Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- GestWork: Empresa de trabalho TemporárioPublication . Fernandes, Catarina de Jesus Benedi Esteves; Pinheiro, CarlosO presente trabalho final de mestrado consiste na realização de um plano de negócios, tendo como objetivo a criação e implementação de uma empresa de trabalho temporário com enfoque na prestação de serviços no setor do Turismo. A empresa, denominada GestWork, irá atuar inicialmente na cidade de Lisboa com futuro interesse em expandir os seus serviços a nível nacional e a outros setores e áreas de negócio. Por forma a elaborar um plano de negócios bem estruturado e fundamentado, procedeu-se a análises detalhadas a envolventes distintas que podem influenciar o sucesso da GestWork. Nesta perspetiva, numa primeira fase, foram analisadas fontes secundárias de dados que permitiram aprofundar conhecimentos e abordar aspetos práticos e os processos burocráticos atinentes à implementação da empresa. Numa fase subsequente, recorreu-se a fontes primárias, que possibilitaram a realização de uma observação direta e via cliente mistério a empresas com produtos/serviços análogos, o que permitiu definir comparáveis (benchmarking) neste ramo de negócio. Através das conclusões obtidas foi possível detalhar todos os processos, planos e estratégias a implementar pela GestWork, com o objetivo de criar valor para todos os stakeholders. A análise SWOT Dinâmica concretiza algumas ações com vista ao sucesso da empresa no ambiente concorrencial em que operará. Por fim, procedeu-se a uma análise económico-financeira que confirmou a viabilidade económica do projeto, com base em três cenários: cenário base, cenário pessimista e cenário otimista.
- Análise aos comentários do prosumer na plataforma Tripadvisor: o caso dos Top 10 restaurantes em LisboaPublication . Mendes, Berta Beites; Motta, Joana TerraEste estudo foi realizado com o objetivo de interligar a área de Marketing Digital com a Plataforma “Tripadvisor”, a fim de compreender o impacto da utilização da aplicação em questão com os critérios de escolha de um restaurante por parte do consumidor. As redes sociais e plataformas de avaliação exercem uma presença cada vez mais vincada na vida do consumidor e tornam-se já parte do seu dia-a-dia. A presente investigação pretende dar a conhecer de que forma a utilização da plataforma de avaliação em concreto contribui para a experiência gastronómica do utilizador e escolha da mesma. Deste modo, analisam-se 150 comentários do Top 10 restaurantes do Tripadvisor da região de Lisboa, onde é abordada a análise de conteúdo temática. Será medida a frequência e polaridade (também por género) das categorias: qualidade da comida; preço; ambiente; qualidade do serviço; rapidez; limpeza/higiene; variedade do menu; apresentação do prato; localização e horário de funcionamento.
- As características de um Website e a user experience: o caso da empresa “A Tua Dispensa”Publication . Torrado, Patrícia Isabel Felisberto; Motta, Joana TerraEste estudo procura determinar quais são as mais importantes características de um website e entender o conceito de user experience. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma metodologia quantitativa e qualitativa. No que diz respeito ao contexto temático da dissertação, o website escolhido foi www.atuadespensa.pt . A User Experience (UX) é um tema controverso e com definições pouco consensuais entre os investigadores, porém pode ser descrito como todos os aspetos de interação entre os utilizadores e os produtos ou serviços de uma empresa. Como metodologia quantitativa realizou-se um inquérito por questionário a 190 inquiridos presencialmente divididos por várias turmas da Universidade Europeia e do IADE com o propósito que analisar o website previamente escolhido e responder posteriormente a um conjunto de questões aplicando-se ainda o instrumento de medição User Experience Questionnaire. Como metodologia qualitativa realizaram-se 4 entrevistas presenciais a especialistas das áreas do design, web design, programação e software de forma a questionar os inquiridos sobre as várias características identificadas na revisão de literatura. Os dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo temática. Como principais conclusões, foi possível verificar que o website em estudo não é um website responsivo (responsive) e que existem quatro grandes eixos relativos às características de um website sendo eles: prazer de navegação, confiança nas formas de pagamento, risco percebido e segurança e privacidade.
- Viral Agenda: o impacto das características do website na confiança e satisfação dos MillennialsPublication . Oliveira, Bárbara Pedrosa de; Leal, Maria do CarmoNeste mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo as empresas focarem-se nas necessidades e expectativas dos seus utilizadores, principalmente na exigente geração Millennial. Desta forma, esta dissertação irá, através de um exemplo prático com o website da Viral Agenda, procurar obter respostas neste sentido. O grande foco passa por compreender o impacto das características, “conteúdo de informação”, “usabilidade” e “acessibilidade”, na “confiança” e “satisfação” dos utilizadores Millennial no website da Viral Agenda. Recorrendo ao método de análise do software do PLS (Partial Least Square), bem como à adaptação do modelo de estudo de Yoon (2002) e da modelação SEM, analisou-se a relação entre as diferentes variáveis e foram testadas 7 hipóteses sobre as suas relações, através da ferramenta Bootstrap. Os resultados são de alguma forma, coerentes com o descrito na revisão de literatura, no entanto, algumas variáveis, não confirmaram o seu impacto final na relação com a “confiança” e “satisfação”. Uma das grandes limitações desta investigação foi a dimensão da amostra, que representou uma pequena percentagem dos utilizadores do website da Viral Agenda. Por fim, sugere-se que estudos futuros realizem as necessárias adaptações ao modelo utilizado, bem como a utilização de uma amostra maior e mais representativa do universo em estudo.
- Conceções e Práticas de Docentes sobre Modelos e Métodos de Ensino da LeituraPublication . Alexandra Daniela Leitão da Silva Ferreira