Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-28"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Médio Oriente em tempos de COVID-19Publication . Pinéu, Daniel; Daniele, Giulia; Pires, Nuno Lemos
- Vantagens económico-financeiras das medidas de sustentabilidade em empreendimentos hoteleiros:um estudo de caso com foco na águaPublication . Azenha, Tiago Alexandre Salgueiro; Almeida, Maria do Céu de Sousa Teixeira de; Afonso, Victor Manuel AlvesA sustentabilidade ambiental é um tema que está em destaque na atualidade. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis e, se as medidas para os colmatar não forem aplicadas de imediato, estes podem se tornar irreversíveis. Cada indivíduo tem, assim, uma obrigação intrínseca para com a sustentabilidade do planeta. Para além disso, esta responsabilidade é também atribuída às empresas, principalmente aquelas em que os efeitos das suas atividades comerciais se repercutam na qualidade e na sustentabilidade do ambiente ao seu redor. É, portanto, perante esta responsabilidade individual que o tema da presente dissertação se desenvolve. O setor hoteleiro é dos principais consumidores de recursos naturais no desenvolver da sua atividade. Assim, torna-se relevante identificar quais os principais focos de melhoria, analisá-los e apresentar as melhores soluções. Uma vez que se trata de uma atividade económica, deve-se, juntamente, apresentar as vantagens para o setor em aplicar as respetivas medidas de sustentabilidade. Dado tratar-se de um tema bastante abrangente, decidiu-se que na presente dissertação ia apenas ser analisado a sustentabilidade da água. Na presente dissertação é realizada um estudo de benchmarking entre o Hotel A e um caso de estudo com oito hotéis realizado por Almeida et al., (2016). O propósito da dissertação é analisar a performance económico-financeira do Hotel A num universo de nove hotéis, sendo que ainda é avaliada a componente sustentável e organizacional do mesmo. Com os resultados obtidos, procurou-se construir uma estratégia que permitisse aumentar a competitividade do Hotel A por meio de um investimento em medidas de sustentabilidade da água, apresentando a previsão dos resultados de três cenários económico-financeiros possíveis resultantes da aplicação dessas medidas.
- Análise da satisfação dos beneficiários dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Lopes, Mateus Fernandes; Venes, Nuno; Borges, ElisaOs Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública são uma instituição de utilidade pública com personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, criados para apoio social ao pessoal da Polícia de Segurança Pública. A pertença como beneficiário é obrigatória para todos os trabalhadores da Polícia de Segurança Pública, enquanto se encontrem ativos profissionalmente, e implica o pagamento de uma quota mensal que possibilita acesso a uma panóplia de serviços. Apesar da obrigatoriedade que existe à condição de beneficiário, torna-se importante conhecer o grau de satisfação com os serviços prestados, de forma a poderem ser melhorados. Foram analisados os serviços prestados por duas instituições com missões semelhantes: os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana e o programa de Ação Social do Cuerpo Nacional de Policía. De forma a avaliar o nível de satisfação, foi realizado um estudo quantitativo, através da aplicação de um questionário a uma amostra representativa dos beneficiários dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública. Assim, obtiveram-se as seguintes conclusões: os beneficiários estão insatisfeitos com a maior parte dos serviços; existe uma elevada taxa de desconhecimento dos serviços; caso não fosse legalmente imposta a condição de beneficiário, a maior parte deixaria de o ser; os beneficiários manifestam interesse pela criação de novos serviços e/ou subsídios relacionados com a educação pré-escolar. Conclui-se, tal como inicialmente suspeitado, que existe insatisfação por parte dos beneficiários com os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública.
- A PSP em missões da ONU: contributo para um modelo referencial de avaliação dos impactosPublication . Martins, Diana Salomé da Silva; Elias, Luís Manuel André; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaA participação da Polícia de Segurança Pública (PSP) em operações de apoio à paz da Organização das Nações Unidas (ONU), constitui uma das principais projeções securitárias nacionais num dos maiores palcos de atuação das forças de segurança fora do território nacional. Desde 1992 que a PSP participa nestes contextos através do destacamento dos seus recursos humanos para a componente policial da ONU. Foram 28 anos de experiência e presença em contextos complexos suscetíveis de impactar positiva ou negativamente os polícias integrados. Assim, a identificação destes impactos revela-se importante, pois constitui um contributo para a implementação de um modelo de avaliação pós-missão na PSP que seja, de um modo geral, capaz de contribuir para um processo metódico e permanente de aprendizagem institucional nesta área. Para atingir estes objetivos, realizou-se um estudo exploratório, de índole qualitativa, através da técnica de entrevistas, aplicada a nove polícias que participaram em OAP, das quais se realizou uma análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos, permitiram concluir que foram sentidos impactos ao nível pessoal, familiar e profissional, positivos e negativos, e ainda perceber que a implementação de um modelo de avaliação pós-missão poderá ser importante a três níveis: ao nível médico/psicológico, ao nível da formação de futuros polícias que participem em OAP e ainda ao nível da valorização profissional. Assim, com base nos resultados, no presente trabalho propõe-se alguns pontos-chave que um modelo de avaliação pós-missão deve seguir.
- O Burnout na Polícia de Segurança Pública: causas e engagementPublication . Branco, Joana Catarina Costa; Machado, Artur RochaCom o reconhecimento do burnout como um fenómeno ocupacional e com a crescente preocupação com a saúde mental no local de trabalho, é fundamental que, numa organização como a Polícia de Segurança Pública (PSP), em que o bem-estar dos trabalhadores interfere diretamente com a segurança dos cidadãos no geral, se abordem temáticas relacionadas com os recursos humanos, procurando melhorar as condições no local de trabalho e diminuir a tendência para o aparecimento de patologias. Para além da revisão da literatura foram realizadas 5 entrevistas a informadores chave, para aprofundar esta componente teórica. De forma a perceber qual o nível de saúde mental dos polícias e que tipo de fatores estão na sua origem, foi realizado um estudo quantitativo, em que se aplicou um questionário para aferir os níveis de burnout (através do questionário OLBI) e engagement (com o questionário UWES), numa amostra de 465 polícias a exercer funções no COMETLIS, bem como a sua relação com determinadas variáveis sociodemográficas. Verificou-se que quanto mais burnout, nas dimensões de exaustão e distanciamento, menos o engagement e as suas dimensões. No que diz respeito às variáveis sociodemográficas, as variáveis sexo, função operacional e distância aproximada da colocação atual à residência de origem não revelaram diferenças estatisticamente significativas. Nas variáveis estado civil e carreira provou-se que são os polícias que não mantenham uma relação afetivo-amorosa e os agentes os mais afetados pela exaustão e pelo distanciamento e apresentam níveis menores de engagement e das suas dimensões.
- Qualitative serology in patients recovered from SARS CoV 2 infectionPublication . Bettencourt, P; Fernandes, C; Gil, A; Almeida, A; Alveolos, M