Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Diversidade Religiosa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio-FINAL_ Ana Valente.pdf635.29 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho partiu de duas situações vividas em contexto escolar, uma das situações ocorreu nas Atividades de Enriquecimento Curricular, e na outra as Atividades de Animação e Apoio à Família. Numa das situações foi enquanto lecionava as Atividades de Enriquecimento Curricular, em que me deparei com um aluno que era Testemunha de Jeová. A outra situação passou-se num Jardim-de-Infância, onde trabalhava nas Atividades de Animação e Apoio à Família, numa das salas uma das crianças também era Testemunha de Jeová. Os pais logo no início do ano letivo comunicaram à educadora que a filha não podia realizar trabalhos referentes às festividades festejadas pela religião católica, assim como não festejava os aniversários dos amigos, e o dela. Perante as situações vivenciadas achámos interessante abordar o tema da diversidade religiosa no contexto escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Este trabalho tem como objetivo principal saber como é que professores/educadores encaram a diversidade religiosa em contexto de sala de aula, se têm conhecimentos das leis que estão referidas na Constituição de República Portuguesa, na lei de Bases do Sistema Educativo, na Lei da Liberdade Religiosa e na Declaração Universal dos Direitos Humano, se estão preparados para essa diversidade; se os meios que dispõem são os mais adequados, e se estão disponíveis para enriquecerem os seus conhecimentos. Perante a grande diversidade religiosa existente hoje é importante que a escola esteja preparada, é preciso que se estabeleça uma boa cooperação entre os pais e a escola, porque são eles os principais intervenientes no processo aprendizagem. A metodologia utilizada recorreu a um questionário aplicado a um grupo e 12 docentes. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo e tratamento estatístico, com os quais, procuramos compreender se os professores estão preparados para a diversidade religiosa com que se deparem na atualidade, na sua sala de aula. O estudo foi realizado com Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico de uma Escola Básica e Jardim de Infância do Concelho de Almada. Ao darmos oportunidade aos professores de expressarem a sua opinião, queremos demonstrar as preocupações com que se deparem na escola com a diversidade religiosa. Quisemos também pesquisar se os professores têm dificuldade em planificar as aulas, se frequentam ações de formação na área, e a dificuldade em terem material didático para as aulas quando se trata de abordar a diversidade religiosa. Também nos interessou conhecer a opinião dos inquiridos quanto à adequação dos manuais escolares à diversidade religiosa. Concluímos que os professores têm a preocupação em conhecerem a diversidade religiosa existente na sua sala de aula, mas não se atualizam, ou nunca fizeram qualquer ação de formação sobre o tema. No estudo também se verifica que não há material para lecionar o tema, mas as dificuldades são ultrapassadas com a elaboração do material pelo próprio professor.

Description

Keywords

Educação Diversidade religiosa Multiculturalidade Material didático

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License