativo apenas
no MMDT, quer para a mão preferida (MP) quer para mão não preferida (MNP). Em
ambos os testes de DM, as raparigas manifestaram um desempenho mais elevado. Quando
se analisou o fator sexo em cada modalidade, apenas no ténis de mesa se observaram
diferenças estatisticamente significativas no MMDT. Relativamente ao desempenho
manual, em ambas as tarefas, a MP revelou um desempenho superior à MNP. Em relação
à AMF foi mais elevada na tarefa do MMDT comparativamente à do TT. Nos desportos
onde a AMF é um fator limitador, a preparação dos treinos deve levar em consideração a
diminuição da mesma, principalmente numa fase inicial, como a participação no desporto
escolar.
Description
Keywords
Destreza manual global Assimetria motora Desporto escolar Andebol Ténis de mesa.
