Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-24"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Projeto de um laboratório metrológico para equipamentos médicosPublication . Lopes, Adriano Ramalho; Farinha, José Manuel TorresQualquer unidade de saúde necessita manter os seus equipamentos biomédicos operacionais e calibrados de modo a que, aquando da sua utilização, estes possam transmitir segurança e revelar eficácia no diagnóstico e tratamento dos pacientes bem como permitir a comparabilidade internacional das suas biomedições. Neste âmbito, procura-se com este projecto abordar a implementação de um laboratório de metrologia para equipamentos biomédicos numa unidade hospitalar. Sendo o universo dos equipamentos biomédicos tão diversificados e estando estes já agrupados em famílias, isto é, por fabricante, por indicações de uso ou com o uso pretendido, ou por nível de risco, entre outras, torna-se mais fácil a escolha de um equipamento e estudá-lo, quer do ponto de vista do seu funcionamento/aplicabilidade, bem como elaborar processos de teste para o mesmo. Feito isto, a posteriori, será mais fácil estabelecer processos de ensaio e/ou calibração para outros equipamentos. Feita a selecção dos equipamentos alvo, os quais terão de ter uma elevada representatividade numérica no CHUC, e com base nas normas e regulamentos internacionais e nacionais, será criado um documento de suporte à implementação de um laboratório metrológico no CHUC. Posteriormente, os resultados deste laboratório, enquanto projecto-piloto, serão extrapolados para outras famílias de equipamentos. Aquando da realização deste projecto ter-se-ão em consideração as linhas orientadoras das várias organizações internacionais, quer da Europa quer dos Estados Unidos América, fazendo o levantamento das melhores práticas internacionais neste setor. Por fim será elaborado um cronograma para a implementação de um laboratório de metrologia nas instalações do CHUC.
- Imunidades diplomáticas: a imunidade de jurisdição penal dos familiaresPublication . Santos, Simone da Costa; Brito, Teresa Quintela deAs imunidades diplomáticas representam, desde a sua origem até aos dias de hoje, um importante instrumento de Direito Internacional Público que tem como objetivo proteger a diplomacia e assegurar o bom funcionamento das relações internacionais entre Estados soberanos. Tendo como principal suporte jurídico a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1961, cumpre-nos analisar os fundamentos e contornos das imunidades diplomáticas. Baseadas, de uma forma geral, na teoria do interesse da função, as referidas imunidades são prerrogativas da titularidade do Estado acreditante; no entanto, por ser o agente diplomático o seu representante direto, é ele o beneficiário por excelência. Porque a prática diplomática assim o exigiu, os diplomatas começaram a fazer-se acompanhar pelas suas famílias e, nessa medida, sentiu-se a necessidade de estender o regime das imunidades diplomáticas aos respetivos familiares, que devem preencher determinados requisitos, sem os quais não pertencem ao núcleo de beneficiários. A imunidade de jurisdição penal encontra aqui particular relevo, já que determina a subtração dos seus beneficiários ao poder soberano do Estado onde se encontram. O que impossibilita que sobre e contra eles se exerça a ação das autoridades judiciárias nacionais, nomeadamente dos tribunais, cuja competência se lhes é retirada. Corolário do princípio da igualdade jurídica dos Estados soberanos, a imunidade de jurisdição penal é absoluta e, enquanto não for levantada pelo seu titular (o Esatdo acreditante), representa um entrave ao exercício da ação penal e prossecução da justiça nacional, no Estado recetor.No atual contexto internacional, a diplomacia enfrenta, hoje, desafios que, aquando da elaboração da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, em 1961, não foram pensados. Impõe-se por isso uma (re)abordagem das formas de cessação da referida imunidade e uma reflexão sobre as consequências políticas e jurídicas que emanam, tanto para o Estado recetor, como para o Estado acreditante, da declaração de “persona non grata” e da transferência do processo para o Estado acreditante, em ordem a evitar situações de impunidade total.
- Empresa de reabilitação urbana Remode: projeto empresarialPublication . Cerqueira, Maria Margarida Telo de Morais; Pinheiro, CarlosO presente trabalho final de mestrado consiste na realização de um plano de negócios, tendo como objetivo a criação e implementação de uma empresa de reabilitação urbana, com enfoque na atividade de reabilitação imobiliária no segmento habitacional. A empresa, denominada Remode, irá atuar inicialmente na cidade de Setúbal com futuro interesse na expansão a nível do distrito de Setúbal, disponibilizando complementarmente serviços de consultoria no domínio do imobiliário. De forma a elaborar um plano de negócios estruturado e bem fundamentado procedeu-se a análises detalhadas em diversas vertentes relevantes para o sucesso da Remode. Assim sendo, numa primeira fase realizou-se uma análise do meio envolvente e, em particular, do segmento de mercado onde a empresa irá atuar. Numa fase subsequente procedeu-se a análise SWOT, bem como do posicionamento da empresa no mercado, aplicando igualmente o modelo das 5 Forças de Porter. A análise desenvolvida permitiu delinear estratégias e objetivos a adotar pela empresa, numa lógica de criação de valor para os seus promotores e, numa perspetiva holística, para as demais partes interessadas (stakeholders), nomeadamente, clientes, parceiros, colaboradores, fornecedores, entidades financiadoras e Câmara Municipal. Por último, efetuou-se a análise financeira com o objetivo de aferir a viabilidade económica do projeto, com base em três cenários: cenário base, cenário pessimista e cenário otimista. Os resultados obtidos sugerem que a Remode criará valor para os seus promotores, permitindo uma rentabilidade acima do custo de capital e um período de retorno (payback) em linha com projetos desta natureza.
- Altis Belém Hotel & Spa: Relatório de EstágioPublication . Flores, Diogo Andrade de Carvalho Plácido; Rodrigues, ÁureaO presente relatório tem por base o estágio realizado entre setembro e novembro de 2017 no hotel Altis Belém Hotel & Spa, com o propósito de obtenção do Grau de Mestre em Gestão do Turismo e da Hotelaria pela Universidade Europeia. Neste trabalho é realizada uma revisão de literatura sobre os temas afetos á área de atuação durante o estágio, como a receção e as funções que nela foram desempenhadas. Em paralelo as áreas de Turismo e Hotelaria são também revistas, e é apresentado o Hotel, Grupo Hoteleiro e descritas as funções desempenhadas durante o estágio. O estágio decorreu sob supervisão do Front Office Manager do hotel e teve como objetivos a integração na equipa de Receção, participação em todo o processo que dela decorre e que nela acaba e tentar aliar a experiência “on-site” realizando tarefas em tempo real e contexto profissional aos conhecimentos adquiridos no Curso de Mestrado. Este relatório está dividido em 6 partes. Na primeira parte é descrito o contexto em que o Turismo e Hotelaria se inserem internacional e nacionalmente. Na segunda parte é feito o enquadramento teórico da temática da Receção e Back-Office dum hotel, sendo na terceira parte apresentado o hotel e o grupo hoteleiro a que este pertence. Na quarta parte são descritas as atividades e funções realizadas durante o estágio e na quinta parte procura-se relacionar estas mesmas com as unidades curriculares do curso. Finalmente, na sexta parte, são apresentadas algumas conclusões e considerações finais acerca dos temas abordados.
- Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis RealPublication . Perdiz, Inês Alix da Marta; Rodrigues, ÁureaAo longo dos últimos anos, o turismo mundial tem vindo a verificar um crescimento rápido e diversificado, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico (OMT, 2017). Portugal não é exceção e Lisboa tem visto o turismo de negócios crescer, nomeadamente para realização de congressos e conferências. Assim, a ferocidade da concorrência e a dificuldade em vingar num ambiente tão competitivo prende-se, por vezes, com a dificuldade de comunicação dentro do mesmo departamento e da sua relação com os outros, pois sem uma comunicação eficaz, torna-se difícil entregar ao cliente, um serviço de excelência. Durante o estágio no Departamento Comercial do Grupo Hotéis Real foi possível desenvolver atividades de responsabilidade que interferiam com todo o funcionamento e dinâmica do departamento, o que permitiu a observação e análise crítica de algumas dessas atividades, especialmente no que respeita a processos internos e de comunicação com outros departamentos, pois este departamento comunica com o topo estratégico, com os níveis mais operacionais do grupo hoteleiro e está, ainda, em intenso contacto com o cliente. Posto isto, o objetivo deste estudo é apresentar sugestões de melhoria nos processos internos do Departamento Comercial e nos processos de comunicação com outros departamentos. As sugestões apresentadas resultam, essencialmente, de uma análise crítica desenvolvida tendo por base os conhecimentos adquiridos no mestrado e na experiência adquirida durante o estágio. A implementação das propostas de melhoria não é demasiado exigente, mas envolve o desenvolvimento de uma relação mais estreita com o cliente, de modo a superar, constantemente, as suas expetativas.
- Avaliação das atitudes dos residentes de Lisboa em relação à Short-term RentalPublication . Petruzzi, Marina Arriada; Marques, GabrielaO turismo está a desempenhar um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de muitas localidades e, acompanhado dos novos modelos de negócios intermediados pelas tecnologias digitais, como é o caso da short-term rental (STR), acaba por ganhar dimensões ainda maiores. Muito tem-se discutido sobre o desenvolvimento do turismo nos últimos anos e sabe-se que envolve uma constante análise dos seus impactos, tornando-se necessário um planeamento que leve em conta os interesses de todos os stakeholders envolvidos, em especial das comunidades anfitriãs por serem consideradas como vitais para o desenvolvimento sustentável da atividade. Neste contexto, o presente trabalho avalia (i) os fatores que influenciam as atitudes dos residentes quanto à STR, (ii) os fatores que identificam o envolvimento dos residentes com a STR, e (iii) o grau de envolvimento dos residentes com o local onde residem. Utilizou-se uma metodologia quantitativa baseada na aplicação presencial de um questionário a uma amostra de 94 residentes nas freguesias de Lisboa com maior número de alojamentos listados na plataforma Airbnb. Os resultados permitiram revelar as atitudes positivas e negativas face à STR e evidenciar que os residentes se sentem envolvidos com os assuntos relacionados com a STR. Por último, o estudo revelou que os residentes se sentem integrados com a freguesia e a cidade onde residem. A compreensão das atitudes face à STR pode contribuir como um primeiro passo para o desenvolvimento de um modelo conceptual que favoreça, através de uma intervenção política e social adequada, o desenvolvimento contínuo e sustentável do turismo com o envolvimento ativo das comunidades. São descritos as limitações e os contributos para investigações futuras.
- MARTA: a high-energy cosmic-ray detector concept for high-accuracy muon measurementPublication . Abreu, P. et al. (45 authors); Andringa, S.; Assis, P.; Blanco, A.; Brogueira, P; Carolino, N.; Cazon, L.; Conceição, R.; Cunha, O; Diogo, F.; Espadanal, J.; Ferreira, M.; Ferreira, P.; Fonte, P.; Gonçalves, P.; Lopes, L.; Mendes, L.; Pereira, A.; Pimenta, M.; Sarmento, R.; Tomé, B.; Wolters, H.A new concept for the direct measurement of muons in air showers is presented. The concept is based on resistive plate chambers (RPCs), which can directly measure muons with very good space and time resolution. The muon detector is shielded by placing it under another detector able to absorb and measure the electromagnetic component of the showers such as a water-Cherenkov detector, commonly used in air shower arrays. The combination of the two detectors in a single, compact detector unit provides a unique measurement that opens rich possibilities in the study of air showers.
- Constraints on the chiral magnetic effect using charge-dependent azimuthal correlations in $p\mathrm{Pb}$ and PbPb collisions at the CERN Large Hadron ColliderPublication . CMS collaboration (2258 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeCharge-dependent azimuthal correlations of same- and opposite-sign pairs with respect to the second- and third-order event planes have been measured in pPb collisions at sNN=8.16TeV and PbPb collisions at 5.02 TeV with the CMS experiment at the LHC. The measurement is motivated by the search for the charge separation phenomenon predicted by the chiral magnetic effect (CME) in heavy ion collisions. Three- and two-particle azimuthal correlators are extracted as functions of the pseudorapidity difference, the transverse momentum (pT) difference, and the pT average of same- and opposite-charge pairs in various event multiplicity ranges. The data suggest that the charge-dependent three-particle correlators with respect to the second- and third-order event planes share a common origin, predominantly arising from charge-dependent two-particle azimuthal correlations coupled with an anisotropic flow. The CME is expected to lead to a v2-independent three-particle correlation when the magnetic field is fixed. Using an event shape engineering technique, upper limits on the v2-independent fraction of the three-particle correlator are estimated to be 13% for pPb and 7% for PbPb collisions at 95% confidence level. The results of this analysis, both the dominance of two-particle correlations as a source of the three-particle results and the similarities seen between PbPb and pPb, provide stringent constraints on the origin of charge-dependent three-particle azimuthal correlations and challenge their interpretation as arising from a chiral magnetic effect in heavy ion collisions.