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- Comparison of mineralogical, mechanical and hygroscopic characteristic of earthen, gypsum and cement-based plastersPublication . Santos, Tânia; Gomes, Maria Idália; Silva, António Santos; Ferraz, Eduardo; Faria, PaulinaIt is important to ensure indoor comfort by passive methods, avoiding mechanical equipment that has energy costs. To assess plasters common efficiency but also its contribution as moisture buffers, five different plastering mortars, including unstabilized and stabilized earth-based plasters, gypsum and cement-based pre-mixed plasters, were analyzed and their chemical, mechanical and hygroscopic characteristics compared. The materials and mortars were analyzed by X-ray diffraction and simultaneous thermal analysis. Linear shrinkage, dry bulk density, dynamic modulus of elasticity, flexural and compressive strengths, dry abrasion resistance, surface cohesion, surface hardness and sorption and desorption of mortars and plasters were also evaluated. The mechanical strength of earthen mortars is lower than gypsum and cement-based mortars. However, earth plasters show the highest hygroscopicity, acting as moisture passive buffers, improving thermal comfort and contributing to occupantś health.
- Recolha e preservação de vestígios forenses no serviço de urgência – Know How dos EnfermeirosPublication . Janeiro, Cláudia; Marques, Maria do CéuObjetivo: Demonstrar a aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Aplicou-se a metodologia descritiva na realização deste relatório. Na atividade major, recorreu-se à Metodologia de Projeto, permitindo a materialização e implementação de um projeto individual num Serviço de Urgência, com vista à otimização de procedimentos no âmbito forense, recorrendo-se para isso a momentos formativos e prática simulada. Resultados: O estágio foi realizado no Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, contextos que possibilitaram/potenciaram o desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista e de Mestre. Na atividade de Enfermagem Forense, os enfermeiros demonstraram possuir lacunas significativas no que reporta à Recolha e Preservação de Vestígios Forenses, destacando-se a melhoria considerável de conhecimentos/aptidões neste âmbito, após sessão formativa e simulações realizadas. Conclusão: Realizou-se uma abordagem sistematizada das atividades desenvolvidas aquando o decorrer do Estágio Final, inerente aos procedimentos forenses, culminando na análise e reflexão crítica acerca do processo de aquisição/desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista, Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem, processo que permitiu confirmar a efetividade do projeto realizado e o atingir dos objetivos definidos
- Data Processing Model to Perform Big Data Analytics in Hybrid InfrastructuresPublication . LEITHARDT, VALDERI
- O papel do storytelling na transmissão da identidade da marca aos colaboradores: estudo de caso grupo Salvador CaetanoPublication . Alves, Filipa; Alves, CaetanoCrescemos a ouvir histórias e a contar histórias. Contamos as nossas e todas aquelas que de alguma forma nos marcaram, contamos aquelas com as quais nos revemos e identificamos e contamos a quem mais gostamos. Tudo isto se resume à expressão storytelling. Mas o que acontece se usarmos o storytelling como forma de estratégia, para passar histórias e mensagens, dentro de uma organização? Sabendo que as organizações são feitas por diferentes pessoas, todas elas com diferentes histórias, e sabendo do potencial e força que o storytelling pode ter nas pessoas o principal objetivo deste trabalho é compreender o papel do storytelling como meio de transmissão da identidade de uma marca para os seus colaboradores. Neste sentido, explorou-se o conceito de identidade da marca, o employer Branding e o storytelling assente em narrativas únicas, envolventes e cheias de autenticidade. Tornam-se, assim, essenciais e imprescindíveis com a literatura existente, no que toca à passagem da identidade, narrativas com recurso ao passado e aos fundadores Neste estudo aplicou-se uma metodologia qualitativa, com base num estudo de caso no Grupo Salvador Caetano, e com a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a ex-colaboradores, colaboradores atuais, a possíveis colaboradores e por fim a uma especialista na área da identidade. Os resultados obtidos nesta dissertação permitiram evidenciar a importância do storytelling como forma de transmitir a identidade de uma organização aos seus colaboradores, de forma a envolvê-los e motivá-los. Permitiu também perceber o género de narrativas que deveriam ser utilizadas, onde utilizar e quais as melhores mensagens.
- Fatores influenciadores das expectativas da qualidade de serviços de entregaPublication . Chaves, Eva; Alves, CaetanoO crescimento dos serviços de entrega tem revelado a importância de as empresas prestarem maior atenção aos parâmetros de qualidades que pretendem garantir nos seus serviços. Numa altura de pandemia, as exigências dos consumidores finais intensificaram-se e tornam-se mais complexas, enquanto as empresas lutam para se distinguir no mercado e conquistar vantagem competitiva. Nesta nova realidade, em que se encontra o mercado global, as compras online têm se intensificado, dando assim ainda mais destaques às entregas. Em consequência deste cenário, o primeiro contacto, entre o consumidor e a empresa, que eram antes no espaço físico da marca, passou a ser feito através das empresas de entregas, o que faz com que a qualidade entregue por estes serviços se torne crucial nas estratégias atuais das empresas. Por isso, este estudo objetiva compreender quais os fatores sociodemográficos e quais os hábitos de consumo, capazes de influenciar as expectativas dos clientes em relação aos serviços de entrega e se há alguma relação entre este fatores, bem como de identificar quais as variáveis mais significativas, de forma a chegar à conclusão se existe alguma dimensão da qualidade (tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia) com maior importância para os clientes. Para tal a revisão da literatura focou-se no conceito de serviços e respetivo marketing, na definição de qualidade e de qualidade de serviços, na avaliação da qualidade, em dois dos principais modelos de avaliação e mensuração e por último no modelo SERVQUAL, que foi o modelo escolhido para aplicar e consequentemente perceber quais as expectativas dos clientes em relação a este tipo de serviços. Dessa forma, foram distribuídos os inquéritos via online, no Instagram e Facebook, no qual foram obtidas 133 respostas. No final, os resultados demonstraram que tanto os dados sociodemográficos como os hábitos de consumo influenciam de facto as expectativas dos clientes e que todas as dimensões apresentam o mesmo grau de importância.