Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Segurança Alimentar na Padaria AbrantesPublication . Rodrigues, Melania Correia; Noronha, Joao Freire deTodas as organizações intervenientes na cadeia alimentar tem a responsabilidade de colocar no mercado produtos alimentares seguros, isto é, em condições de higiene e segurança garantidas.O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, integrado no mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, realizado na empresa Padaria Abrantes em Tábua, durante o período de 6 meses. A realização deste trabalho teve como objetivos principais, o levantamento das condições existentes na padaria, e proposta de alterações tendo em vista a melhoria da segurança alimentar. Posteriormente foi revisto o sistema de HACCP aplicada a produtos de padaria. Foi possível identificar de uma forma geral os perigos associados às matérias-primas, etapas de processamento e ao produto final, demonstrado assim que todos os intervenientes da cadeia alimentar tem que assegurar a segurança do produto na etapa que intervêm. Conclui-se que é possível obter produto seguro quando existe a colaboração de todos os intervenientes e os cumprimentos das boas práticas de fabrico por parte dos mesmos. No entanto, recomenda-se o cumprimento na íntegra de todos os requisitos no sentido de evitar o fabrico de produtos inseguros.
- A geolocalização na PSP: a atualidade e potencialidades futurasPublication . Passos, Miguel Ângelo Valente de; Santo, Paula Espírito; Moita, PedroAs tecnologias têm, desde a década de 50 do século passado, tomado um papel cada vez mais preponderante no suporte a toda a atividade desenvolvida pelo Ser Humano. Veja-se o exemplo da pandemia COVID-19 (decretada em 20 de março de 2020 através do Decreto n.º 2-A/2020) que obrigou ao encerramento de diversas instituições e empresas, nomeadamente escolas e grandes superfícies comerciais. Só graças à exploração das tecnologias disponíveis é que os alunos têm acesso aos conteúdos escolares e as empresas têm a possibilidade de laborar em regime de teletrabalho. As Polícias enquanto instituições fundamentais para a manutenção do Estado de Direito Democrático encontram-se em constante atualização tecnológica, por forma a procurarem desenvolver métodos de potenciar a sua atividade através dessas mesmas tecnologias atualmente disponíveis. Uma dessas ferramentas é a georreferenciação dos recursos policiais, mas também das mais diversas ocorrências. Verificámos que são escassos os estudos que analisam a aplicação da ferramenta da geolocalização por Polícias. Por haver uma lacuna de estudos nesta área, optámos por fazer uma análise sobre a utilização da georreferenciação pela PSP em 2020. Inicialmente fizemos uma súmula teórica referente ao funcionamento desta tecnologia e posteriormente apresentamos as conclusões de alguns estudos alusivos à utilização da georreferenciação pelas Polícias. Em termos metodológicos, as técnicas utilizadas foram as entrevistas a polícias que devido à sua função atual têm conhecimento empírico da utilização desta ferramenta na PSP. Consideramos também serem as pessoas indicadas para nos assinalarem as vantagens, mas também possíveis desvantagens e/ou sugestões de melhorias da exploração desta ferramenta. Como forma de sistematizar e comparar a informação mais pertinente dessas entrevistas utilizamos, por fim, a técnica de análise de conteúdo que nos permitiu inferir e contribuir para a resposta aos objetivos de investigação. Do presente estudo pudemos concluir que atualmente se verifica uma falta de investimento económico e académico nesta área, mas também a necessidade de interligação entre a ferramenta de georreferenciação e o SEI.
- Revista de Psicologia, Educação e Cultura. Maio de 2020Publication . Vários, Vários
- A influência do desenho urbano na criminalidade: contributos para a prevenção e combate do crime no Bairro Catambor, Luanda - AngolaPublication . Henriques, Fábio Roberto João; Fernandes, José Joaquim AntunesA presente dissertação teve como objetivo estudar o desenho urbano do bairro Catambor e a sua influência na criminalidade, afim de contribuir com medidas de prevenção e combate do crime. Para tal, foi formulada a seguinte questão de investigação: Será que o desenho urbano do bairro Catambor influencia a criminalidade? Para a recolha dos dados foi utilizada a entrevista como instrumento e a sua análise assentou no método de abordagem qualitativa para tratar os dados recolhidos e posterior análise de conteúdo. A análise efetuada ao desenho urbano do bairro Catambor permitiu constatar que o modo como o bairro foi construído, maioritariamente por becos e escassez de iluminação pública, tem contribuído para que este seja uma das principais fontes de criminalidade e insegurança naquele bairro sito na capital de Luanda. Para contrapor esta realidade foi proposto um conjunto de estratégias que irão permitir melhorar a imagem urbana e colocar a criminalidade em níveis mais baixos e aceitáveis. Como medidas, foram sugeridas a requalificação do bairro e caso não seja exequível num curto espaço de tempo, procede-se a criação de um programa de iluminação das ruas com a participação dos moradores e à instalação de um posto policial avançado para mitigar a criminalidade e inibir a prática de crimes sobretudo à noite.
- Evidence of Intraday Multifractality in European Stock Markets during the Recent Coronavirus (COVID-19) OutbreakPublication . Aslam, Faheem; Mohti, Wahbeeah; Ferreira, Paulo