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- Delinquência juvenil: jovens e gangues em LisboaPublication . Duarte, Marcelo de Castro; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosA presente investigação surge como requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), onde apresenta os resultados de um estudo que procurou saber quais as razões que levam um jovem a ingressar num gangue. Os dados obtidos sugerem-nos que o fator familiar e o de grupo de pares são os de maior risco para que ocorra este fenómeno. Através de uma investigação teórica e dos inquéritos por entrevista que aplicámos aos profissionais da PSP, às profissionais e jovens da Casa do Gaiato de Lisboa e aos jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa, conseguimos constatar que o fator familiar é o que tem mais incidência para que um jovem ingresse num gangue na zona de Lisboa devido a diversos fatores como, por exemplo, a falta de educação e pouca supervisão por parte dos pais. Posteriormente, surge o fator de grupo de pares como o segundo maior fator de risco, onde os informantes afirmam que a influência por parte dos membros é essencial. Também constatámos que a área de habitação do jovem tem influência para que este entre no domínio da delinquência juvenil e no ingresso em gangues devido a conviverem com jovens na mesma situação que a sua e a serem influenciados pelo grupo de pares. Da mesma forma, verificámos que a pobreza pode ser considerada uma razão para ingresso num gangue, visto que estes jovens têm a necessidade de “ter” e, como não têm posses financeiras, optam pela prática de atos ilícitos para obterem dinheiro. É preciso não esquecer que os pais destes jovens têm empregos mal remunerados, sendo que o salário é maioritariamente para pagar as contas. Conseguimos constatar que a maioria dos jovens não se sentem desintegrados da sociedade ou estigmatizados, embora houvesse respostas, da parte dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa, em que não sabiam se iriam sentir após a sua saída do estabelecimento. Este trabalho ajudou para a compreensão do fenómeno e de como são necessárias medidas para o combater, onde destacamos a necessidade de uma maior implementação de medidas de prevenção e intervenção junto dos jovens e dos pais dos mesmos.
- Ruralidade e Sentimento de (In)segurança: os casos de Mértola e OdemiraPublication . Oliveira, Joana Palma de; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosNas últimas décadas, como as estatísticas nos indicam, tem-se observado um envelhecimento acentuado da população portuguesa (tabela 1), consequência natural do aumento da esperança média de vida (tabela 2) e da redução da natalidade (tabela 3). A par deste acontecimento, surge também a tendência para a concentração populacional nas grandes áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o que pressupõe a desertificação das áreas rurais do país. Geograficamente, o meio rural apresenta-se em pequenas ou médias povoações, envolvidas pela natureza, e a sua demografia caracteriza-se pelo envelhecimento populacional. São muitos os idosos que vivem em condições de isolamento extremo, sem vizinhança próxima e, por isso, com uma grande exposição a potenciais perigos. De acordo com estas características populacionais, considera-se pertinente o estudo do sentimento de insegurança nas áreas rurais. Acresce-se ainda a diferença inerente a cada realidade, o que suscita a pertinência em estabelecer uma comparação entre dois concelhos distintos. Assim, para a presente investigação, são considerados os concelhos de Mértola e Odemira, ambos localizados na região do Alentejo, com vista ao estudo dos seus níveis de sentimento de insegurança, e o modo como o papel das forças de segurança é percecionado pela população idosa que habita em situação de isolamento. O objetivo do estudo traduz-se na seguinte questão de partida: De que forma a ruralidade e o isolamento das populações contribui para o seu sentimento de (in)segurança? Para alcançar o objetivo proposto recorreu-se à aplicação de inquéritos por questionário às forças de segurança locais e a profissionais da área social que estabelecem contacto frequente com a população em estudo. Foi também realizada uma pesquisa de campo que possibilitou o contacto direto com algumas destas pessoas, assim como a observação da dinâmica da ação social a si dirigida. Através deste método apurou-se um sentimento de insegurança mais elevado no concelho de Odemira e confirmou-se, também, a relevância que as forças de segurança e os serviços sociais têm na sua manutenção em ambas as realidades.
- Eficácia de um Programa de Segurança Comportamental: Um Estudo de Caso na Indústria PetrolíferaPublication . Santos, Carlos; Bogas, SóniaO Behaviourismo emergiu no final do século XIX através de um processo que envolvia o fortalecimento do comportamento através da recompensa, no entanto, é difícil precisar o início do campo da Segurança Comportamental, sendo que nos anos 70 foram desenvolvidos uma série de trabalhos em várias áreas da Segurança Comportamental, alguns dos quais ainda servem como referência nos dias de hoje. A Segurança Comportamental tem vindo reduzir o número de acidentes de trabalho em várias empresas, dado que 96% dos acidentes de trabalho são desencadeados por comportamentos inseguros (Choudhry, 2014). Um Programa de Segurança Comportamental, no entanto, não é por si só suficiente para a redução da sinistralidade, e deverá ser implementado de forma adequada por forma a evitar tensões desnecessárias, e perder a confiança dos trabalhadores. Na presente dissertação foi analisada a eficácia de um Programa de Segurança Comportamental na indústria petrolífera, o qual contou com a colaboração de aproximadamente 500 intervenientes, onde se optou por implementar um Programa de Segurança Comportamental com o objectivo de reverter a tendência para acidentes verificada nos meses anteriores ao programa. A análise dos cartões de segurança foi realizada diariamente por aproximadamente 5 pessoas, e com o avançar da implementação do programa constatou-se que este havia influenciado positivamente o desempenho da Segurança no Trabalho, num ambiente de trabalho com risco elevado com uma rotatividade de empresas elevada. Considerou-se fundamental possibilitar a reflexão sobre esta realidade, que por sua vez poderá originar mudanças, na cultura das empresas com uma realidade similar como é o caso do sector da construção civil.
- UTILIZAÇÃO DE EPIs: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE ACRÍLICOPublication . Barreiros, Ana Mónica; Bogas, SóniaPartindo das evidências produzidas pela literatura acerca da relevância do fator humano nas questões de segurança e saúde no trabalho, em particular o foco nos comportamentos de segurança em termos de utilização dos equipamento de proteção individual o presente trabalho apresenta um estudo neste âmbito no sector da indústria transformadora de acrílico. Foi analisado conjunto de dimensões: perceções acerca da utilização dos EPIs, motivos de (não) utilização, acerca da cultura e clima de segurança, experiência de acidentes de trabalho, motivação para a segurança, conhecimento de segurança e perceção de risco. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa através da realização de entrevistas e observações no local e no decorrer do trabalho. Foi construída uma grelha de observação e um guião de entrevista que foram alvo de análise de conteúdo. Em termos práticos como resultante do presente projeto, podemos concluir que existe a necessidade da organização selecionar novos equipamentos de proteção individual bem como de um ajuste em termos de procedimentos, formação, sensibilização e revelação informativa.
- APRENDIZAGEM 2.0 Neuroeducação e Metacognição na Aprendizagem na valência do Pré-Escolar: Uma Revisão da LiteraturaPublication . Bessa Monteiro, Maria Inês; Saldanha, AnaAtravés da pesquisa e interesse pela Aprendizagem e o modo como esta ocorre no período de frequência das crianças do pré-escolar, surgiram dois conceitos que podem fornecer conhecimentos e ferramentas para a compreender, nomeadamente a Neuroeducação, que estuda os mecanismos cerebrais relacionados com este processo, bem como a Metacognição, que coordena as aptidões cognitivas na sua envolvência. O presente estudo surgiu por interesse e gosto pessoal, e pela curiosidade que tenho manifestado, acerca dos mecanismos cerebrais relacionados com a Aprendizagem. Porém, a concretização deste relatório, também serve para demonstrar a Neuroeducação e a Metacognição, como duas disciplinas que podem promover uma Aprendizagem considerável na educação pré-escolar. Deste modo, surge como objetivo central: “qual o impacto/contributo da Neuroeducação e Metacognição na Aprendizagem na valência do Pré-Escolar?”. Como tal, para dar resposta a esta questão, realizou-se um enquadramento teórico com conceitos relacionados com a Neuroeducação, a Metacognição e a Aprendizagem, bem como uma análise temática, para sustentar a presente Revisão da Literatura. A metodologia utilizada, permitiu aprofundar não só os conceitos inerentes ao estudo, como fornecer estratégias e ferramentas para aplicar duas disciplinas a Neuroeducação e a Metacognição, num contexto de ensino-aprendizagem, das crianças na valência do pré-escolar. Para tal, para a concretização da análise temática, realizou-se uma seleção de artigos, relacionados com a temática, e a sua análise de acordo com os seus elementos constituintes, nomeadamente, os aspetos teóricos relevantes, a metodologia e abordagem metodológica, bem como os resultados penitentes. Os resultados obtidos no estudo, sugerem que a Neuroeducação tem pouco impacto nos educadores de infância, embora alguns demonstrem curiosidade sobre a mesma; a Metacognição revela-se importante, promotora, eficaz e vantajosa na valência do pré-escolar; e tanto a Neuroeducação como a Metacognição são duas disciplinas que sendo implementadas nas atividades lúdicas, poderão proporcionar uma Aprendizagem mais significativa no período pré-escolar.
- Relatório de Estágio no Hotel Myriad By SANA HotelsPublication . Rosa, Daniela da Silva; Almeida, SofiaAs últimas estatísticas divulgadas pelo INE comprovam a importância estratégica do setor turístico para Portugal: em 2017, as receitas turísticas alcançaram os 15, 2 mil milhões de euros e o país consolida a 5.ª posição de entre os países com maior saldo da balança turística da União Europeia (INE, 2018). Apesar do contributo visível do setor, persistem, ainda, certas fragilidades que, segundo a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estão diretamente relacionadas com a sazonalidade turística (Villalobos, 2017). Um dos objetivos principais da Estratégia Turismo 2027 é baixar o índice de sazonalidade dos atuais 36,5% para 33,5% até ao ano de 2027. Uma das estratégias do Turismo de Portugal recai sobre os eventos, como o Web Summit, de forma a destacar o país no âmbito dos congressos e eventos internacionais, capazes de amenizar a sazonalidade e, paralelamente, potenciar o investimento em Portugal (idem). O relatório de estágio tem como finalidade a conclusão do Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria, na Universidade Europeia, e decorreu no Hotel Myriad by SANA Hotels, no Parque das Nações em Lisboa. O estágio teve a duração de 512 horas de setembro a dezembro de 2018 e desenrolou-se no Departamento Comercial. O Departamento Comercial é responsável por todas as atividades de promoção e vendas do Hotel Myriad, cuja incidência é orientada, em grande instância, para os segmentos corporate e Meetings Industry, cada vez mais relevantes e benéficos para os setores de Turismo e Hotelaria. O objetivo deste relatório é salientar a importância do Departamento Comercial quanto aos seus processos internos e de comunicação com os restantes departamentos e, inclusive, com os próprios clientes para a respetiva unidade hoteleira. Posteriormente, pretende-se sugerir melhorias quanto às dinâmicas relacionadas com o Departamento Comercial, tendo por base os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado e do respetivo estágio.