Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As características de um Website e a user experience: o caso da empresa “A Tua Dispensa”

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este estudo procura determinar quais são as mais importantes características de um website e entender o conceito de user experience. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma metodologia quantitativa e qualitativa. No que diz respeito ao contexto temático da dissertação, o website escolhido foi www.atuadespensa.pt . A User Experience (UX) é um tema controverso e com definições pouco consensuais entre os investigadores, porém pode ser descrito como todos os aspetos de interação entre os utilizadores e os produtos ou serviços de uma empresa. Como metodologia quantitativa realizou-se um inquérito por questionário a 190 inquiridos presencialmente divididos por várias turmas da Universidade Europeia e do IADE com o propósito que analisar o website previamente escolhido e responder posteriormente a um conjunto de questões aplicando-se ainda o instrumento de medição User Experience Questionnaire. Como metodologia qualitativa realizaram-se 4 entrevistas presenciais a especialistas das áreas do design, web design, programação e software de forma a questionar os inquiridos sobre as várias características identificadas na revisão de literatura. Os dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo temática. Como principais conclusões, foi possível verificar que o website em estudo não é um website responsivo (responsive) e que existem quatro grandes eixos relativos às características de um website sendo eles: prazer de navegação, confiança nas formas de pagamento, risco percebido e segurança e privacidade.
This research study is to determine which are the most important characteristics of a website and understand the definition of user experience. Quantitative methodologies and qualitative methodologies were used to carry out this study. Regarding the thematic context of the analysis the chosen website belongs to the company “A Tua Despensa”. The User Experience is a controversial topic with non-consensual definitions among researchers, but it can be described, in a generic form, as all aspects of interaction between the user and the company taking into consideration their products or services. As a quantitative methodology, 190 presential questionnaires were carried out in various classes of the European University and IADE for the purpose of analyzing a previously chosen website and later answering a set of questions by applying the User Experience Questionnaire. As a qualitative methodology, 4 presential interviews were conducted with specialists from the areas of design, web design, programming and software in order to question respondents about the various characteristics studied in the literature review. A thematic content analysis was used to interpret the data. As main conclusions, it was possible to verify that the website under study is not a responsive website and that there are four main axes related to website characteristics being: navigation pleasure, confidence in payment methods, perceived risk, and security and privacy.

Description

Keywords

Marketing Digital Comportamento do consumidor online Website User experience (UX)

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License