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- Impacto do trabalho por turnos nos auxiliares de ação direta e educativa das IPSSPublication . Rito, João Carlos Martins; Simões, Hélder; Pereira, Joaquim; Figueiredo, João; Cotrim, Teresa PatroneO trabalho por turnos pode influenciar a saúde e o bem-estar dos indivíduos devido a alterações dos ritmos biológicos, causando perturbações a nível psicológico e físico, prejudicando a relação familiar, social e a capacidade para o trabalho. No entanto, o trabalho por turnos dos profissionais auxiliares de ação direta/educativa de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), é essencial para que exista a continuidade na prestação dos melhores cuidados de higiene e saúde aos utentes dessas instituições durante todo dia. Este estudo tem como objetivos principais avaliar a qualidade de vida e a capacidade para o trabalho destes profissionais. A amostra foi composta por 29 profissionais de duas IPSS da região da Bairrada. Os inquiridos foram sujeitos a uma monitorização da função cardíaca de PA - Pressão Arterial durante 24h e responderam a um questionário onde se avaliaram o seu Índice de Capacidade de Trabalho (ICT) e o Índice de Qualidade de Vida (IQV). Os resultados foram analisados através de testes de cariz descritivo e testes de inferência. Os 29 indivíduos avaliados eram 90% mulheres e 10% homens, com idade de 45,1 (±5,63) e tempo médio na função de 7,1 (±3,18) anos. O exame físico revelou uma média da Pressão Arterial Sistólica 24 horas de 119,3 (±11,8) mmHg e Pressão Arterial Diastólica 24 horas de 72,6(±7,3) mmHg. A média do Índice de Massa Corporal IMC (kg/m2) foi 25,6 (±3,5), sendo que 24,1% dos participantes apresentaram excesso de peso e 13,7% obesidade grau I. Dessa análise, observamos que a PA média de 24 horas está dentro dos parâmetros de normalidade, no entanto, observou-se que os indivíduos com excesso de peso têm uma tendência ao aumento desta comparados com os indivíduos de peso normal e obesos. Apesar da classe trabalhadora apresentar boa capacidade para o trabalho (69% condição “Boa” e “Excelente”), não apresenta grande otimismo em relação ao futuro. A partir da análise, pode-se concluir que os trabalhadores se ajustam às constantes mudanças de horários estabelecidos pelas suas instituições e são capazes de realizar o seu trabalho, no entanto, os indivíduos com 6 ou mais anos de trabalho no atual regime de turnos já sentem alguns sintomas de desgaste físico e psicológico acelerando assim o seu envelhecimento. Alguns parâmetros da pressão arterial demostram que o trabalho por turnos é potenciador de risco cardiovascular.
- Qualidade do ar interior em laboratórios de aulasPublication . Carvalho, João Maria Montezuma de; Ferreira, Ana Maria da Conceição, 1974-; Loureiro, António José Pereira, 1989-; Figueiredo, João Paulo de, 1974-Os laboratórios de ensino são espaços com características específicas, onde são manuseados equipamentos, produtos químicos, agentes biológicos e produtos radioativos que comportam risco para a saúde. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a exposição ocupacional dos trabalhadores e estudantes que utilizam os laboratórios de um estabelecimento de ensino superior aos poluentes do ar interior e verificar qual a prevalência de sintomas/doenças nestas pessoas. A amostragem foi não probabilística quanto ao tipo e por conveniência quanto à técnica. A amostra foi constituída por 4 laboratórios pertencentes a um estabelecimento de ensino superior. Foram administrados inquéritos aos trabalhadores docentes, não docentes e estudantes, e avaliada a qualidade do ar, bem como os níveis de temperatura e humidade relativa. Os dados foram tratados através do software estatístico IBM SPSS versão 26.0. A interpretação dos testes estatísticos foi realizada com base no nível de significância de p<0,05, com intervalo de confiança de 95%. Os resultados deste estudo evidenciam a concentração de poluentes atmosféricos, designadamente, COV, CH2O e material particulado (PM2.5 e PM10), acima do limiar de proteção. Os sintomas/doenças com maior prevalência foram dores de cabeça, alergias, crise de espirros, irritações das mucosas, secura dos olhos e pele. Verificámos que 39,4% dos ocupantes dos laboratórios que percecionaram sintomas associados à Síndrome do Edifício Doente, deixaram de os manifestar quando se deslocavam para o exterior. Com os resultados obtidos neste estudo, conclui-se que é necessário adotar medidas para melhorar a qualidade do ar interior em laboratórios de ensino. A qualidade do ar interior dos laboratórios deve ser avaliada periodicamente para garantir que trabalhadores e estudantes não estão expostos a condições de risco para a sua saúde. É importante intervir, realizando ações que tenham como finalidade preservar e melhorar a qualidade do ar, de modo a evitar que os poluentes atmosféricos atinjam concentrações que possam colocar em risco a saúde dos trabalhadores e estudantes.
- Critérios de seleção e adequabilidade dos equipamentos de proteção Individual na construção civil em microempresas no Distrito de ViseuPublication . Monteiro, Márcia Alexandra de Jesus; Pinto, Marta Jorge de Vasconcelos; Carrana, Pedro Miguel Dinis Fernandes GomesA construção civil, apesar da sua diversidade, é genericamente considerada uma atividade de mão-de-obra intensiva, com baixos níveis de qualificação e baixos salários, sendo este sector em Portugal de primordial importância para o Emprego e para a Economia do país. A necessidade de locais de trabalho seguros leva à imposição de medidas preventivas e corretivas, sendo os equipamentos de proteção individual (EPI) uma das medidas de controlo de riscos mais adotada pelas empresas. Poucos percebem a complexidade envolvida na escolha do EPI, originando problemas de aceitação por parte dos trabalhadores e gastos desnecessários às empresas. A qualidade e as questões ergonómicas desses equipamentos também são fundamentais para o bom desempenho das funções dos trabalhadores, além das instruções para o seu uso corretamente. O presente estudo pretende avaliar os critérios na seleção e adequabilidade do EPI em trabalhadores da Construção Civil em Microempresas no distrito de Viseu. Com base nos conhecimentos gerais aplicáveis à seleção do EPI foi elaborado um questionário para recolha de informação e avaliação dos critérios que conduzem à seleção dos EPI, tais como as motivações que levam o empregador a adquirir o EPI, quais os critérios considerados importantes nessa seleção, se existe consulta aos trabalhadores, entre outros. Os resultados obtidos permitiram verificar a existência de falhas no processo de selecção e aquisição dos EPI, na forma como são facultados aos trabalhadores e respetivo processo de consulta. Exposto isto, verifica-se a necessidade na divulgação de informação e formação referente à correta selecção e aquisição de EPI, bem como um maior investimento na investigação e divulgação de informação sobre esta temática, relacionando-a com o número de acidentes de trabalho e as consequências para os trabalhadores.
- O Impacto dos fatores de risco e de proteção no consumo da substância álcool em jovens acolhidosPublication . Ramalho Correia, José Manuel; Tomé, Gina
- O Impacto do Employer Branding no Engagement dos ColaboradoresPublication . Paredes, Cláudia Lourenço; Andrade, LuísO objetivo deste estudo é perceber o impacto das estratégias de Employer Branding no Engagement dos colaboradores das organizações. A metodologia adoptada é a realização de um estudo quantitativo através da aplicação de um questionário online. A amostra é composta por 118 participantes que se encontram no ativo em diversas organizações. Para medir as variáveis em estudo utilizaram-se dois instrumentos: a escala de Engagement no trabalho, construída por Schaufeli, Bakker & Salanova (2006), UWES – Utrecht Work Engagement Scale, que foi adaptada para a língua portuguesa por Chambel, Castanheira & Sobral (2014) e a escala de Employer Attractiveness, aplicada e testada por Berthon, Ewing e Hah (2005) – Employer Attractiveness (EmpAT). Os resultados obtidos demonstram que existe impacto positivo entre o valor interesse e o Engagement.
- How does job crafting increase engagement and reduce turnover intention in university studentsPublication . Marouco, Alexandra Almeida; Andrade, LuísThe present investigation is focused in the human resources field, dedicated in studying and understanding how Job Crafting increases Engagement and reduces Turnover Rates in university students. This study has three variables, those being: Engagement, Job Crafting and Turnover Rate. For the purpose of this investigation, the target audience is all university students, their ages varying significantly, nevertheless focusing more on those who’s ages range from 17 to 27. The researcher seeks to understand what can be done to achieve the best results when it comes to students being enrolled in tertiary education, as such we use the variables stated above to study how these can have a positive effect on individuals and reduce turnover rates. It was acknowledged with this study that was realized that out of the three types of Job Crafting both Task Performance and Cognitive Job Crafting dimension have a significant and positive impact on Perceived Performance meaning that both these dimensions have a compelling effect on students Engagement. In reference to Job Crafting none of the predictor variables of Job Crafting have a significant impact on the Turnover Rate, which in this study is perceived as intention of staying. However, on the other side results proved that Student Engagement has a positive and significant effect on Turnover rate (intention of staying) the more a student is engaged in his work, environment and community the more willing he will be to stay.
- Efeito moderador do Home Office na relação entre a Flexibilidade Psicológica e o DesempenhoPublication . Codêsso, Maria Manuela Silva Vieira; Andrade, LuísSeja pela globalização, TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), exigência de redes flexíveis e remotas, seja pelos benefícios reconhecidos, o Home Office é uma inevitabilidade desafiante para a Gestão de Recursos Humanos. O objetivo da presente investigação é perceber se existe efeito de moderação deste tipo trabalho na relação entre a Flexibilidade Psicológica e o Desempenho. Pretende-se ainda analisar a relação entre estas mesmas variáveis. O estudo é quantitativo e transversal, realizado através de um questionário online a uma amostra não probabilística. Esta contou com um total de 65 participantes, utilizadores de redes sociais com idades compreendidas entre os 23 e os 65 anos. Foram utilizadas as escalas Cross-cultural adaptation of the Individual Work Performance Questionnaire 18 itens de (Koopmans L. , et al., 2016) e escala de 7 itens para Flexibilidade Psicológica no trabalho de (Novaes, Ferreira, & Valentini, 2015). Da análise do efeito principal, os resultados mostram um impacto positivo e significativo da Flexibilidade Psicológica em duas das três dimensões do Desempenho, Tarefa e Contexto. O impacto ao nível dos Comportamentos Contraprodutivos no Trabalho é negativo mas não se revelou significativo. Já na análise da moderação demonstra-se a inexistência de efeito de moderação do tipo de trabalho – Home Office, na relação entre as variáveis. Nas variáveis Socio demográficas o género masculino revela diferenças significativas, revelando este maior Flexibilidade Psicológica comparativamente com o feminino. Implicações e limitações serão discutidas.
- Resolução de problemas: comunicação e narrativasPublication . Pinto Daehnhardt, Adriana; Rosa, Celeste
- A síndrome de Burnout em cuidadores de casas de acolhimento de crianças e jovens em riscoPublication . Carvalho Chora Bento Farinha, Beatriz; Picado, Luis
- Gestão e Avaliação da Performance: plano de formação como ferramenta para a gestão do conhecimento, estudo de caso em uma OSCIP brasileira.Publication . Rodrigues de Paiva, Cristiane; Bueno Fartes, Vera Lúcia; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaPartindo do pressuposto que um novo empregado precisa de formação e acompanhamento busca-se mostrar a importância do plano de formação para que os novos empregados desenvolvam as competências essenciais para o desenvolvimento das suas atividades profissionais dentro da empresa. Nesse desenvolvimento o líder tem um papel fundamental, já que ele é responsável pela orientação do novo empregado e no acompanhamento do plano de formação, sendo um dos principais responsáveis para o sucesso do desenvolvimento dos funcionários. Autores como Ruas (2001), Fleury e Fleury (2000), Durand (1998) apud Brandão, Guimarães (2002) formularam as teorias que deram base ao desenvolvimento deste estudo. E em virtude de todo contexto a empresa estudada na dissertação tem várias premiações nacionais sendo reconhecida pela Revista Você S/A entre as Melhores Empresas para se Trabalhar em 2019, Great Place to Work – GPTW 2019, Melhores ONGs 2019, entre outras premiações em anos anteriores. Essas conquistas da empresa são reflexos da percepção dos empregados. Para este estudo, foram pesquisados os funcionários contratados nos últimos 12 meses. Ao final da investigação, eles reconheceram a importância da formação profissional na organização com o acompanhamento do seu gestor direto para o desenvolvimento profissional dos empregados e, consequentemente, demonstraram estar aptos a contribuir para a melhoria do desempenho organizacional e o fortalecimento da cultura da formação como uma ferramenta que contribui diretamente para o sucesso profissional de cada empregado.