Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.89 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos, verifica-se que existe, por parte das empresas, um aumento das preocupações relacionadas com a felicidade no trabalho. De facto existem cada vez mais estudos que comprovam que este ativo intangível é fundamental para o sucesso da Organização, tornando-se um fator distintivo para aumentar a competitividade da mesma.
Neste contexto, pretendeu-se com este estudo estudar as implicações da felicidade no valor da empresa e no indivíduo. Para tal, foram formuladas e testadas algumas hipóteses que relacionam a felicidade no trabalho com diferentes variáveis, nomeadamente a produtividade, motivação, satisfação do cliente e valor económico.
A metodologia utilizada neste projeto de investigação foi o inquérito por amostragem, direcionado a colaboradores de várias empresas. O inquérito foi enviado por correio eletrónico para contactos pré-selecionados e difundido nas redes sociais. Foram obtidas no total 130 respostas.
Os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto às hipóteses formuladas, podendo afirmar-se que a felicidade no trabalho influencia positivamente a produtividade e a motivação. Verificámos também que parece não existir dependência entre a felicidade e a satisfação do Cliente e não nos foi possível concluir se o valor económico é dependente da felicidade.
Description
Keywords
Felicidade no trabalho Motivação Produtividade Satisfação do Cliente Valor Económico