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- Educação nutricional na promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré- escolares de uma escola pública de um município do maranhãoPublication . Sousa, Maria Milena Bezerra; Loureiro, Maria Helena Soares; Silva, Josenilde SousaO presente estudo teve como objetivo promover educação nutricional entre pré-escolares, pais ou responsáveis frequentadores de uma escola de educação infantil municipal da cidade de Paulo Ramos, Maranhão, Brasil. Participaram da pesquisa crianças de ambos os sexos, entre 3 a 6 anos, matriculadas no ano de 2017, com a autorização dos pais ou responsáveis. Foram recolhidas informações dos responsáveis referentes ao consumo alimentar das crianças antes e após a intervenção nutricional através da aplicação do questionário de frequência alimentar (QFA). A pesquisa constou de quatro momentos: primeiro, a avaliação antropométrica de todos os pré-escolares; segundo, reunião com os pais ou responsáveis para informar o diagnóstico nutricional das crianças e sobre o preenchimento correto do questionário socioeconômico e do QFA; terceiro, educação nutricional, realizada em três momentos diferenciados e subsequentes, utilizando métodos lúdicos pedagógicos; por último, reavaliação antropométrica e de consumo alimentar. Para análise do estado nutricional dos pré-escolares foram utilizados parâmetros antropométricos, índices de peso para idade (P/I), peso para estatura (P/E), estatura para idade (E/I) e índice de massa corporal para idade (IMC/I), utilizando-se as curvas de crescimento e os pontos de corte da Organização Mundial de Saúde, e ainda avaliação do consumo alimentar. Para a verificação das diferenças estatísticas entre o estado nutricional e o consumo alimentar antes e após a intervenção educativa foram usados os testes de McNemar ou o teste de Q de Cochran para amostras emparelhadas. Participaram 117 crianças, sendo 54,7% meninos. Observou-se prevalência de eutrofia nos pré-escolares avaliados antes da intervenção nutricional de 94,9% (P/I), 95,7% (E/I), 67,5% (IMC/I) e 66,7% (P/E) e após intervenção nutricional de 93,2%, (P/I), 98,3% (E/I), 77,8% (IMC/I) e 78,9% (P/E), sem diferença estatisticamente significante. Também não se observou diferença estatística no consumo alimentar antes e após a intervenção nutricional. A maior parte das crianças encontra-se adequada diante dos dados antropométricos, mas quanto à alimentação possuem consumo inadequado de todos os grupos de alimentos. É preciso consciencializar os pais e crianças para que as suas escolhas alimentares possam refletir mais saúde para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
- As competências linguísticas de crianças de 4 e 5 anos: estratégias de IntervençãoPublication . Mendonça, Joana Jorge Carvalho; Ruivo, Isabel Maria SilvaEste trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens do desenvolvimento das competências linguísticas na educação pré-escolar. O objetivo deste estudo foi a criação de tarefas pedagógicas que trabalhassem especificamente as competências linguísticas na área da fonologia, da morfossintaxe, da semântica e da pragmática. As tarefas de avaliação, bem como as práticas pedagógicas, foram aplicadas a 15 crianças, que frequentavam a sala dos 4 anos do Centro Paroquial do Estoril. A aplicação das atividades realizadas com as crianças revelaram que o tipo de abordagem pedagógica específica nestas competências influenciaram o desempenho linguístico das crianças no comportamento da consciência linguística (fonológica, morfossintática, semântica e pragmática) tornando o seu discurso oral mais eficaz, fazendo com que a criança tenha consciência da sua utilização o que facilitará a integração dos conceitos da linguagem escrita como a compreensão da leitura (interpretação, identificação da ideia principal, etc…) e o desenvolvimento do discurso escrito. Concluímos que as atividades pedagógicas fazem a criança entrar no mundo linguístico e conhecê-lo de forma a poder integrá-lo e dominá-lo.
- De mãos dadas com a Diabetes Mellitus tipo1: contributos da educação para a saúdePublication . Barbosa, Karol Lauret Biajoli; Frias, Ana Carolina; Pereira, Maria Amélia FonsecaA Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se num grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O número de pessoas com diabetes é crescente, cerca de 422 milhões no mundo, estimando chegar a 642 milhões no ano de 2040, sendo a Diabetes tipo 1 responsável pelo aumento de 3% dos casos todos os anos. Portugal, não é exceção, e nas últimas décadas, tem vindo a aumentar a prevalência da diabetes (WHO, 2016; IDF, 2015; SPD, 2016). Os objetivos terapêuticos na gestão da diabetes, nomeadamente a Diabetes tipo 1, incluem, para além do controlo da alimentação, da administração de insulina e da adoção de um estilo de vida ativo, a literacia e a educação terapêutica, consideradas como o processo de prover o indivíduo de conhecimento, habilidade e capacidade técnica, necessárias para a promoção do autocuidado e da auto-eficácia, reconhecidos como aspetos importantes para um melhor controlo glicémico, prevenção das complicações e acima de tudo melhor qualidade de vida (WHO, 2016; AAED, 2007). O presente estudo tem como objetivo promover o autocuidado e a auto-eficácia em adultos com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), utentes do Hospital de Dia de Diabetes do HDFF, pela implementação de uma intervenção educativa. O projeto englobou 20 adultos, com DM1, em tratamento no Hospital de Dia de Diabetes do HDFF, com avaliação dos conhecimentos da diabetes, dos níveis de auto-eficácia, e da análise da Hemoglobina glicada dos participantes antes e após as três sessões educativas implementadas. Os utentes apresentaram bom nível de conhecimentos da diabetes, altos níveis de auto-eficácia e insatisfatório controlo glicémico antes das sessões. Após o fim deste projeto, constatou-se que os objetivos traçados foram alcançados, uma vez que 74% dos utentes aumentaram os seus conhecimento na diabetes, 74% tiveram melhoria nos níveis da escala de auto-eficácia global e 84% tiveram o controlo glicémico melhorado. Mediante os resultados apresentados, onde o conhecimento na diabetes e a auto-eficácia se relacionam com os resultados da Hemoglobina glicada, considera-se que o projeto teve papel relevante no melhor controlo da diabetes.
- Depressão e ideação suicida na adolescência : implementação e avaliação de um programa de intervençãoPublication . Sampaio, Josiane Uchoa; Amaral, Ana PaulaEste projeto de intervenção, realizado no âmbito da educação para a saúde, teve como principal objetivo desenvolver e implementar um programa de prevenção do suicidio, dirigido a adolescentes com idades compreendidas entre 13 e 17 anos. Pretendemos avaliar se a ação psicoeducativa desenvolvida contribuiu para diminuir sintomas depressivos, desesperança e ideação suicida, nos adolescentes. Realizámos um primeiro estudo com uma amostra de 102 adolescentes, estudantes numa escola particular, para avaliar a incidência de sintomas depressivos e ideação suicida, tendo-se verificado que 29,4% (N=30) apresentavam ideação suicida e sintomatologia depressiva. Posteriormente, num segundo estudo, implementámos o programa de intervenção aos 30 adolescentes com ideação suicida. A intervenção foi constituída por 15 sessões, realizadas três vezes por semana, com aproximadamente uma hora cada. Com pré-teste e pós-teste, a avaliação foi realizada através da versão brasileira dos seguintes instrumentos (validados para a população não-clínica de adolescentes): Escala de Ideação Suicida de Beck, Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Desesperança de Beck. Os resultados obtidos após intervenção evidenciaram que dos 30 adolescentes que apresentaram ideação suicida, somente 40,0% continuaram com ideação, apresentando valores menores. Comparando as médias obtidas, observou-se uma diminuição significativa (p <0,001). Em relação aos sintomas depressivos, observou-se igualmente uma diminuição significativa (p <0,001), a maioria (73,3%) dos adolescentes, após a intervenção, apresentaram valores baixos, relativamente aos sintomas depressivos avaliados. Conclui-se que o resultado da intervenção no espaço escolar foi positivo, pois ocorreu uma diminuição significativa da sintomatologia depressiva, da desesperança e da ideação suicida após a implementação do programa de intervenção elaborado. Estes resultados sugerem a importância de se desenvolverem programas preventivos para diminuir os índices de suicídio na adolescência.
- Contributos da contabilidade de gestão para uma tomada de decisão eficiente: adaptação do modelo ABC a um Instituto PúblicoPublication . Figueiras, Ana Catarina Barrambana; Pimentel, LuísO presente estudo integrado no Mestrado de Gestão e Estratégia Empresarial, pretende identificar quais as contribuições da contabilidade de gestão para uma eficiente tomada de decisão, e em particular compreender qual o impacto e vantagem desta temática no setor público. Como objetivo associado, apresenta-se o desenho do modelo ABC (Activity-based costing) para a entidade pública em estudo, de modo a concluir as vantagens deste face aos modelos de custeio tradicionais. A investigação realizada detém carácter qualitativo, tendo por base documentos internos, observação participante e realização de entrevistas a fim de suportar a recolha de dados. A principal conclusão está patente na evidência da contabilidade de gestão como meio de informação numa entidade pública, este contributo é possível através da aplicação do método ABC adaptado à organização. O modelo em foco gera dois principais contributos, em primeiro lugar ao permitir efetuar uma melhor gestão das atividade e recursos, contribui para melhorias a nível de processos e prestação do serviço. Por outro lado, ao gerar informação de custos garante o suporte de decisões estratégicas, aliadas à concessão de novos projetos. Observa-se que no presente instituto, o principal fator impulsionador da contabilidade de gestão reside no objetivo de uma eficaz gestão de custos e satisfação do cidadão.
- Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvelPublication . Dias, Tiago Samuel Lourenço da Costa; Pimentel, LuísA presente dissertação procura contribuir para o corpo de conhecimento do Controlo de Gestão, averiguando como este contribui para o comportamento dos colaboradores na percussão dos objetivos estratégicos da Melisauto, organização alvo de estudo, e posteriormente realizar recomendações de forma a melhorar este importante processo. O Controlo de Gestão é um tema que tem, cada vez mais, captado a atenção das empresas e do mundo académico. A globalização dos mercados e a sua consequente competitividade faz com que as empresas para se tornarem mais competitivas procurem métodos e processos mais eficientes e eficazes. Este trabalho de investigação é composto por duas partes. A primeira é o estado da arte na qual foram revistos os principais autores sobre o tema donde emergiu uma definição do conceito Controlo de Gestão como um processo com o intuito de implementar a estratégia e influenciar o comportamento dos seus colaboradores através da congruência dos objetivos gerais da empresa com os objetivos individuais de cada colaborador. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, um estudo empírico qualitativo com a realização de um estudo de caso à Melisauto, uma empresa a atuar no mercado automóvel e representante da marca Toyota. Foi possível apurar que a empresa consegue, com relativo sucesso, combinar um Sistema de Gestão por Objetivos, aproveitando indicadores impostos pela Toyota para realizar um conjunto de objetivos misto, com o seu Sistema de Gestão da Qualidade para controlar e guiar os seus departamentos operacionais: Comercial e Após-Venda. No entanto, foi detetado que não há uma estratégia formal a longo-prazo, deixando-se guiar pela marca e que a principal proposta de valor da empresa, aposta na diferenciação pela qualidade e satisfação do cliente, entra em conflito, em alguns casos, com outros indicadores.
- Controlo de gestão no Sector Público. Balanced Scorecard: o caso do IRN, I.P.Publication . Cardoso, Débora Carvalho Meneses Gouveia; Pimentel, LuísO controlo de gestão tem vindo a assumir cada vez mais um papel crucial nas organizações públicas. O Balanced Scorecard (BSC) é um dos instrumentos de medição e de gestão do desempenho mais utilizado mundialmente. Ainda que os seus autores, Kaplan e Norton (1992) tenham criado este instrumento para as empresas, a flexibilidade e adaptabilidade do BSC tem permitido a sua aplicação a diversos tipos de organização, incluindo as do setor público e as sem fins lucrativos (Niven, 2006). Uma vez que, para além da descrição das tarefas realizadas no estágio, deve ser realizada a sua análise crítica, a reflexão e investigação realizadas pela estagiária foram conduzidas pelas seguintes questões: 1) será que o IRN,I.P reúne as condições para a implementação com sucesso do BSC?; 2) se sim, como permitir a monitorização e implementação do BSC no IRN, I.P.; e 3) será possível implementar um subsistema no BSC associado ao TQM (Total Quality Management)?. Estas questões de investigação foram construídas a partir da revisão da literatura científica e em torno dos seguintes tópicos: o controlo de gestão, as possibilidades de aplicação de modelos e estudos de TQM ao setor público e, especificamente, o BSC enquanto ferramenta de controlo de gestão e a sua aplicação ao setor público. Para a concretização empírica deste estudo foi recolhida informação relativa ao controlo de gestão e implementação do BSC no IRN, I.P. através das seguintes técnicas de recolha de dados: observação participante, análise de documentos do IRN, I.P., de base BSC e entrevistas realizadas a responsáveis da organização. Os principais resultados podem sintetizar-se no contributo da estagiária para a melhoria da implementação do BSC, no IRN, I.P., como poderosa ferramenta de gestão estratégica desenvolvendo tarefas que permitem: alinhar iniciativas organizacionais e objetivos estratégicos da organização, concretizar a monitorização do BSC, mas, principalmente, permitir que essa monitorização do BSC passe a fomentar o Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) e, por sua vez, o Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Adminstração Pública (SIADAP) no sentido da preparação de futuras avaliações à instituição.
- Search for the Higgs boson decaying to two muons in proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2288 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão da Cruz e Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Iglesias, Lara Lloret; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search for the Higgs boson decaying to two oppositely charged muons is presented using data recorded by the CMS experiment at the CERN LHC in 2016 at a center-of-mass energy $\sqrt{s} =$ 13 TeV, corresponding to an integrated luminosity of 35.9 fb$^{-1}$. Data are found to be compatible with the predicted background. For a Higgs boson with a mass of 125.09 GeV, the 95% confidence level observed (background-only expected) upper limit on the production cross section times branching fraction to a pair of muons is found to be 3.0 (2.5) times the standard model expectation. In combination with data recorded at center-of-mass energies $\sqrt{s} =$ 7 and 8 TeV, the background-only expected upper limit improves to 2.2 times the standard model value with a standard model expected significance of 1.0 standard deviations. The corresponding observed upper limit is 2.9 with an observed significance of 0.9 standard deviations. This corresponds to an observed upper limit on the standard model Higgs boson branching fraction to muons of 6.4 $\times$ 10$^{-4}$ and to an observed signal strength of 1.0 $\pm$ 1.0 (stat) $\pm$ 0.1 (syst).