Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.25 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
This dissertation is about a specific area of tourism terminology, namely adjectival tourism terms, that is, the terms to address the different forms or types of tourism that have been emerging in recent years.
The objectives of the dissertation are to create awareness and to prompt academics to carry out further researches about this subject. At the same time, it intends to stress the potential of adjectival tourism for promotional tourism strategies. To achieve these objectives, the dissertation firstly presents the relevant concepts to contextualize adjectival tourism terms, with an overview of the tourism terminology and of tourism promotional language. Secondly, it presents a classification of adjectival tourism terms, whose results give insight of the current state of the art of this area of tourism terminology and suggestions for further developments. Finally, it takes into consideration the usage of adjectival tourism terms in the context of the official Portuguese tourism website www.visitportugal.com, with the objective of understanding the strategy behind their usage.
The outcomes of this dissertation give insights about possible strategies to be implemented by DMOs to take advantage of adjectival tourism terms as promotional tools.
Esta dissertação trata de uma parte específica da terminologia do turismo, denominada adjectival tourism, isto é, os termos que correspondem aos diferentes formas e tipos de turismo que têm surgido nos últimos anos. Os objetivos desta dissertação prendem-se com a criação de conhecimento de forma a incentivar académicos a realizar investigação adicional sobre este tema. Paralelamente, esta dissertação pretende sublinhar o potencial que os termos de adjectival tourism possuem para estratégias as promocionais. Para atingir estes objetivos, esta dissertação apresenta, em primeiro lugar, os conceitos pertinentes para contextualizar os termos de adjectival tourism, com uma resenha da terminologia do turismo e da linguagem promocional do turismo. Em segundo lugar, apresenta uma classificação dos termos, cujos resultados oferecem informações sobre o estado da arte da temática e sugestões para um futuro desenvolvimento. O último capítulo considera o uso dos termos no contexto do site oficial de turismo de Portugal, www.visitportugal.com, com o objetivo de perceber as estratégias por detrás do uso de diferentes termos. Os resultados desta dissertação oferecem observações sobre estratégias possiveis a serem utilizadas pelas DMOs para aproveitar os termos de adjectival tourism como ferramenta promocional.
Esta dissertação trata de uma parte específica da terminologia do turismo, denominada adjectival tourism, isto é, os termos que correspondem aos diferentes formas e tipos de turismo que têm surgido nos últimos anos. Os objetivos desta dissertação prendem-se com a criação de conhecimento de forma a incentivar académicos a realizar investigação adicional sobre este tema. Paralelamente, esta dissertação pretende sublinhar o potencial que os termos de adjectival tourism possuem para estratégias as promocionais. Para atingir estes objetivos, esta dissertação apresenta, em primeiro lugar, os conceitos pertinentes para contextualizar os termos de adjectival tourism, com uma resenha da terminologia do turismo e da linguagem promocional do turismo. Em segundo lugar, apresenta uma classificação dos termos, cujos resultados oferecem informações sobre o estado da arte da temática e sugestões para um futuro desenvolvimento. O último capítulo considera o uso dos termos no contexto do site oficial de turismo de Portugal, www.visitportugal.com, com o objetivo de perceber as estratégias por detrás do uso de diferentes termos. Os resultados desta dissertação oferecem observações sobre estratégias possiveis a serem utilizadas pelas DMOs para aproveitar os termos de adjectival tourism como ferramenta promocional.
Description
Keywords
Tourism promotion strategies Adjectival tourism Tourism terminology Terminologia turística Estratégias de promoção turística DMO