Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-08"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A conversar é que a gente se entende: uma experiência de educação não-formal promotora de competências de cidadania, junto de um grupo de 10 crianças e jovens, no quadro das atividades promovidas pelo Projeto Bué d’EscolhasPublication . Moura, Rita; Montenegro, ElsaEm Portugal, está a tornar-se cada vez mais relevante trabalhar as competências de cidadania com crianças e jovens. Esta dissertação apresenta uma experiência de Educação Não-Formal, promotora de competências de cidadania junto de um grupo de 10 crianças e jovens no âmbito do Projeto Bué d'Escolhas. A Educação Não-Formal é um meio inovador que apresenta novas formas de trabalhar com esta população, reforçando a sua educação e melhorando as suas competências pessoais, sociais e emocionais, o que será uma mais valia para um futuro melhor. A motivação para este trabalho de investigação é o desejo, como voluntária, de contribuir, melhorar e dar contributos essenciais para o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças e jovens aqui mencionados. Como resultado do voluntariado com o Projeto Bué d'Escolhas, foi possível organizar e planear sessões de intervenção de cidadania, que forneceram pistas futuras para uma intervenção mais eficaz junto das crianças e jovens. Além disso, a equipa técnica, pais e professores do grupo acima mencionado estiveram ativamente envolvidos no projeto, contribuindo positivamente para o desenvolvimento deste trabalho.
- Prescribing patterns of medication for respiratory diseases - cluster analysis of the Portuguese electronic prescription databasePublication . Sá-Sousa, A; Amaral, R; Almeida, R; Freitas, A; Almeida Fonseca, JWe aimed to describe, for the first time, the prescribing patterns among patients on persistent respiratory treatment, from the Portuguese electronic prescription and dispensing database. This was a one-year retrospective population-based analysis of prescriptions (n = 39810) for medication for respiratory disease and exacerbations. Cluster analysis was applied based on medication and prescribers' specialty. Prescribing patterns were grouped and labelled as: possible medication for asthma and allergic rhinitis (General Practitioners-GPs and allergists to younger patients); COPD (GPs and pulmonologists to older patients); asthma or Asthma-COPD Overlap (GPs and pulmonologists); exacerbation, infection and relievers. This analysis was an important first step to understand the Portuguese reality on the treatment of respiratory diseases.
- Atividade física na criança em idade escolar: intervenção do enfermeiro de reabilitaçãoPublication . Ferreira Da Silva, Carina; Marques, Goreti Filipa SantosA atividade física desempenha um papel decisivo na saúde e bem-estar das crianças, pois está diretamente relacionada com a prevenção de um conjunto de doenças crónicas. Esta tem vários benefícios nas crianças e adolescentes melhorando a sua saúde óssea, cardiometabólica, peso, aptidão cardiorrespiratória e muscular, cognição e reduz o risco de depressão (Piercy et al., 2018). Os objetivos que nortearam a realização deste estudo foram: descrever a intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na promoção da atividade física em crianças do 1º ciclo do ensino básico (faixa etária 8-9anos); identificar quais as estratégias promotoras de atividade física, especificamente no 1º ciclo do ensino básico e desenvolver um instrumento de intervenção, com incidência na atividade física, destinado à criança do 1º ciclo do ensino básico. Relativamente ao método de pesquisa realizou-se uma revisão integrativa de literatura em duas bases de dados de referência na área da saúde: a Trip Medical Database e a PubMed. Foram incluídos artigos publicados entre 2016 e 2019, bem como a consulta de outros estudos científicos, dissertações de mestrado, documentos de organizações da saúde internacionais e nacionais, bem como documentos reguladores da Ordem dos Enfermeiros. Dos resultados obtidos surgem alguns programas de intervenção, que enfatizam a prática de atividade física na escola e que refletem resultados positivos no bem-estar e na aprendizagem da criança. Posteriormente, e tendo por base as conclusões do projeto Por Mais Saúde e a pesquisa realizada sobre os programas promotores da atividade física na escola, foi construído um protótipo de instrumento de intervenção com vista a contribuir para o aumento da prática de atividade física e da literacia em saúde na criança em idade escolar no contexto escolar. Assim, pretendemos demostrar os ganhos em saúde da intervenção do enfermeiro de reabilitação na promoção da saúde na comunidade, com incidência na atividade física, no âmbito de projetos de saúde escolar.
- Processo de tomada decisão em enfermagem de reabilitação nas Unidades de Cuidados Intensivos: perspetiva do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Prazeres, Virgínia; Marques, Goreti Filipa Santos; Ribeiro, Catarina DiasDecorrente do envelhecimento populacional, dos novos tratamentos que vão surgindo e da expansão das chamadas doenças da civilização, tem aumentado o número de internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Estes, podem provocar efeitos deletérios que resultam em situações de incapacidade e elevada dependência, que persistem por tempo prolongado. A reabilitação precoce pode prevenir ou limitar essas situações (Azevedo & Gomes, 2015) e, neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) apresenta um papel relevante na conceção de planos de intervenção diferenciados durante os processos de transição, assumindo a premissa de tomar decisões. Esta investigação teve o propósito de compreender, sob o ponto de vista dos EEER, qual o processo de tomada de decisão nas UCI e, a partir deste ponto, construir linhas orientadoras para uma prática efetiva de Enfermagem de Reabilitação (ER) na área. Considerando a ótica dos participantes, os objetivos delineados para este estudo foram: perceber o conceito de processo de tomada de decisão; identificar quais os focos e diagnósticos de enfermagem utilizados; analisar as intervenções de ER; analisar como são definidos os resultados a obter; identificar quais os fatores que influenciam o processo de tomada de decisão; identificar quais as dificuldades sentidas no processo de tomada de decisão; e identificar quais os referenciais teóricos que fundamentam e sustentam a sua prática de cuidados. Quanto ao método de pesquisa, realizou-se uma revisão da literatura recorrendo a duas bases de dados de referência em saúde, a EBSCO e a PubMed, incluindo artigos publicados no período de 2009 a 2019. Adicionalmente, foram consultados outros estudos, teses de doutoramento e dissertações de mestrado, bem como documentos reguladores da prática profissional dos enfermeiros e do ministério da saúde português. Posteriormente, procedeu-se a um estudo de cariz qualitativo, exploratório e descritivo, através de uma sessão de focus group onde participaram 6 EEER, que exercessem funções especializadas há um ano ou mais em UCI. Os dados foram tratados utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Dos resultados obtidos emergem oito áreas major: o processo de tomada de decisão; competências do EEER nas UCI; focos de atenção; intervenções; avaliação; fatores que influenciam a tomada de decisão; sistemas de informação; e referenciais teóricos orientadores da prática.