Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Sistema Informático para Gestão de Operações de Proteçãp Civil - Aplicações móveis de apoio à gestãoPublication . Saramagaio, Cláudio; Oliveira, Ana PaulaNos últimos anos tem-se assistido a inúmeros incêndios rurais com dimensões cada vez maiores. Devido às alterações climáticas, é também cada vez mais frequente a ocorrência de eventos meteorológicos extremos, com dimensões nunca antes vistas, em território nacional. Em resposta a essas situações, observam-se Teatros de Operações (TO) cada vez maiores, tanto pelo número de operacionais que mobilizam como pelos diferentes Agentes de Proteção Civil envolvidos. Ademais, o sistema de Proteção Civil tem revelado algumas fragilidades nas tecnologias de comunicação envolvidas na resposta a grandes ocorrências. De forma a colmatar esta necessidade, este trabalho propõe a criação de uma aplicação móvel para apoio na resposta a operações de Proteção Civil. Para validar a viabilidade da proposta é realizado um inquérito online dirigido a bombeiros no ativo, e posterior análise do mesmo, de forma a compreender as necessidades por parte dos operacionais. O trabalho inclui também o desenvolvimento de um protótipo da aplicação que conta com algumas funcionalidades de recolha e envio de informação relativa às ocorrências. Este é posteriormente testado por bombeiros. Após o teste, os bombeiros são chamados a responder a um questionário de avaliação de usabilidade e aplicabilidade a situações reais. A avaliação do protótipo, em relação à satisfação dos utilizadores com a sua usabilidade e potencialidade, é positiva. Comparativamente a outras soluções tecnológicas oriundas de diferentes instituições, as quais se dirigem exclusivamente ao comando, o protótipo é dirigido também à manobra, ou seja, aos operacionais no TO. Permite ainda a poupança de tempo e a redução da carga de trabalho para os operadores do CDOS, caso se verifique algum tipo de integração com os sistemas já existentes. Urge, pois, o desenvolvimento de uma solução global que possa dar resposta uniforme a todo o país e que integre com os sistemas já existentes pertencentes à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
- Determinantes da sintomatologia obsessivo-compulsiva:Publication . Monteiro, Mafalda; Silva, MarleneOs sintomas obsessivo-compulsivos são frequentes na população geral. Diferentes estilos de vinculação estão associados a um aumento do risco da maioria das perturbações mentais incluindo a Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC). São desconhecidos quais os mecanismos subjacentes à associação entre a vinculação e a POC. Assim, a investigação apresentada, tem como principal objetivo perceber a relação entre os diversos tipos de vinculação e a sintomatologia obsessivo-compulsiva, mediado pela alexitimia e a autoeficácia. A amostra é constituída por 1365 participantes, maiores de 18 anos e de ambos os sexos. Para avaliação das variáveis utilizaram-se as seguintes escalas: Um questionário sociodemográfico, a escala Yale-Brown Obsessive-Compulsive Scale (Y-BOCS); a escala de Vinculação do Adulto (EVA); a escala de autoeficácia adaptada por Pais-Ribeiro (1995); e a escala de Alexitimia de Toronto, de 20 itens (TAS-20). De acordo com os resultados obtidos, verificaram-se associações significativas entre vinculação, autoeficácia e alexitimia, refletindo-se diretamente numa sintomatologia obsessivocompulsiva. Verificou-se também uma relação direta entre a alexitimia e a sintomatologia obsessiva compulsiva, bem como uma relação inversa entre a alexitimia e a dimensão conforto com a proximidade. E por fim a existência de uma relação direta, estaticamente significativa entre a dimensão conforto com a proximidade e a autoeficácia. O conhecimento sobre os tipos de vinculação, os domínios da alexitimia e autoeficácia e a forma como estes afetam a POC pode informar a prática clínica, sugerindo a necessidade da introdução de intervenções psicoterapêuticas visando especificamente esses mesmos domínios.
- Turismo Criativo: uma nova visão do Turismo, uma nova geração de experiências e emoçõesPublication . Ferreira Almeida, Josara Simone; Dias, ÁlvaroTendo como premissa as razões e motivos de escolha de um destino turístico e os novos paradigmas do sector, esta dissertação de mestrado investiga as práticas que estão sendo adotadas pelas organizações do sector sobre o Turismo Criativo. Partindo da realidade em Portugal e passando pela conceitualização da Criatividade e Inovação esta investigação visou conhecer e compreender os fundamentos do Turismo Criativo, identificar as preferências e caracterizar eventos e também, sensibilizar os responsáveis do sector para esta para dinâmica e sua importância como meio de atratividade e criação de valor. Na elaboração do presente trabalho privilegiaram-se as linhas de pensamento que privilegiam a informação, o conhecimento e a inovação como recursos estratégicos, e promotores de novos comportamentos dos consumidores turistas. O levantamento de dados foi realizado através de questionário estruturado, construído para o efeito na plataforma Google Forms, enviado por e-mail e disponibilizado o link nas redes sociais. Os resultados obtidos e validados (n=60) foram alvo de tratamento de estatística com recurso ao software Excel.
- Produção de Chocolate em Cabinda como instrumento de desenvolvimento económicoPublication . Bondo, Joelma Cristina de Jesus; Dias, ÁlvaroA escolha do presente tema reside essencialmente em dois aspetos: por um lado, o interesse pessoal na temática do investimento empresarial e do marketing como ferramenta de suporte de criação de valor, e, por outro, desenvolver um estudo com possibilidade de aplicação prática. Assim, o mote para a criação de uma Unidade Industrial de Produção de Chocolate na Província de Cabinda, surge na sequência do Novo Plano de Desenvolvimento Económico, o qual aposta na plantação de cinco hectares de Cacaueiros e na dotação de infraestruturas terrestres e portuárias capazes de promover a competitividade das empresas a instalar. Perante esta oportunidade, considerou-se pertinente desenvolver uma Unidade Industrial de Produção de Chocolate, o que obrigou a conhecer a situação atual no que concerne à produção de grãos de cacau e mercado de chocolate. O presente estudo visou, por um lado, o conhecimento do mercado de produção de cacau e por outro, o desenvolvimento de linhas de orientação que alicerçassem um plano de construção de uma Unidade Industrial em Cabinda, sua estratégia de desenvolvimento e plano de Marketing. Para um maior aprofundamento do estudo recorreu-se ao inquérito por questionário, tendo sido validados 72 respostas e as mesmas trabalhadas em contexto de estatística descritiva.