Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Rotinas de produção e constrangimentos de uma redação integrada no meio regional: caso da Antena Livre e jornal de AbrantesPublication . Santos, Joana Rita Coelho dos; Lamy, SóniaO jornalismo regional vive dias conturbados na luta pela emancipação dos seus órgãos de comunicação, perante um conjunto de condicionalismos que colocam em causa o exercício pleno da profissão. Como tal, têm sido detetados novos modelos de produção e novas rotinas profissionais, que muitos têm associado ao aparecimento das novas tecnologias, mais precisamente os chamados novos media. Porém, estas novas ferramentas podem não trazer solução para os problemas dos meios regionais, afinal, com a quantidade de constrangimentos apontados, como é possível que o jornalismo local/regional se afirme nesta nova era? É neste sentido que se pretende trazer à discussão as novas práticas e os novos conceitos que têm feito do jornalista um profissional multifacetado, que convive no seio de uma redação multiplataforma com diversas ferramentas colocadas ao seu dispor, mas que parece ainda não conseguir gerir. No entanto, os hábitos de consumo de informação estão a mudar, sendo urgente essa adaptação para garantir a qualidade da informação local/regional.
- Avaliação e Melhoria do SIGAGFS de uma Unidade MilitarPublication . Mourão, Gil Manuel Parreira; Ferreira, PauloA Unidade Militar (UM) desenvolveu e implementou o Sistema Integrado de Gestão Ambiental e de Gestão Florestal Sustentável (SIGAGFS) com o propósito de conciliar a atividade operacional desenvolvida nestas instalações, a qual envolve exercícios militares com armamento pesado, e a sustentabilidade ecológica. O SIGAGFS mantém-se ativo desde 2010 e a sua gestão é da responsabilidade do Gabinete de Qualidade e Ambiente (GQA), o qual coordena a implementação das medidas e boas práticas que fazem parte deste sistema. O GQA é também responsável pela realização de ações de formação e de sensibilização e de auditorias. O SIGAGFS resulta de um empenho contínuo e meticuloso e tem como um dos seus principais pilares a sua contínua melhoria. Este projeto visou a avaliação do SIGAGFS desde a sua implementação, em 2010 até 2015. Assim, ao longo destes seis anos foram monitorizados os consumos mensais e anuais de água potável, energia elétrica, gás propano e resmas de papel da UM, de forma a investigar se se observaria uma redução do consumo destes recursos. Ainda, procurou-se averiguar se foi feito um correto encaminhamento de resíduos urbanos recicláveis e de resíduos resultantes da prática de tiro durante este período. Em paralelo, foram realizadas entrevistas aos dois funcionários do GQA, de modo a apurarmos a realidade atual do SIGAGFS, a importância deste sistema para a sociedade e para as Forças Armadas, quais as principais dificuldades e limitações sentidas na implementação do SIGAGFS e ainda sugestões para melhorar o atual sistema. Deste modo, com base nas entrevistas, traçámos um panorama geral da perspetiva atual do SIGAGFS da UM. Por fim, tendo em conta as opiniões fornecidas pelos entrevistados e considerando outras alternativas inovadoras que poderiam facilmente ser adaptadas à realidade desta Unidade desenvolvemos um plano de melhoria do SIGAGFS com o objetivo de aumentar a eficiência deste sistema e assim contribuir para o sucesso da sustentabilidade ambiental da UM. Assim, ao longo deste projeto procuraremos perceber se será possível conciliar a atividade operacional de uma Unidade desta natureza, com armamento pesado, como a sustentabilidade ecológica e contribuir ativamente para um desenvolvimento sustentável.
- Luxo Sustentável: Estudo de Caso Tours for YouPublication . Oliveira, Inês Bandeira Ferreira Prata de; Leal, Maria do Carmo; Almeida, SofiaO conceito de sustentabilidade (a nível ambiental, social e económico) tem, dentro do panorama turístico, vindo a ganhar cada vez mais popularidade, devido à sua relevância a longo prazo, mas que passa, necessariamente, por medidas implementadas agora. Por outro lado, o conceito de turismo de luxo não tem tido tanta exposição. No entanto, uma vez que a sustentabilidade é a única forma de, a longo prazo, preservar os recursos nos quais assenta a actividade turística, esta dissertação procura, assim, identificar uma possível ligação entre o turismo de luxo e a sustentabilidade (conceitos aparentemente contrários). Adicionalmente, esta dissertação procura, através da realização de um estudo de caso de uma das melhores empresas de turismo de luxo portuguesas, averiguar se estas conclusões teóricas se verificam, actualmente, no mercado.
- Investimento português no Peru: o caso da PHC SoftwarePublication . Jimenez Tuesta, Carlos Alberto; Moreira de Carvalho, RuiA presente dissertação tem como objetivo central analisar o investimento português no Peru e, em particular, o processo de internacionalização da PHC Software para este mercado. A análise ao conteúdo da entrevista ao leader da empresa auxilia o estudo da evolução deste processo de internacionalização, ajudando a tipificar os motivos e os constrangimentos identificados pela empresa. A revisão de literatura procura sistematizar algumas das principais teorias, com enfâse em temas como a internacionalização, nomeadamente, a sua importância, intuitos, processos e modelos. Os assuntos em apreço são elementos críticos para maximização de competências das organizações. A realização da entrevista ajudou a compreender as principais conclusões deste trabalho, nomeadamente a (i) importância da internacionalização em parceria, (ii) a importância do conhecimento profundado de todas as variáveis do empreendimento e o (iii) Peru sendo uma boa opção para o processo de internacionalização. Na análise aos resultados, constatou-se um aumento da importância do comércio dos mercados dos países em desenvolvimento. Observou-se a importância dos apoios financeiros e da internacionalização em parceria estratégica para o sucesso da mesma no mercado peruano.
- BOMBEIROS: RISCOS ERGONÓMICOS ASSOCIADOS AO TRANSPORTE DE DOENTESPublication . Almeida, Bruno; Miguel, Alberto SérgioAté à Revolução Industrial as condições de trabalho eram completamente negligenciadas, sendo a produtividade a única preocupação. Desde então, a higiene e segurança no trabalho tem ganho ênfase quer a nível de legislação e documentação reguladora, quer a nível da implementação de procedimentos que garantem a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores. No caso específico dos Bombeiros Voluntários e, de um modo mais concreto a sua atividade de transporte de doentes, sabe-se que esta área é ainda bastante negligenciada e descorada de procedimentos de segurança, mantendo-se estes operacionais vulneráveis a diversos riscos profissionais, entre os quais os riscos ergonómicos. Com este estudo pretende-se avaliar a exposição dos bombeiros voluntários que exercem a atividade de transporte de doentes a riscos ergonómicos, bem como sensibilizar esses operacionais e as suas entidades detentoras para a adoção de medidas preventivas.