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- A Diversidade ReligiosaPublication . Valente, Ana Maria; Nogueira, ClementinaO presente trabalho partiu de duas situações vividas em contexto escolar, uma das situações ocorreu nas Atividades de Enriquecimento Curricular, e na outra as Atividades de Animação e Apoio à Família. Numa das situações foi enquanto lecionava as Atividades de Enriquecimento Curricular, em que me deparei com um aluno que era Testemunha de Jeová. A outra situação passou-se num Jardim-de-Infância, onde trabalhava nas Atividades de Animação e Apoio à Família, numa das salas uma das crianças também era Testemunha de Jeová. Os pais logo no início do ano letivo comunicaram à educadora que a filha não podia realizar trabalhos referentes às festividades festejadas pela religião católica, assim como não festejava os aniversários dos amigos, e o dela. Perante as situações vivenciadas achámos interessante abordar o tema da diversidade religiosa no contexto escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Este trabalho tem como objetivo principal saber como é que professores/educadores encaram a diversidade religiosa em contexto de sala de aula, se têm conhecimentos das leis que estão referidas na Constituição de República Portuguesa, na lei de Bases do Sistema Educativo, na Lei da Liberdade Religiosa e na Declaração Universal dos Direitos Humano, se estão preparados para essa diversidade; se os meios que dispõem são os mais adequados, e se estão disponíveis para enriquecerem os seus conhecimentos. Perante a grande diversidade religiosa existente hoje é importante que a escola esteja preparada, é preciso que se estabeleça uma boa cooperação entre os pais e a escola, porque são eles os principais intervenientes no processo aprendizagem. A metodologia utilizada recorreu a um questionário aplicado a um grupo e 12 docentes. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo e tratamento estatístico, com os quais, procuramos compreender se os professores estão preparados para a diversidade religiosa com que se deparem na atualidade, na sua sala de aula. O estudo foi realizado com Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico de uma Escola Básica e Jardim de Infância do Concelho de Almada. Ao darmos oportunidade aos professores de expressarem a sua opinião, queremos demonstrar as preocupações com que se deparem na escola com a diversidade religiosa. Quisemos também pesquisar se os professores têm dificuldade em planificar as aulas, se frequentam ações de formação na área, e a dificuldade em terem material didático para as aulas quando se trata de abordar a diversidade religiosa. Também nos interessou conhecer a opinião dos inquiridos quanto à adequação dos manuais escolares à diversidade religiosa. Concluímos que os professores têm a preocupação em conhecerem a diversidade religiosa existente na sua sala de aula, mas não se atualizam, ou nunca fizeram qualquer ação de formação sobre o tema. No estudo também se verifica que não há material para lecionar o tema, mas as dificuldades são ultrapassadas com a elaboração do material pelo próprio professor.
- As atitudes dos professores do ensino regular face à inclusão de alunos com NEE nas suas salas de aulaPublication . Moreira Peixoto e Silva, Raquel Sofia
- Measurement of diffraction dissociation cross sections in pp collisions at $\sqrt{s}$ = 7 TeVPublication . CMS collaboration (2145 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Lloret Iglesias, Lara; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoMeasurements of diffractive dissociation cross sections in pp collisions at s=7 TeV are presented in kinematic regions defined by the masses MX and MY of the two final-state hadronic systems separated by the largest rapidity gap in the event. Differential cross sections are measured as a function of ξX=MX2/s in the region -5.53, log10MX>1.1, and log10MY>1.1, a region dominated by DD. The cross sections integrated over these regions are found to be, respectively, 2.99±0.02(stat)-0.29+0.32(syst) mb, 1.18±0.02(stat)±0.13(syst) mb, and 0.58±0.01(stat)-0.11+0.13(syst) mb, and are used to extract extrapolated total SD and DD cross sections. In addition, the inclusive differential cross section, dσ/dΔηF, for events with a pseudorapidity gap adjacent to the edge of the detector, is measured over ΔηF=8.4 units of pseudorapidity. The results are compared to those of other experiments and to theoretical predictions and found compatible with slowly rising diffractive cross sections as a function of center-of-mass energy.
- O impacto da música ambiente cantada em Português no comportamento do consumidor: o caso do El Corte Inglés de Vila Nova de GaiaPublication . Moreira, Marta; Sá, DanielA investigação realizada é de caráter inovador, tendo estudado o impacto da música cantada em Português no comportamento do consumidor do espaço de restauração do El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. Para o efeito, foram conduzidos dois estudos quantitativos (A e B). O estudo A, comparou a resposta dos consumidores à presença/ausência de música ambiente, ao passo que o estudo B, confrontou comportamentos num cenário de exposição a música ambiente cantada em idioma português/estrangeiro. Através da aplicação de um questionário, foram recolhidos dados relativos à estimativa do tempo de permanência no restaurante, valor gasto, quantidade de itens consumidos, disponibilidade para pagar e intenção de retorno e de recomendação. A análise dos dados permitiu concluir que a presença de música ambiente tem considerável impacto no comportamento de consumo e que a exposição do consumidor a música cantada no idioma materno eleva em 24% o tempo de permanência no espaço de restauração e em 17% o valor gasto em compras. A presente investigação constitui um inegável contributo para a gestão adequada e estratégica da música ambiente no ponto de venda, potenciando a criação de experiências memoráveis com real impacto no comportamento do consumidor.