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- Atividades desenvolvidas na Decorgel, Produtos Alimentares S. A.Publication . Martins, Jérémy Brito; Seabra, InêsResumo O presente relatório traduz as atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na empresa Decorgel, Produtos Alimentares S.A, tendo em vista a conclusão do Estágio Profissionalizante referente à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Alimentar na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. A Decorgel, Produtos Alimentares S.A, é uma empresa que produz e comercializa produtos alimentares específicos para pastelaria, tais como, recheios de fruta, cremes, geleias, toppings, pastas, brilhos, entre outros. Foram-me sugeridas várias atividades ao longo do estágio, realizei dois estudos e desempenhei duas funções totalmente distintas ao longo destes 6 meses. Comecei por realizar um estudo sobre a temperatura de armazenamento na viscosidade de recheios e brilhos, em que o objetivo deste estudo consistiu em verificar se a temperatura de estabilização dos produtos tem ou não influência na viscosidade do produto final. O segundo estudo incidiu na avaliação do comportamento de duas películas diferentes no processo de termoselagem, que teve como objetivo encontrar a película que melhor protege os produtos, aumentando assim o tempo de prateleira. Desempenhei algumas funções de técnico de qualidade que consistiu, entre outras tarefas, no acompanhamento do processo de fabrico dos diversos produtos produzidos e na realização dos testes de validação dos produtos, seguindo vários parâmetros, tais como, pH, teor em sólidos solúveis (ºBrix) e viscosidade. Com a criação da nova empresa, foi-me apresentado um projeto muito interessante em que me foi proposto o cargo de técnico comercial – responsável de vendas do mercado Português, funções essas totalmente diferentes do que estava habituado a desempenhar, e que estou a desempenhar até aos dias de hoje. Não se observou nenhuma relação evidente entre a temperatura de estabilização e a viscosidade final do produto, para os produtos analisados. Quanto ao estudo de seleção da película que melhor protege o produto dentro da embalagem, foi possível selecionar uma delas, que é a que está a ser usada atualmente pela empresa. 6 De um ponto de vista pessoal, foi importante exercer diversas funções dentro da empresa, permitindo-me conhecer e participar nas diversas atividades que ocorrem dentro da empresa, principalmente no departamento de qualidade e no departamento comercial. Palavras-chave: Pectina, película, técnico de qualidade, técnico comercial. 7 Abstract This report reflects the activities developed during the internship held in Decorgel – Produtos Alimentares, S.A, this Professionalizing Internship was performed to achieve the Master Degree in Food Engineering Escola Superior Agrária of Instituto Politécnico from Coimbra. Decorgel, Produtos Alimentares S.A, is a company that produces and sells food products for pastry shop, such as fruit fillings, creams, jellies, toppings, glazings, among others. During this internship, various activities have been suggested to me. During 6 month I’ve performed two studies and I’ve been responsible two totally different functions. I’ve started by doing an investigation on the storage temperature on the viscosity of fillings and glazings, where the objective of this investigation was to verify if the stabilization temperature of products has or not influence on the viscosity of the final product. The second investigation performed assessed the behavior of two different films in the heat sealing process. The objective was to find what are the films that better protect the products, increasing in this way their shelf life. I have occupied some functions of a quality technician that consisted among other tasks, to follow the process of manufacture of products, to conduct validation tests of products produced, following various parameters such as pH, soluble solids content (Brix) and viscosity. With the creation of the new company, a very interesting project was presented to me. It was offered to me position of commercial technician – responsible for the Portuguese market sale, functions totally different from what I was used to do, and I´m working is position nowadays. There was no clear relation between the temperature stabilization and the viscosity of the final product, for the analyzed products. About investigation of film selection that protects better the product inside the packaging, it was possible to select one that is being currently used by the company.
- Muons in air showers at the Pierre Auger Observatory: Mean number in highly inclined eventsPublication . Pierre Auger collaboration (480 authors); Abreu, Pedro; Andringa, Sofia; Assis, Pedro; Brogueira, Pedro; Cazon, Lorenzo; Conceição, Ruben; Diogo, Francisco; Espadanal, Joao; Gonçalves, Patrícia; Oliveira, Micael; Pimenta, Mário; Santo, Catarina E; Santos, Eva; Sarmento, Raul; Tomé, Bernardo
We present the first hybrid measurement of the average muon number in air showers at ultrahigh energies, initiated by cosmic rays with zenith angles between 62° and 80°. The measurement is based on 174 hybrid events recorded simultaneously with the surface detector array and the fluorescence detector of the Pierre Auger Observatory. The muon number for each shower is derived by scaling a simulated reference profile of the lateral muon density distribution at the ground until it fits the data. A 1019 eV shower with a zenith angle of 67°, which arrives at the surface detector array at an altitude of 1450 m above sea level, contains on average (2.68±0.04±0.48(sys))×107 muons with energies larger than 0.3 GeV. The logarithmic gain dlnNμ/dlnE of muons with increasing energy between 4×1018 eV and 5×1019 eV is measured to be (1.029±0.024±0.030(sys)).
- Marketing Territorial - Câmara Municipal das Caldas da RainhaPublication . Santos de Sousa, Miguel; Varela, Miguel; Trindade, PedroEste trabalho tem como objectivo analisar o marketing territorial no desenvolvimento do território, como uma metodologia que permite novas estratégias e competências num contexto actual de crescente diversidade, competitividade, velocidade e complexidade. Apesar de não ser uma estratégia recente, temos vindo assistir à intensificação da utilização das práticas de marketing territorial, num contexto de planeamento estratégico, com vista alcançar o desenvolvimento territorial, onde a adopção de novos métodos de trabalho e uma visão futurista são essenciais. Toda esta problematização é depois transportada para o concelho das Caldas da Rainha, onde tentamos perceber de que forma se tem afirmado no contexto nacional, a importância da sua localização geográfica, dos eventos, de todas as acções a nível turístico e das redes de cooperação neste processo e qual o impacto junto dos visitantes, residentes e comerciantes. Por fim analisaremos de forma critica a estratégia de Caldas da Rainha no contexto global, a sua capacidade de resiliência num quadro de permanente mudança e continuo reajustamento da estratégia de marketing territorial face a novos contextos.
- As Tecnologias de Informação na gestão Aplicadas à Comunicação dos Serviços de Saúde - Estudo de Caso na Rede Hospitalar do Distrito de LisboaPublication . Sousa Brites, Carolina Ferreira Netto de; Brandão, Nuno; Lopes Costa, JoséO aparecimento das novas tecnologias de informação e comunicação ganham importância face à actual conjuntura económica e social. Consequentemente, toda a dinâmica organizacional sofre profundas alterações. As tecnologias de informação e comunicação, actuando como elemento de mudança da cultura organizacional, conferiram simplicidade, rapidez e originalidade na forma de comunicar, modernizando e inovando as práticas de comunicação. Nas Organizações de Saúde, também se considera fundamental o acompanhamento no que respeita às novas tecnologias de informação e comunicação. Conhecer e compreender a evolução e as tendências actuais da gestão e políticas de prestação de serviços de saúde, enquadrando-as relativamente a esta problemática, é crucial para o desenho de novas medidas de aperfeiçoamento, capazes de harmonizar as necessidades e expectativas dos utentes. Com esta investigação pretendeu-se avaliar a Gestão das Tecnologias de Informação aplicadas à comunicação dos serviços de saúde na Rede Hospitalar do Distrito de Lisboa, mais precisamente, através dos sites do Hospital de Santa Maria, Hospital da Luz, e Hospital Beatriz Ângelo. Esta dissertação tem como objectivo analisar se a forma como as Instituições de Saúde gerem a sua comunicação, através dos seus sites, contribuem para a melhoria da comunicação e participação dos serviços de saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise dos dados resultantes de uma revisão de literatura, e observação directa, com o intuito de responder ao objectivo inicialmente proposto. Este estudo conclui que existe uma crescente valorização da comunicação e envolvimento com o utente, na prestação do melhor serviço. Simultaneamente permitiu identificar algumas barreiras na actual comunicação. Verificou-se também que os conteúdos disponibilizados na maioria dos sites, procuram manter o utente informado, bem como orientá-lo sobre os serviços que tem ao seu dispor em cada instituição, podendo recorrer a estes por marcação online.