Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-10"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Heart and brain responses to real versus simulated chess games in trained chess players: a quantitative EEG and HRV studyPublication . Fuentes-García, Juan Pedro; Pereira, Telmo; Castro, Maria António; Carvalho Santos, António; Villafaina, SantosThe aim of the present study was to investigate how the heart and the brain react to playing chess with a computer versus in a real context in chess players. We also aim to investigate if familiarization with simulated practice leads to changes in heart rate variability (HRV) and the electroencephalographic (EEG) power spectrum. We designed a cross-sectional study, enrolling 27 chess players. They were randomly assigned to 3 minutes plus 2-second chess games: one with a computer (simulated scenario), and another in a real context. Additionally, participants were divided into two groups according to their level of familiarization of playing chess in a computer context. While they were playing, HRV and EEG were continuously recorded. Differences in HRV and EEG theta power spectrum between playing chess in a real or a simulated scenario were not found in chess players (p-value > 0.05). When participants were divided into groups (familiarized and unfamiliarized with simulated chess practice), significant differences were observed in HRV and EEG (p-value < 0.05). The EEG theta power spectrum was significantly lower, and HRV was higher in unfamiliarized players during the simulated scenario, which could indicate that they were less focused in a simulated environment than in a real context. Therefore, familiarization with simulated environments should be taken into account during the training process to achieve the best performance.
- Investimento de Jovens Agricultores em Agricultura BiológicaPublication . Gonçalves, João António Gregório e; Dinis, Maria Isabel RibeiroCom o intuito de reverter um sector agrícola envelhecido, a Politica Agrícola Comum (PAC) adotou medidas que visam a diminuição de assimetrias regionais, bem como, o desenvolvimento das zonas rurais dos seus Estados Membros. O objetivo desta dissertação de Mestrado é estudar uma dessas medidas, o apoio aos Jovens Agricultores em Portugal e o seu enquadramento em correlação com a produção em Agricultura Biológica (AB) entre as gerações mais novas de agricultores. Iniciativas como o apoio ao investimento de Jovens Agricultores possibilitam a introdução de práticas agrícolas mais inovadoras e contribuem para uma atratividade agrícola mais consentânea com o estilo de vida rural para as gerações mais jovens. Deste modo, tem-se como objetivo neste trabalho estudar as medidas de apoio à instalação de jovens agricultores, as expectativas e dificuldades que os mesmos poderão encontrar durante todo o processo, desde a apresentação de uma candidatura até à fase de implementação do projeto. Analisadas as entrevistas concluímos que a instalação de JA é um processo moroso, que exige conhecimentos a vários níveis, nomeadamente agrícolas, logísticos, financeiros e de mercado. Pelo que, dadas estas exigências, os candidatos sentiram significativas dificuldades, tendo, por isso, tido necessidade de recorrer a empresas especializadas. Palavras-chave: Política Agrícola Comum (PAC), Jovens Agricultores (JA), Agricultura Biológica (AB)
- Cuidar de quem cuidaPublication . Santana, Andreia; Dias, Jorge HumbertoO tema do presente trabalho relaciona-se com o papel do cuidador, quer em relação à pessoa dependente, quer como a legislação o reconhece. Neste sentido, mais do que uma mera enumeração dos tipos de cuidador e a importância do seu papel, visa-se a perceção da importância do papel do cuidador informal, para a pessoa dependente como para a sociedade. Tendo em conta a finalidade referida, analisam-se os perigos associados ao processo de cuidar, os aspetos positivos de cuidar e o reconhecimento legal do cuidador informal, com as devidas críticas e conceções defendidas pela literatura. A questão da Ética e da Deontologia na área da Gerontologia, deve ser referida de forma persistente na criação de um Código Deontológico que regule as práticas profissionais e responda aos dilemas no exercício profissional do Gerontólogo Social. Conclui-se que, apesar da notória preocupação estadual em relação ao cuidador informal, esta fica um pouco aquém do esperado para proteger verdadeiramente este cidadão que dispôs de si em relação a outro.
- Prisão em flagrante: peculiaridades no exercício da atividade da Polícia Judiciária.Publication . Valadão, Rodrigo Ribeiro; Freitas, Leonardo BuissaO presente trabalho tem o objetivo de tratar acerca da prisão em flagrante, especificamente no ordenamento jurídico brasileiro, assim, tomará como base a análise doutrinária, legal e jurisprudencial pertinentes à temática, bem como, buscará fazer um confronto entre aqueles e as peculiaridades desse instituto jurídico ante o exercício da polícia judiciária na abordagem de caso prático. Essa pesquisa terá como substrato a revisão bibliográfica junto às doutrinas mais contundentes acerca do seu objeto de estudo, bem como utilizará abordagens jurisprudenciais, legais e prática, pois, através do método dedutivo, intentará concluir se há a necessidade de reformar a codificação brasileira. Para tanto este trabalho perpassou por três momentos principais, sendo assim, o primeiro capítulo deste abordará a evolução histórica e social da existência da prisão em flagrante ao longo do tempo, até desaguar em seu ponto primordial que será este instituto frente o ordenamento jurídico brasileiro e, principalmente, sua relação com as Cartas Constitucionais; em arremate haverá uma explanação acerca do modo e estruturação da segurança pública no Brasil. Em sequência, o segundo capítulo investigará cada um dos dispositivos concernentes à prisão em flagrante, tanto no momento de incidência, quanto no tocante ao seu procedimento e materialização frente a atuação das delegacias do Distrito Federal. Após, no terceiro capítulo far-se-á uma observância e compreensão do preceito fundamental do princípio da proporcionalidade no processo penal, momento frente o qual se investigará a visão dos Tribunais Superiores ante a sua aplicabilidade. Nesse espeque, ao final se poderá formalizar e concluir a seguinte pesquisa frente o intuito de compreender se o instituto da prisão em flagrante está legalmente aparelhado para atender às determinações criminais ou se ele precisará sofrer reformas.
- Physiotherapy after 12 week arthroscopic rotator cuff repair: use of EMG biofeedbackPublication . Figueira, Carolina Gonçalves; Esteves, José; Gamboa, Hugo
- Satisfação profissional dos fisioterapeutas inseridos no mercado de trabalho nacional: aplicação de um questionário de satisfação profissionalPublication . Martins, Patrícia Luísa Cambier; Souza Guerra, Isabel
- PLANO PRÉVIO DE INTERVENÇÃO PARA O RISCO DE INCÊNDIO URBANO: ZONA ANTIGA DA CIDADE DE PORTIMÃO E FREGUESIA DE ALVOR (PPI-ZACP E PPI-ZAFA)Publication . Marques, Fábio; Oliveira, RuiO contributo deste trabalho começa pela caraterização da zona antiga da cidade de Portimão (ZACP) e freguesia de Alvor (ZAFA) e consequente do risco de incêndio urbano. Os problemas existentes na ZACP e ZAFA são, maioritariamente semelhantes aos problemas identificados nas restantes cidades de Portugal, assim, foi desenvolvida uma metodologia de cálculo de risco de incêndio urbano, baseado na metodologia ARICA simplificada, aplicada ao conjunto de edificado da zona antiga da cidade de Portimão e freguesia de Alvor, que aqui será apresentada e discutida. Uma vez caracterizada a área de estudo, teve início o trabalho de campo, onde foram investigados e caraterizados os edifícios da área em estudo. Foi efetuado o levantamento do registo documental existente, investigados quais os principais materiais usados na sua construção, o estado de conservação do edificado, as condições para uma intervenção em caso de incêndio e registo histórico da ocorrência de incêndios nestas áreas. Com os dados obtidos, foram escolhidas duas ruas das zonas de estudo e aplicado o método de análise de risco de incêndio mais adequado para esta zona, garantindo desta forma, o resultado mais credível com as condições do edificado apresentado. Após a escolha do método, foram criadas folhas de cálculo Excel para o tratamento dos dados. Foram estudados 26 edifícios, obtendo-se algum risco de incêndio em 19 edifícios, apenas sete edifícios cumprem com o regulamento de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE), uma vez que foram intervencionados recentemente. Não existem quaisquer edifícios com risco elevado de incêndio, contundo, a grande maioria necessita de melhorias. Face aos resultados obtidos, foi sugerido e apresentada uma base para o Plano Prévio de Intervenção para o Risco de Incêndio Urbano (PPI-ZACP e PPI-ZAFA), por forma a melhorar a eficácia dos meios de socorro na preservação da vida humana, do ambiente e do património.
