Browsing by Issue Date, starting with "2015-01-16"
Results Per Page
Sort Options
- Controlo de alguns PPR's e PPRO's de um sector de pré-cozinhadosPublication . Martinez, Neysa Loussanne de Jesus Pereira; Costa, Rui Manuel Machado daResumo Não é de hoje que a alimentação, a qualidade e a Segurança alimentar preocupa o Homem. As mudanças sociais no hábitos de vida e de alimentação verificadas ao longo dos últimos anos redirecionaram o comportamento o consumidor, que ao mesmo tempo que opta por produtos de rápida confeção, também apresenta uma maior preocupação e exigência com a qualidade dos produtos. Este relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido ao longo de seis meses de estágio numa unidade de pré-cozinhados, nomeadamente na área do controlo da qualidade e da segurança alimentar dos produtos desenvolvidos. No âmbito do tema do estágio às atividades desenvolvidas prendiam-se principalmente com os controlos, ou seja, controlar parâmetros importantes ao processo produtivo, como a temperatura das câmaras de armazenamento, os metais quebráveis dos equipamentos, a matéria-prima na sua receção, as operações de higienização, controlo sensorial dos produtos e controlo metrológico de equipamentos e produto. Também foram desenvolvidas atividades que não se encontravam ligadas diretamente com o processo produtivo, como à análise e tratamento das reclamações de clientes e a fornecedores, atualização das fichas técnicas. Existindo também a possibilidade de acompanhar uma auditória. Palavras-chaves: PPR’s, PPRO’s Análise Sensorial, BPF, metrologia, Controlo, Qualidade. Controlo da Qualidade de pré-cozinhados da Pascoal & Filhos SA 2014 Mestrado em Engenharia Alimentar Neysa Pereira Martinez 2 Abstract Is not new that food, quality and food security concern Man. The social changes in lifestyle and food analysis over the last years, redirect consumer’s behavior, that, while opts for quick confection products, also has a greater concern and demand with quality of the products. This report aims to present the work developed along a six-month period of traineeship on a pre-cooked food unit, particularly in the area of quality control and food safety of the products developed. Under the theme of the traineeship, the activities developed where related mainly to the controls, meaning, checking important parameters to the production process, as the temperature of storage chambers, the breakable metal equipment, the raw material in its receipt, the cleaning operations, sensorial control of the products and the metrological control of equipment and products. Were also developed activities not directly linked to the production process, such as analysis and treatment of complains from clients and to suppliers, and updating datasheets. There was also the possibility to follow an audit. Keywords: PPR’s, PPRO’s, Sensory Analysis, BPF, metrology, control, quality.
- Measurements of Higgs boson production and couplings in the four-lepton channel in pp collisions at center-of-mass energies of 7 and 8 TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2898 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, Helmut
The final ATLAS Run 1 measurements of Higgs boson production and couplings in the decay channel H→ZZ*→ℓ+ℓ-ℓ′+ℓ′-, where ℓ, ℓ′=e or μ, are presented. These measurements were performed using pp collision data corresponding to integrated luminosities of 4.5 and 20.3 fb-1 at center-of-mass energies of 7 and 8 TeV, respectively, recorded with the ATLAS detector at the LHC. The H→ZZ*→4ℓ signal is observed with a significance of 8.1 standard deviations, with an expectation of 6.2 standard deviations, at mH=125.36 GeV, the combined ATLAS measurement of the Higgs boson mass from the H→γγ and H→ZZ*→4ℓ channels. The production rate relative to the Standard Model expectation, the signal strength, is measured in four different production categories in the H→ZZ*→4ℓ channel. The measured signal strength, at this mass, and with all categories combined, is 1.44-0.33+0.40. The signal strength for Higgs boson production in gluon fusion or in association with tt¯ or bb¯ pairs is found to be 1.7-0.4+0.5, while the signal strength for vector-boson fusion combined with WH/ZH associated production is found to be 0.3-0.9+1.6.
- Outsourcing - Proposta de Modelo de DecisãoPublication . Moura da Costa, Tiago José; Dias, ÁlvaroO Outsourcing como possível estratégia de sourcing a adotar por uma organização e em alternativa à natural estratégia de insourcing, apresenta-se nos tempos mais recentes, como uma das mais importantes e poderosas ferramentas no campo da gestão. Tendo as organizações como seu principal farol em termos da sua própria subsistência, o objetivo de ganhar e/ou sustentar a sua vantagem competitiva, existem diversos estudos e teorias económicas que referem o outsourcing como um dos principais veículos, ferramentas, para a condução de uma organização na perseguição desse objetivo. Fatores como a globalização, que provocou um encurtamento das distâncias do mundo atual, quer estas sejam as verdadeiras distâncias físicas, quer sejam as distâncias culturais, linguísticas, económicas, aliados a fatores como o crescente e rápido avanço tecnológico, entre outros, colocam às organizações, qualquer que seja o seu setor de atividade, área de negócio ou localização geográfica, novos e constantes desafios, a fim da obtenção do desiderato de ser melhor que os seus concorrentes e melhor satisfazer os seus clientes. Mais uma vez, para todos estes desafios, muitos dos estudos existentes ao nível do campo da gestão, indicam o outsourcing como a resposta mais assertiva aos mesmos.Posto isto, coloca-se a todos as questões, se o outsourcing é uma ferramenta da gestão tão importante e poderosa, porquê as organizações não adotam sempre o mesmo? ou então, porque é que certas organizações, após decidirem pela utilização do outsourcing, decidem posteriormente abandonar o mesmo? Estas são as questões, entre outras possíveis, que o presente trabalho procura responder. A fim de conseguir esse objetivo, procura-se com o presente trabalho desenvolver um modelo de decisão de sourcing, tendo como possíveis alternativas a estratégia de outsourcing e a estratégia de insourcing, e tendo subjacente à sua decisão, o estudo não somente dos benefícios que possam advir dessa decisão, mas de igual modo, os possíveis riscos daí advindos. Em virtude da decisão da adoção da estratégia de outsourcing ser na maioria das vezes uma decisão estratégica, pretende-se que o modelo de decisão desenvolvido, aquando da sua aplicação, envolva toda a organização, e a análise de fatores relacionados com o cliente, a parte financeira e os processos internos, um pouco à semelhança da ferramenta de gestão Balance Scorecard.Deste modo, o modelo de decisão desenvolvido, apresenta como seus fatores de decisão os possíveis Benefícios, Oportunidades e Riscos associados ao outsourcing e tem subjacente ao seu processo de decisão, o modelo Analytic Network Process, que recorre aos métodos de comparação e avaliação, para fazer os seus julgamentos em termos da importância, influência e probabilidade, e utilizando o conhecimento adquirido do decisor ou uma análise benefícios, custos e riscos.
- A Felicidade no Trabalho: Implicações no Valor da Empresa e no IndivíduoPublication . Pereira Coutinho, Miguel Ramos de Castro; Dias, ÁlvaroNos últimos anos, verifica-se que existe, por parte das empresas, um aumento das preocupações relacionadas com a felicidade no trabalho. De facto existem cada vez mais estudos que comprovam que este ativo intangível é fundamental para o sucesso da Organização, tornando-se um fator distintivo para aumentar a competitividade da mesma. Neste contexto, pretendeu-se com este estudo estudar as implicações da felicidade no valor da empresa e no indivíduo. Para tal, foram formuladas e testadas algumas hipóteses que relacionam a felicidade no trabalho com diferentes variáveis, nomeadamente a produtividade, motivação, satisfação do cliente e valor económico. A metodologia utilizada neste projeto de investigação foi o inquérito por amostragem, direcionado a colaboradores de várias empresas. O inquérito foi enviado por correio eletrónico para contactos pré-selecionados e difundido nas redes sociais. Foram obtidas no total 130 respostas. Os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto às hipóteses formuladas, podendo afirmar-se que a felicidade no trabalho influencia positivamente a produtividade e a motivação. Verificámos também que parece não existir dependência entre a felicidade e a satisfação do Cliente e não nos foi possível concluir se o valor económico é dependente da felicidade.
- Condicionantes da Embalagem no Processo de Decisão de Compra - Um Estudo do Sector AlimentarPublication . Felipe, Raquel Branco; Dias, ÁlvaroAo vivermos num mundo em constantes mudanças, em que o crescimento demográfico, o aumento do poder de compra, o prolongamento da duração da vida humana, conjugados com a redução do preço de venda dos produtos, provocaram o aumento do consumo e, deste modo, muitas vezes deparamo-nos com a difícil tarefa de eleger um produto de entre muitos outros, com a mesma utilidade, sendo que a embalagem pode fazer toda a diferença no processo de tomada de decisão. Quanto às empresas torna-se fundamental a valorização da embalagem dos produtos, da qual podem resultar relacionamentos duradouros com os consumidores, permitindo assim alcançar vantagem competitiva. O setor da alimentação, devido ao seu grau prioritário para a sobrevivência do homem, é o que mais atenção tem recebido, sendo responsável por mais de metade das embalagens consumidas nos países industrializados. Esta investigação teve como objetivo principal perceber como a embalagem comunica com o consumidor português, através de algumas características presentes na mesma e, desta forma, o leve a adquirir o produto. Em termos dos comportamentos de compra, este estudo pretende aferir se existem diferenças significativas nas respostas entre o género masculino e feminino relativamente a vários produtos e quais os atributos da embalagem que mais são valorizados no processo de seleção.
- Implementação de Cidades Inteligentes em Países em Vias de Desenvolvimento - Estudo sobre o Papel da Tecnologia no Desenvolvimento de Serviços de Cidades Inteligentes em MaputoPublication . Gil Barroca, Jean Paulo; Dias, ÁlvaroO estudo de Cidades Inteligentes centra-se frequentemente na aplicação de tecnologias de informação e comunicação para a melhoria dos serviços urbanos e para a resolução de problemas de sustentabili-dade das cidades. Desta visão algo redutora do tema, surge literatura que apenas explora a possibilidade de implementação de soluções e estratégias de Cidades Inteligentes em países cujo contexto facilite a aplicação e adopção dessas soluções. Aplicando a visão da Cidade Inteligente que resulta da cooperação entre os cidadãos e da concepção do governo como uma plataforma de serviços bottom-up, explora-se a possibilidade de desenvolvimento de serviços de Cidades Inteligentes em cidades de países em vias de desenvolvimento aplicando tecnologias frugais mas inovadoras que frequentemente surgem no contexto de países africanos. Identificam-se os principais desafios da sua aplicação e sumarizam-se os resultados da aprendizagem realizada através do desenvolvimento de um serviço de monitorização participativa de serviços urbanos para a cidade de Maputo, em Moçambique.