Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-21"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Chronic pancreatitis in children: treat like an adult?Publication . Pereira, MP; Santos, F; Neto, AS; Canena, JA 15-year-old boy with a medical background of obesity, familial hyperlipidemia and acute recurrent pancreatitis, presented to emergency department reporting a 3-day course of periumbilical abdominal pain and nausea. Pain was noticed on epigastric palpation. Laboratory evaluation revealed leucocytosis, neutrophilia and pancreatic enzymes elevation more than three times the upper limit of normal. An acute recurrence of pancreatitis was diagnosed, was admitted to the hospital, being discharged after 5 days. Four days after, he was readmitted because of symptoms recurrence. Elevation of transaminases, gamma-glutamyltransferase (GGT) and direct bilirubin were noticed. Pancreatic enzymes still elevated but lower than in the previous episode. An endoscopic ultrasound revealed a Wirsung with a cephalic stricture and diffuse structural abnormalities suggestive of chronic pancreatitis. The patients was submitted to endotherapy with several sessions of endoscopic retrograde cholangiopancreatography including stenting and pancreatoscopy with marked clinical and imaging improvement. A genetic variant was identified.
- O Rosto do SocorroPublication . Félix, Sílvia; Oliveira, AnaNuma era que que a informação se encontra à distância de um clique morrem dezenas de pessoas por falta de informação. Depois do incêndio florestal de Pedrogão Grande, a 17 junho de 2017, ao qual ninguém ficou indiferente, temos o dever e a obrigação de contribuir de alguma forma para que tal jamais volte a acontecer. A proteção civil somos todos e temos por isso a obrigação de nos educar/reeducar, também, para o Risco. Esta dissertação permite validar algum do conhecimento adquirido por senso comum em matéria de informação e sensibilização à população sénior, aferindo a eficácia da informação que lhes chega no âmbito do risco e proteção civil. O inquérito realizado a 450 cidadãos seniores do concelho de Nisa e de Vila Velha de Rodão permitiu concluir que o desconhecimento sobre os riscos é transversal a género, idade e habilitações literárias. E que a informação não lhes está a chegar, sendo, por isso, urgente mudar o paradigma e realçar a necessidade de uma nova visão. A implementação prática de processos e hábitos seguros pode, independentemente da sua dimensão, constituir-se num forte desafio. Todos sabemos o quão difícil é mudar mentalidades. É de certa forma para colmatar uma necessidade identificada que surge o projeto “Hoje por Vós, Amanhã por Nós”, que aspira ser de cariz nacional e cujo objetivo principal é municiar o cidadão sénior de conhecimentos teórico-práticos tornando-o mais resiliente em situações de catástrofe ou emergência.
- Dynamic cross-correlation and dynamic contagion of stock markets: a sliding windows approach with the DCCA correlation coefficientPublication . TILFANI, Oussama; Ferreira, Paulo; El Boukfaoui, My Youssef
- Proposta de um sistema de recomendação de livros no e-commerce baseado no profiling do cliente online: caso aplicado à FNACPublication . Silva, Gonçalo Ferreira Teixeira da; Santos, José Marques dosSurge a internet, desenvolve-se o e-commerce e acelera-se o crescimento de um mercado cada vez mais global e competitivo. Em adaptação ao online, conhecer intimamente o cliente, antecipar as suas necessidades, preferências e impulsionar as melhores recomendações, utilizando sistemas de previsão rigorosos e abrangentes, e retirando partido dos benefícios da Big Data – conjunto de dados gerados e armazenados – são obrigatórios para as empresas. Tendo a Fnac como empresa onde foi realizado o estágio curricular, este projeto de melhoria visa a implementação de um página de recomendações de produtos/livros para a sua área do e-commerce (no Direto e Marketplace). A proposta de valor deste projeto é reduzir os efeitos do paradoxo da escolha, afunilando os produtos exibidos para somente aqueles que de facto são relevantes para o utilizador. O email marketing entra depois como canal mais adequado para o influenciar da recompra do cliente. Os sistemas de recomendação utilizados foram definidos com o cruzamento das possibilidades descritas na literatura com os resultados obtidos das entrevistas estruturadas. Nesta recolha de dados observamos que as recomendações dependerão do objetivo de compra, se é para o utilizador ou para oferecer, e que as preferências de recomendações são diferentes quando se pretende oferecer, comprar para si próprio ou para receber via email. No corpo do projeto ainda é apresentado sistemas colaborativos e de conteúdo como sistemas de substituição no caso da impossibilidade de utilização do atual sistema Early Birds ou na dificuldade de cruzamento de perfis com os produtos.
- Benchmark dos websites do mercado da Puericultura Leve usando eye tracking: foco na ChiccoPublication . Almeida, Cleide Rossana Resende de; Santos, José Marques dosO presente projeto foi desenvolvido tendo como base o estágio realizado numa empresa de produtos infantis: Chicco. Será realizado um benchmark entre as páginas de Puericultura Leve presentes no website da Marca Chicco e as páginas, na mesma área de mercado, nos websites da concorrência. Enquanto ferramenta de análise será utilizado o eye tracking e o questionário de forma a averiguar qual o website que contém as melhores páginas de produto. Este projeto de estágio tem como objetivo geral analisar a eficácia do website da Chicco fase à concorrência. No que toca aos objetivos específicos, estes são: 1) Avaliar, face a concorrência, a rapidez do website da Chicco, de acordo com Vasco Marques. 2) Avaliar, face a concorrência, a simplicidade do website da Chicco de acordo com Vasco Marques. 3) Avaliar, face a concorrência, se o website da Chicco é social de acordo com Vasco Marques. 4) Avaliar, face a concorrência, se o layout do website da Chicco é user friendly de acordo com Vasco Marques. 5) Avaliar, face a concorrência, se a versão mobile do website é apropriada, de acordo com Vasco Marques. 6) Avaliar os botões call to action do website da Chicco, da Nuk e da Philips Avent. Com a eye tracking é possível verificar o ponto de fixação do olhar, a duração de fixação e a sequência do olhar. Foram ainda identificadas Áreas de Interesse (designadas adiante por AOI) gerais como o logotipo, o menu principal e o menu secundário e AOI de acordo com cada website. Os movimentos dos olhos foram medidos para cada um dos websites em cada uma das áreas nomeadas. Foi também analisado o número de cliques que o utilizador realizou para chegar à página pretendida e o tempo que demorou para realizar à página de produto pretendida. As respostas obtidas no questionário permitiram complementar os dados obtidos pelo eye tracking, ou seja, uma análise sobre o grau de concordância dos participantes sobre as afirmações apresentadas. Foi realizada uma análise dos dados obtidos pelo eye tracking e pelo questionário e a informação foi cruzada com os pontos referidos por Vasco Marques (2016) para obter um bom website.
- A intenção de compra de produtos Eco-friendly: fatores que influenciam a escolhaPublication . Navalha, Susete Paula de Faria Rosa; Lopez, AníbalO grande avanço tecnológico verificado no século XX, levou a um consumo desenfreado e inconsciente dos recursos não renováveis do planeta e também a um aumento da poluição nos mais variados ecossistemas. Este consumo exagerado, e a consequentemente destruição da Natureza, levou à uma mudança de mentalidades ao nível social. Hoje em dia, os consumidores possuem mais informação e conhecimento sobre as questões ambientais, o que se reflete nas suas decisões de compra, sendo que hoje em dia é comum a compra de produtos Eco-Friendly, ou seja, produtos considerados ecológicos e sustentáveis, com o mínimo de prejuízo relativamente ao meio ambiente. O principal objetivo da presente investigação é a análise dos fatores que se encontram subjacentes à intenção de compra de produtos Eco-Friendly. Para tal foram testadas três hipóteses através de uma metodologia por painel. Mais especificamente, foi aplicado um inquérito por questionário, aplicado em dois momentos temporais diferentes (T1 e T2), espaçados por dois meses. Os resultados obtidos revelaram uma relação positiva entre a consciência ambiental e ecológica e a intenção de compra de produtos Eco-Friendly. Quanto à relação entre a consciência ética e as motivações hedónicas de consumo com as intenções de compra, não foram obtidos resultados estatisticamente significativos que confirmem a existência dessa relação. Na prática, estes resultados significam que quanto maior for a consciência ambiental de um individuo, ou seja, o seu conhecimento sobre o estado atual do ambiente, maior a sua intenção para o consumo de produtos verdes. Os resultados obtidos sugerem implicações importantes para a teoria e também para a prática do marketing.
- Prevalência de antidepressivos, em amostras post-mortem de sangue total, em casos de suicido no Norte de Portugal: 5 anos em estudoPublication . Madureira, Muriela; Tarelho, Sónia; Castro, André Lobo; Vicente, Coralia; Franco, João MiguelIntrodução: Nas últimas décadas verificou-se um aumento exponencial do consumo de antidepressivos (ADsAD) na Europa, com diversos trabalhos a evidenciar controvérsia em torno da utilização destas substâncias, entre a eficácia que o tratamento da depressão com ADsAD apresenta no risco de suicídio e o possível agravamento do risco de suicídio no início do tratamento, o que levandoou à emissão de advertências associadas a este contexto por parte da FDA e da EMA. Assim, a toxicologia forense reveste-se de particular importância, não só pelo incontornável contexto analítico como também pelos dados obtidos pela análise da sua casuística. O presente estudo analítico, observacional, transversal e retrospetivo pretende avaliar a casuística interna do Serviço de Química e Toxicologia ForensesSQTF da Delegação do Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses INMLCF, I.P., relativamente à prevalência de antidepressivos, em sangue total, nos casos post-mortem de etiologia médico-legal suicida, entre junho de 2013 e maio de 2018. Material e Método: Selecionaram-se 9213 casos post-mortem autopsiados no Norte de Portugal, com pedido de análise toxicológica, nos cinco anos em estudo. Os dados foram obtidos através do Sistema de Gestão de Informação Laboratorial por ano civil e exportados para software Excel 2016. Foram consideradas as seguintes variáveis: o ano em estudo, a idade, o género, o provável diagnóstico diferencial médico-legal, o mecanismo de morte e as análises toxicológicas efetuadas. A análise estatística foi efetuada com recurso ao IBM SPSS (versão 25), recorrendo-se ao teste de Qui-quadrado (α=5%). Resultados e Discussão: O suicídio corresponde à segunda etiologia médico-legal com maior expressividade (N=1420), representando 15,4% dessa totalidade. A solicitação da deteção e da quantificação de substâncias medicamentosas em casos de suicídio no período em estudo sofreu um aumento, de 85% em 2013/14 para 92% em 2017/18, sugerindo uma sensibilidade crescente com esta temática. Constatou-se a presença de ADsAD em 426 casos (76,3%). Em 70,7% destes (N=301) foi detetado apenas um AD, ao passo que em 29,3% (N=125) foi detetada a presença de 2 ou mais ADsAD (568 quantificações). Os cinco principais ADsAD encontrados no Suicídio foram a Sertralina, o Citalopram, a Venlafaxina, a Mirtazapina e a Trazodona, representando 75% do total de casos positivos. Um ponto crucial foi questionar, desde logo, se os ADsAD aumentam o risco de comportamento suicidário acima do que é causado pela doença subjacente, a depressão major, ela própria a principal causa de suicídio. Neste sentido, foi imprescindível investigar se existe uma associação entre os ADsAD e a etiologia médico-legal, verificando-se uma associação estatisticamente significativa entre estas variáveis, p<0,001. Verificou-se que a presença de ADsAD no Suicídio apresenta o dobro do valor esperado (15,2%), sendo a etiologia médico-legal com maior contribuição para as diferenças estatisticamente encontradas. A maioria dos casos de suicídio positivos para ADsAD pertenciam ao sexo feminino (51,5% para 22,9%) comparativamente com o sexo masculino (22,9%), p<0,001. Paralelamente, a maioria dos casos pertenciam à população não jovem (≥ 25 anos; 98,5%), com maior representatividade na faixa etária dos >65 anos (p=0,002). Constatou-se que apenas 11,3% (N=48) do número total de suicídios positivos para ADsAD foram contextualizados como suspeita de intoxicação medicamentosa. A maioria dos ADsAD quantificados no Suicídio encontravam-se em concentrações consideradas terapêuticas (72%), com algumas exceções. As menores percentagens de casos a níveis terapêuticos corresponderam à suspeita de intoxicação, enquanto que a grande maioria destes casos estavam associados a outros atos suicidas alternativos. Em contrapartida, 28% dos ADsAD encontravam-se em concentrações consideradas tóxicas, na sua maioria associados a outros atos suicidas alternativos que não intoxicação. Conclusões: Os resultados descritos alertam para a necessidade da continuidade de implementação de medidas preventivas na área de saúde mental e da extensão do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. A presente investigação, segundo apurado, é o primeiro estudo sobre a presença de antidepressivos em casos de Suicídio, em Portugal.
- Administração Terapêutica de Canabidiol – Eficácia, Segurança, Qualidade? – Estudo de um casoPublication . Castro, André Lobo; Tarelho, Sónia; Campos, Maria Graça; Franco, João MiguelIntrodução: A utilização recreativa de canabinóides é sobejamente conhecida, inserindo-se num contexto clássico do consumo ilícito de substâncias. No entanto, nos últimos anos, a utilização de alguns compostos deste grupo para fins terapêuticos passou a estar abrangida pela Lei 33/2018, de 18/07, que estabeleceu o quadro legal para a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais. Mais tarde, em 2019, o DL 8/2019, de 15/01, procedeu à sua regulamentação. Apesar do quadro legal referido, a sua utilidade e eficácia são ainda objeto de controvérsia e discussão. Paralelamente a este enquadramento legal, encontra-se disponível em algumas lojas “óleo de cannabis”, contendo, em teoria, baixos níveis de THC, abrindo a possibilidade de consumo com fins terapêuticos, em automedicação, devido à presença de Canabidiol (CBD) na sua formulação. Neste trabalho, os autores abordam a relevância da determinação de CBD num caso de estudo envolvendo uma criança com Encefalopatia Epilética provocada por FIRES (Febrile Infection Refractory Epilepsy Sindrome) diagnosticada aos dez meses. A doente sofria inúmeras crises epiléticas por mês, associadas ao sono, sendo que o tratamento das epilepsias é, numa primeira linha de tratamento, realizado com medicamentos antiepiléticos. Paralelamente à terapêutica convencional, foi também administrado óleo de CBD. Inicialmente, o produto em causa refere que contem 3,3 mg de CBD e menos de 0,2 mg de THC/gota (toma de 4 gotas cerca de 3h antes da colheita). Meses mais tarde um segundo produto veio substituir o anterior, com 1000 mg de CBD por 10 mL e <0,2% THC (toma de 4 gotas cerca de 14h antes da colheita). Material e Métodos: O SQTF-N recebeu amostras de sangue e urina da paciente, colhidas em momentos distintos, bem como do óleo de CBD administrado, tendo por objetivo detetar a presença e quantificar canabinóides, nomeadamente, THC, 11-OH-THC, THCCOOH e CBD, por CG-MS/MS. Resultados e Discussão: No caso dos canabinoides, verificou-se a ausência de THC e de 11-OH-THC, quer no sangue, quer na urina. A amostra de sangue da 1ª colheita apresentou um valor de 15 ng/mL de CBD. A amostra de sangue da 2ª colheita apresentou valores de 10 ng/mL de CBD e de 2 ng/mL de THCCOOH. As amostras de urina resultaram negativas (LOD: 1 ng/mL). Paralelamente, a análise do antiepilético, efetuada noutro laboratório, apresentou uma dose sub-terapêutica, com prescrição de aumento da mesma nos meses subsequentes. Uma preocupação premente reside no facto de que, até à data, os três pilares de qualquer fármaco (Eficácia, Segurança e Qualidade) ainda não tem validação para os extractos de Cannabis, estejam eles sob a forma de óleos (isentos ou não de THC) ou em qualquer outra formulação que não seja medicamento, pelo que há sempre risco potencial, em especial em bebés. Paralelamente, a difusão de informação, nem sempre de origem fidedigna e cientificamente controlada, relativamente ao CBD, não contribui para uma clarificação inequívoca da eficácia do composto em contexto medicinal. Conclusões: A administração de CBD ou, em alternativa, de misturas de THC/CBD, com rácios variados, tem sido alvo de avaliação, quer em termos de eficácia terapêutica, quer em termos de surgimento de efeitos adversos. No caso em análise, os resultados obtidos sugerem a ausência de produção de THC a partir da administração de CBD. Paralelamente, o surgimento do THCCOOH na amostra com maior intervalo de tempo entre a administração e a colheita é coerente com estudos publicados por outros autores. A perceção e a compreensão de todo o mecanismo metabólico do CBD, associada a toda a ação e eficácia terapêuticas serão fulcrais para se entender a eventual valia do composto no contexto de administração terapêutica. Nesse sentido, a disponibilidade de uma metodologia analítica que permita a identificação e a quantificação inequívocas dos compostos canabinóides referidos, existente no SQTF-N, afigura-se, indubitavelmente, como uma ferramenta de utilidade inegável neste contexto.
- Canábis Medicinal – um novo Graal?Publication . Ferreira, Joana; Castro, André Lobo; Tarelho, Sónia; Franco, João Miguel; Domingues, PedroA Cannabis sativa e os seus sucedâneos constituem o grupo de drogas de abuso mais consumido a nível mundial. A planta contém várias moléculas, entre as quais os fitocanabinóides ?9-tetrahidrocanabinol (?9-THC) e o canabidiol (CBD), sendo que o ?9-THC tem efeitos psicoativos, ao contrário do CBD. Nos últimos anos, vários grupos de trabalho têm sugerido um potencial de ação terapêutica do CBD e do ?9-THC, tema atual e de grande controvérsia. Existem vários recetores canabinóides descritos, mas apenas quatro têm sido estudados com fins terapêuticos: os recetores canabinóides tipo 1 (CB1) e tipo 2 (CB2), o recetor inotrópico TRPV1 e o recetor de serotonina 5-HT1A. A estes recetores podem-se ligar os vários tipos de canabinóides com finalidade terapêutica, incluindo o CBD. Com este trabalho, os autores pretendem avaliar o estado da arte relativamente a este tema através de uma revisão bibliográfica. Os canabinóides têm sido utilizados como abordagem complementar aos tratamentos convencionais, quando estes falham na resposta terapêutica. Vários estudos sugerem que o CBD poderá ter propriedades terapêuticas, nomeadamente, analgésicas, anti-inflamatórias, antipsicóticas, ansiolíticas, anticonvulsivas e provocadoras de efeitos citotóxicos em células cancerígenas, sendo de notar que a sua utilização seria facilitada pela ausência de efeitos psicoativos, não estando associado ao reforço, ao desejo e à compulsividade de abuso. O CBD também atenua os efeitos metabólicos provocados pelo ?9-THC, bem como reduz alguns dos efeitos adversos, como a ansiedade, a sedação e a taquicardia, sendo benéfico no tratamento da epilepsia e da dor. Deste modo, o CBD terá papel protetor contra a danificação do cérebro provocada pelo uso de canábis recreativo e, por isso, útil no controlo da dependência. Também foi sugerido ter efeitos preventivos na quimioterapia em células do carcinoma colorretal, protegendo o DNA de danos oxidativos com o aumento da concentração de endocanabinóides. O CBD também se terá mostrado eficaz combinado com medicamentos antiepiléticos e antipsicóticos. O Sativex, constituído por ?9-THC e por CBD ativos com uma proporção de 1:1, é o único medicamento autorizado pelo INFARMED em Portugal, usado para o tratamento de espasmos musculares e dor neuropática causados pela esclerose múltipla. O verdadeiro potencial terapêutico do CBD, bem como o seu mecanismo de ação, só recentemente tem sido alvo de estudos, pelo que ainda há muita incerteza associada à sua real eficácia. Concretamente, a ação do CBD na administração conjunta com medicamentos convencionais prescritos no tratamento de determinada patologia não é, ainda, consensual. Especificando, existem dúvidas sobre se a melhoria dos sintomas se deve ao CBD, à interação droga-droga ou apenas ao medicamento convencional. Os efeitos, quer comportamentais, quer metabólicos, da interação entre o THC e o CBD também são insuficientemente compreendidos e ainda existem dúvidas sobre se a melhor terapêutica é apenas com CBD ou numa combinação de CBD com THC. Como qualquer medicamento, o CBD não é apropriado para todas as pessoas e para todas as patologias e os seus efeitos adversos devem ser considerados antes da toma destes produtos. Em Portugal, e à exceção do Sativex, os produtos de CBD são vendidos como suplementos alimentares e, consequentemente, não são controlados pelo Infarmed, quer na potência do CBD, quer no conteúdo de outros constituintes. Assim, afigura-se premente a regulamentação deste mercado, clarificando inequivocamente o contexto terapêutico, diferenciando-o de todos os outros.
