Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-14"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de valorização da gastronomia na perspetiva do departamento de Food & Beverage. Estudo de caso The Hotel BrusselsPublication . Silva, Marta Alexandra Marques Pereira da; Pires, Maria José; Meremans, MarcAtualmente, a atividade turística é marcada pela existência de consumidores cada vez mais esclarecidos que procuram experiências autênticas de aprendizagem. Neste sentido, tem-se vindo a assistir ao aumento de turistas que viajam em busca de experiências culinárias, isto é, o turismo gastronómico. A valorização da gastronomia enquanto recurso cultural intangível, surge como um importante meio para a diferenciação de um destino turístico e para a criação de riqueza e emprego. Paralelamente, a indústria hoteleira, mais concretamente, o departamento de Food & Beverage (F&B), encontra-se permanentemente sujeita às constantes mudanças das necessidades e exigências do consumidor. Caracterizado pelo seu baixo nível de produtividade e rendimento, existe a ideia generalizada de que o departamento de F&B não acrescenta valor às unidades hoteleiras. Contudo, estudos recentes indicam que a qualidade da oferta de F&B é um dos fatores que influenciam a seleção de hotéis de serviço completo e que, ao prestar uma maior atenção à gestão deste serviço é possível alargar as receitas do departamento de alojamento. O presente relatório tem como objetivo realizar uma análise sobre a valorização da gastronomia através do funcionamento do departamento de F&B da entidade de acolhimento – The Hotel Brussels – situado no coração de Bruxelas. Para este efeito, este estudo apresenta numa fase inicial, uma revisão de literatura de modo a enquadrar os conceitos de Turismo, Gastronomia, Turismo Gastronómico, Unidades Hoteleiras e Departamento de Food & Beverage. De seguida, foram realizadas análises SWOT para cada um dos serviços existentes no hotel em estudo (Pequeno-almoço / The Restaurant / Room Service / The Bar / M&E), e foram recolhidos comentários publicados na plataforma Tripadvisor, relacionados com os serviços de F&B existentes neste hotel. Os resultados indicam que o The Hotel Brussels possui um departamento de F&B com uma oferta variada de serviços. O pequeno-almoço e o The Restaurant são os serviços mais valorizados pelos clientes, enquanto que o Room Service, The Bar e M&E apresentam-se como os serviços mais desvalorizados pelos clientes. Embora existam aspetos a melhorar, pretende-se ilustrar que o departamento de F&B acrescenta valor ao The Hotel Brussels. Os serviços de F&B representam uma grande fração desta unidade hoteleira e contribuem consideravelmente para a experiência do turista e do cliente.
- O conceito de experiência turística no desenvolvimento turístico de CascaisPublication . Novo, Ana Raquel Ferreira; Reis, João António dosA experiência turística está relacionada com vivências, sentimentos e sensações, sendo por isso de carácter subjetivo e pessoal. Esta ocorre quando existe uma interação entre o consumidor e o ambiente, gerando impressões memoráveis. Cascais, devido à sua localização, clima, diversidade de recursos e políticas desenvolvidas, tem características excecionais que propiciam a vivência de experiências únicas e memoráveis. A investigação avaliou a importância da experiência turística em Cascais, como elemento diferenciador na imagem do destino, valorizando as práticas autênticas, inovadoras e personalizadas. O principal objetivo da dissertação consistiu na identificação e conceção de estratégias de desenvolvimento turístico que fomentem a vivência de experiências memoráveis no destino. O estudo foi sustentado por uma investigação bibliográfica, por uma caracterização da região e análise dos seus principais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, e pela realização de entrevistas às várias entidades que trabalham no setor do turismo na região de Cascais. A experiência turística tem certamente um impacto importante no desenvolvimento turístico de Cascais e a sua relevância é o ponto de partida desta investigação. A diferenciação do turismo na região deverá estar assente na personalização dos serviços e na cocriação de produtos turísticos, a fim de se desenvolverem outros segmentos de mercado e promover Cascais como destino único e de excelência. Embora existam certas fragilidades a nível turístico e um caminho a percorrer para se alcançarem os objetivos desejados, verifica-se uma maior consciencialização neste sentido e uma procura pela autenticidade e diversidade de produtos. O conhecimento do perfil do turista, a diversificação da oferta e uma aposta na sustentabilidade representam algumas das estratégias a desenvolver no território.
- Tolerâncias na informação nutricional dos queijos produzidos pela InsulacPublication . Pereira, Raquel Sousa; Gomes, David Manuel Gama SimõesEste trabalho decorreu, durante seis meses, no laboratório da empresa Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos S.A, localizada na ilha de São Miguel, Açores, teve como principal objetivo determinar as tolerâncias aplicáveis aos parâmetros nutricionais declarados no rótulo dos queijos produzidos na empresa, de modo a validar a informação nutricional colocada na rotulagem dos queijos. Em simultâneo, foi calculado as tolerâncias aplicadas para cada parâmetro nutricional descrito nos rótulos. No entanto, foi dado mais ênfase às tolerâncias calculadas para os lípidos e para o sal, pelo que estas tolerâncias foram comparadas com as existentes nas fichas técnicas dos queijos em estudo. Este trabalho veio indicar que os limites dos parâmetros referidos deverão ser retificados: os limites nos lípidos deverão ter uma maior amplitude, o que é vantajoso para a empresa, pois terão uma maior margem de manobra para este parâmetro, enquanto para o parâmetro sal deverão na linha de produção ter mais atenção às quantidades de sal introduzidas nos queijos, uma vez que os limites são inferiores aos estipulados nas fichas técnicas.
- Gestão do abastecimento e avaliação de fornecedores na Clínica Veterinária do Alto Alentejo, LdaPublication . Romão, Alexandra; Almeida, NicolauO estudo do abastecimento e da gestão do stock de segurança de medicamentos de utilização crónica e de utilização não crónica tem importante relevância na clínica veterinária Vetal, principalmente por se tratar de uma temática relacionada com a saúde animal e com o nível de serviço. Por isso, resultou o interesse em prosseguir os objetivos de determinar a quantidade económica de encomenda, especificar os modelos de previsão do consumo / procura de cada um daqueles tipos de medicamentos, especificar os modelos de reposição contínua e periódica, quantificar o stock de segurança, para evitar ou eliminar a possibilidade de rutura e especificar o modelo de abastecimento que permita encomendar com o custo total de aprovisionamento mínimo, incluindo neste objetivo o contributo relevante sobre uma proposta de modelo de avaliação de fornecedores de medicamentos. Em termos metodológicos, foram adotados os procedimentos considerados adequados para o prosseguimento dos objetivos, através da classificação dos medicamentos na análise ABC, da separação dos medicamentos integrados na Classe A entre os de utilização crónica e de utilização não crónica, para estimar o modelo de previsão do consumo que melhor se ajusta aos dados recolhidos. Estimou-se também o modelo de cálculo da quantidade de cada encomenda, em tempo e ao custo mínimo, de acordo com a previsão de consumo de medicamento, da quantidade do stock de segurança e definiu-se o modelo de abastecimento e a proposta de avaliação de fornecedores. Os resultados obtidos com um medicamento de utilização crónica e um de utilização não crónica permitiram testar os modelos, que poderão se aplicados aos restantes medicamentos. O projeto, no geral, permite concluir que se contribuiu para a definição do controlo do inventário, a indicação do consumo previsto, a obtenção da quantidade a encomendar de medicamentos que minimiza o custo total de aprovisionamento, a indicação da quantidade do stock de segurança de medicamentos que permita reduzir ou eliminar as ruturas, e a definição do modelo de abastecimento que permite encomendar ao custo mínimo de acordo com a previsão do consumo de medicamentos, incluindo a proposta de um modelo de avaliação de fornecedores para posterior operacionalização
- Capacitar para a autonomia no autocuidado andar em pessoas com défice de equilíbrio e de força muscularPublication . Pereira, Catarina; Fernandes, ManuelEste relatório de estágio tem como objetivo traduzir a aquisição e desenvolvimento de competências enquanto especialista e Mestre, desenvolvendo um programa de enfermagem de reabilitação individualizado às necessidades e características de cada pessoa através da implementação de um programa de intervenção, que visa capacitar para a autonomia no autocuidado andar em pessoas com défice de equilíbrio e de foça muscular provocados pela imobilidade ou pela doença. Definidos os critérios de inclusão dos participantes, incluindo no projeto pessoas com alteração no autocuidado andar, foi introduzido um programa de reabilitação em enfermagem, tendo como foco esse autocuidado. Foram feitas várias avaliações, seguindo a metodologia de estudo descritivo de forma a verificar a eficácia do projeto, sendo os instrumentos de recolha de dados utilizados as escalas de Lower, Morse e Glasgow e os Índices de Barthel Modificado e de Tinetti. Verificou-se uma melhoria em todos os participantes do projeto, após implementação do programa de intervenção de Enfermagem de Reabilitação, comprovada através da avaliação antes e após a intervenção. Tendo-se observando o aumento do desempenho a nível do autocuidado andar, resultante da melhoria da força muscular e do equilíbrio corporal. Obtendo-se também ganhos nos restantes autocuidados assim como a redução do risco de queda
- Controlo de Gestão nas PME do Distrito de PortalegrePublication . Trindade, Adelino; Almeida, NicolauPerante as necessidades atuais das empresas motivadas pela globalização e consequente aumento da competitividade, e de acordo com a literatura, o controlo de gestão justifica-se pela importância que tem assumido no contributo para a gestão dos negócios e das empresas. O controlo de gestão é uma área de conhecimento que conjuga múltiplas perspetivas e domínios científicos, o que requer rigor na preparação da informação de gestão que suporta as decisões a tomar de acordo com o planeamento. Foram prosseguidos os objetivos de identificar os instrumentos para a monitorização, de verificar os aspetos estratégicos da implementação de sistemas de controlo de gestão, de identificar a tipologia de gestor e a respetiva área de formação, de verificar a utilização das práticas de controlo, de identificar os motivos que conduzem à adoção ou não do controlo de gestão, de verificar o nível de importância da formação dos gestores no controlo e de identificar o papel do gestor e as dificuldades na implementação do controlo de gestão. A metodologia utilizada foi baseada em técnicas estatísticas de análise descritiva e exploratória apoiadas num instrumento de inquérito por questionário dirigido aos gestores das empresas do distrito de Portalegre, com destaque para a análise de componentes principais para identificar as dimensões de perspetiva e os respetivos indicadores, a análise de grupos ou Clusters do perfil de empresário que permite identificar o gestor estratega, o gestor tático e o gestor operacional. Os resultados obtidos são a expressão dos objetivos atingidos com uma metodologia adequada, permitindo concluir que o tecido empresarial do distrito de Portalegre é composto por 96% de microempresas, sendo o comercio e serviços a atividade económica realizada por 71% das empresas. A tipologia de gestores é caracterizada por 49% de estrategas, 47% de táticos e cerca de 4% de operacionais. A formação superior é possuída por 59% dos gestores, dos quais cerca de 31% tem formação em gestão e 5% em economia. Conclui-se ainda que 54% das empresas possui um sistema de controlo de gestão e os gestores são movidos para o controlo de gestão pelos fatores críticos de sucesso, especialmente pela perspetiva dos clientes, tendo as perspetivas do domínio financeiro e não financeiro sido apontadas com elevado nível de importância. Os “sistemas informáticos de gestão” são a ferramenta mais preferida pelos gestores