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- Conservation intervention on an embroidery with beads on perforated cardboard: problems and solutionsPublication . Barros, Luciana; Cruz, António João; Loureiro, Leonor CPPerforated cardboard is a rigid material widely used during the second half of the 19th century as an embroidery support, but very little-known today. Intervention cases are rare, and so an intervention on a poor condition 1879 glass beads embroidered specimen is presented here. The intervention was a complex task, mainly due to the fragility of the object and the existence of different materials linked to each other, that did not allow the execution of treatments to which they are usually subjected when isolated. The most intricate operation was the simultaneous action of micro-consolidation and micro-infill. These involved the insertion of Japanese paper fibres and 4 % Tylose MH300 between the perforated paper layers, and the insertion of Japanese paper strips between the embroidery lines. For the embroidery housing, it was necessary simultaneously to avoid the most unfavourable conditions for both the preservation of the glass and the paper.
- Relatório de estágio - O desperdício alimentar: o caso Sheraton Lisboa Hotel & SPAPublication . Tomás, Adriana Ferreira Santos da Costa; Gustavo, Nuno SilvaO presente relatório resulta do estágio realizado no Sheraton Lisboa Hotel & SPA, mais concretamente no departamento de F&B. Com o desenvolvimento do estágio e a participação em diferentes funções no referido departamento surge a possibilidade de estudar a temática do desperdício alimentar que dá origem ao eixo central deste trabalho. Com o estudo de caso desenvolvido neste relatório espera-se responder à pergunta de partida: será possível quantificar o custo do desperdício alimentar produzido no serviço de pequeno-almoço do Restaurante Bistro do Sheraton Lisboa tendo em vista a mitigação do mesmo e consequente redução de custos? Nesta investigação foi fulcral considerar três conceitos chave para o sucesso do estudo de caso: os custos, o desperdício alimentar e a respetiva mitigação. Para a execução dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa aprofundada de artigos científicos, dissertações, livros, e foram realizadas diferentes pesquisas em documentos do hotel, assim como foi adotada uma metodologia mista, utilizando-se dois instrumentos de pesquisa. Por um lado, a técnica das entrevistas, método qualitativo, para obtenção de informação imprescindível e por outro lado o método de observação direta, quantitativo, que permitiu investigar, durante 12 dias de forma participativa, o verdadeiro desperdício do serviço de pequeno-almoço, com uma amostra não probabilística por conveniência, ou seja, com a seleção de 21 produtos servidos no PA. Estes produtos foram contabilizados antes e depois do serviço para compreender, de forma concreta, quais os produtos mais e menos desperdiçados, assim como os respetivos custos associados. Em média, no serviço dos 21 itens selecionados, o desperdício foi de 18,3%. A análise quantitativa permitiu identificar um maior desperdício nos crepes chineses, nas salsichas frescas e nos croissants folhados sendo que nos produtos fornecidos com maior custo se destacam o mamão, as salsichas frescas e o bacon. O custo do serviço do PA, no período em estudo, foi cerca de 2977 € enquanto o custo do desperdício atingiu um montante próximo de 575 €. Este valor divide-se em dois tipos de desperdício: lixo (41,5%) com um valor aproximado de 212 € e reutilizado (58,5%) num valor de 363 €. Como sugestão para mitigar o desperdício alimentar referem-se medidas que se esperam úteis para melhorar o desempenho do hotel, sendo cada vez mais importante a preocupação com a sustentabilidade nas três vertentes: económica, social e ambiental.
- The potential of adjectival tourism for the promotion of a tourism destinationPublication . D´Angelo, Petronilla Sara; Gonçalves, Ana Cláudia dos Santos; Calisto, Maria de LurdesThis dissertation is about a specific area of tourism terminology, namely adjectival tourism terms, that is, the terms to address the different forms or types of tourism that have been emerging in recent years. The objectives of the dissertation are to create awareness and to prompt academics to carry out further researches about this subject. At the same time, it intends to stress the potential of adjectival tourism for promotional tourism strategies. To achieve these objectives, the dissertation firstly presents the relevant concepts to contextualize adjectival tourism terms, with an overview of the tourism terminology and of tourism promotional language. Secondly, it presents a classification of adjectival tourism terms, whose results give insight of the current state of the art of this area of tourism terminology and suggestions for further developments. Finally, it takes into consideration the usage of adjectival tourism terms in the context of the official Portuguese tourism website www.visitportugal.com, with the objective of understanding the strategy behind their usage. The outcomes of this dissertation give insights about possible strategies to be implemented by DMOs to take advantage of adjectival tourism terms as promotional tools.
- Monitorização da qualidade microbiológica da água no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do LisPublication . Araújo, Maria Nelviza Magno de Corte-Real; Duarte, Isabel Maria Nunes da Rosa DiasEste relatório descreve as atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissionalizante, do curso de Mestrado em Gestão Ambiental, que decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra. O objetivo geral do estágio foi a monitorização da qualidade microbiológica da água no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis (AHVL). As massas de água em estudo foram a de rega e de drenagem agrícola, com amostragem em 2019. Os grupos microbianos seleccionados para análise laboratorial foram os coliformes totais (CT), coliformes fecais (CF), enterococos fecais (EF) e mesófilos aeróbios. Os objetivos específicos consistiram na: i) selecção dos locais de amostragem, pelo critério da representatividade e de observação de locais de maior risco de problemas sanitários e ambientais; ii) enumeração dos microrganismos bioindicadores de qualidade microbiológica da água; iii) comparação com os valores de referência; e iv) elaboração de proposta de resposta adequada para a gestão do risco microbiológico no AHVL. A análise microbiológica seguiu os métodos regulamentados de especialidade. Os resultados desta análise mostraram que os valores de CT excedem os limites referidos no DL 236/1998, situação frequente nos regadios nacionais. Constata-se assim, que existe contaminação da água de rega, por fontes externas, a montante da área do AHVL. Em geral, as concentrações de CT e de CF na água de rega foram inferiores às da de drenagem, com um acréscimo médio dessas contagens na drenagem de 176 e de 3 vezes, respectivamente. O agravamento da carga microbiana na rede drenagem pode explicar-se pela prática comum de incorporação de estrumes pecuários no solo. A situação inversa registou-se apenas nos campos de arroz, onde não se efetua estrumação. Verificou-se ainda que não há um agravamento dos indicadores de qualidade microbiana da água do rio Lis à entrada e à saída do aproveitamento (diminuem os CT e EF, e aumentam os CF e os mesófilos aeróbios). Concluiu-se da importância da monitorização ambiental e em especial da microbiologia da água, sendo recomendável aumentar a rede de locais a amostrar e a respectiva frequência, para aumento da representatividade dos resultados.
- O Enoturismo no Mundo e em PortugalPublication . Medina López, Beatriz de; Monteiro, AnabelaEste relatório foi redigido após a realização do estágio curricular que decorreu no Departamento de Marketing Territorial e de Negócios do Turismo de Portugal I.P, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia. O enoturismo no mundo e em Portugal, é o foco é deste relatório, que neste momento é um dos tipos de turismo em continuo crescimento e com um futuro promissor. É uma das formas de turismo que abrange tanto turistas como comunidade local e onde a sua principal motivação é a integração dos visitantes criando uma relação Win-Win. O relatório apresenta a entidade acolhedora, assim como a sua organização e o departamento onde foi realizado o estágio. O mesmo encontra-se dividido em seis partes-capítulos, onde são explicados primeiro de maneira geral, o que é o enoturismo, a sua contextualização, apresentamos a oferta e a demanda deste produto e realizamos uma pesquisa do perfil do enoturista. Diferenciamos o enoturismo em Portugal e realçamos a sua importância presente na estratégia no Plano Estratégico 2027 do Turismo de Portugal. Seguidamente procedemos a uma análise da entidade onde foi realizado o estágio. Identificamos os seus objetivos, missão, organização, desde um ponto de vista amplo e global até o departamento de marketing onde decorreu o estágio. Concluindo com a apresentação de uma proposta de valor, onde se cria e investiga de que forma podemos ajudar a melhoria este setor e propondo uma parceria entre Portugal e Espanha.
- Internacional Design Hotel: Departamento do EconomatoPublication . Mendes, Raquel dos Santos; Monteiro, AnabelaO presente relatório é constituído por capítulos, sendo que o primeiro contextualiza a hotelaria nacional e internacional, depois é realizada uma revisão da literatura sobre os temas: Hotel Boutique e Hotel Design. Os capítulos seguintes apresentam a marca Internacional Design Hotel, as atividades desenvolvidas durante o período de estágio e uma proposta de valor. Terminando com algumas conclusões/considerações finais abordado no documento.
- A influência da doença celíaca na prática do turismo por doentes celíacosPublication . Zezito, Olga Rosa; Carvalho, InêsA doença celíaca é uma doença autoimune e crónica que emerge na sequência da ingestão de alimentos com glúten por indivíduos geneticamente suscetíveis a esta patologia. A prevalência da doença celíaca em Portugal aponta para uma estimativa de 1% da popula-ção portuguesa, correspondendo a 15 000 celíacos diagnosticados. Estimando-se que exis-tam entre 85 000 a 100 000 celíacos por diagnosticar em Portugal, é uma doença subdiag-nosticada e que deve ser rastreada sempre que a pessoa apresente sintomas. Este trabalho, com o tema A Influência da Doença Celíaca na Prática do Turismo por Doentes Celíacos, foi elaborado no âmbito do mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria da Universidade Europeia. Fez-se um estudo ligado à doença celíaca e ao turismo. Para concretizar o trabalho, procedeu-se a uma abordagem qualitativa. Contactou-se com os doentes celíacos por meio de uma entrevista escrita, que nos permitiu fazer levantamento dos dados sobre a doença e as experiências dos entrevistados com a indústria da hotelaria e do turismo. O objetivo foi compreender como esta doença afeta o comportamento de viagem dos indivíduos celíacos, identificando os diversos problemas que os doentes celíacos enfrentam quando viajam e su-gerir também melhorias para a indústria de hotelaria e restauração, de modo a que estes doentes se sintam mais incluídos na sociedade por meio dos serviços prestados pela indústria da hotelaria e restauração quando praticam o turismo.
- Plano de Comunicação DigitalPublication . Silva, Diogo Alexandre Ribeiro da; Mendes, PedroPorque nos encontramos perante uma realidade que retrata um aumento significativo da importância que as relações detêm no sucesso de um negócio, assim como o constante desenvolvimento e utilização do mundo digital, revela-se perentório que uma empresa seja capaz de oferecer uma resposta assertiva às constantes evoluções verificadas. Sem uma comunicação adequada ao público alvo, o desenvolvimento sustentável de um negócio revela-se extremamente condicionado. Assim sendo, a concretização deste projeto visa providenciar à Informa D&B uma estratégia de comunicação digital alinhada com os seus valores e objetivos, de modo a colmatar as necessidades que os seus consumidores apresentam. Para tal, decidiu-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica em torno dos tópicos anteriormente relatados, de forma a posteriormente ser possível debruçar-nos sobre a concretização do Plano de Comunicação. Como resultado desta abordagem, é apresentado um Plano constituído por seis etapas, recorrendo ao modelo SOSTAC de PR Smith, estipulado para o último semestre do ano de 2020, apresentando um orçamento total de 23.000€. Através da concretização deste projeto, é passível depreender-se que de modo a fornecer uma resposta eficaz aos desejos dos consumidores, é necessário previamente escutá-los de forma ativa, conhecendo o seu trajeto ao longo dos vários canais disponíveis. Igualmente importante do que definir a estratégia a adotar, é criar ferramentas que possibilitam a medição constante dos resultados em vários momentos, de modo a assegurar o sucesso da empresa.
- O papel dos Social Media Influencers na ativação de marca: Caso MiniPublication . Rio, João Belchior Alves; Valentim, LuísO objetivo deste relatório é analisar o papel dos Social Media Influencers na ativação de marca, com especial incidência no caso da Mini, onde durante o estágio na JD Young & Associates– Agência de Comunicação e Marketing, do grupo YoungNetwork assumi diversas responsabilidades. Estamos perante uma nova vaga em que os social media são como a refeição quotidiana de quase todos. Levamos os nossos telefones a todos os lugares que vamos e mesmo que estejamos a fazer algo, tendemos a verificar os nossos telemóveis frequentemente. É por este motivo que as organizações hoje em dia usam esse meio para promover os seus produtos ou serviços e ganhar a confiança das pessoas, sobretudo através do social media influencers. Face ao referido, desenvolve-se uma revisão da literatura onde são abordados conceitos-chave ao relatório: marca; ativação de marca; comunicação digital; social media; influence marketing; social media influencers. A natureza do projeto envolve uma metodologia assente nos dados quantitativos, recolhidos no estágio. Foi desenvolvido um Roadshow, com várias viaturas da marca Mini, presente em 5 cidades. Analisam-se, no presente trabalho, os resultados provenientes da publicidade feita pelos social media influencers de cada cidade. O trabalho termina com uma conclusão sobre as implicações do trabalho, bem como recomendações futuras.