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- A influência das indústrias criativas sobre o turismo na cidade do PortoPublication . Barbosa, Ricardo; Mena, RicardoO setor das indústrias criativas em Portugal tem vindo a ganhar preponderância ao longo dos últimos anos, muito em parte como resultado de uma maior necessidade em apostar nas áreas criativas enquanto dinamizadoras da economia. Neste sentido, a Fundação Serralves, através do seu Estudo Macroeconómico – Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região do Norte, divulgado em 2008, lança as bases para o crescimento sustentável da cidade do Porto enquanto pólo criativo, capaz de gerar riqueza económica, social e cultural. Tendo como exemplo o Reino Unido, pioneiro no desenvolvimento das indústrias criativas e que desde cedo se posicionou no sentido de se tornar no centro criativo mundial, a cidade do Porto é hoje uma cidade fervilhante e na qual se sente o papel cada vez mais influente das indústrias criativas. Neste sentido, a investigação levada a cabo teve como objetivo compreender a influência das indústrias criativas sobre o turismo na cidade do Porto, e também desenhar o perfil do turista criativo que visita a cidade do Porto, partindo de uma base de amostragem não probabilística por conveniência. Concluiu-se que o turismo criativo influencia o perfil do turista que visita a cidade do Porto atualmente, bem como ficou demonstrada a presença do empreendedorismo como resultado do turismo cultural e criativo, cada vez mais em voga.
- O valor da marca própria Pingo Doce no Grande Porto: as dimensões do brand equity e a sua relação com a marcaPublication . Moreira, Sofia; Mena, RicardoAs marcas são um dos ativos mais importantes das empresas. Como em qualquer ativo, é fundamental avaliar e monitorizar o seu valor. Um pouco por todo o mundo, o tema Brand Equity tem sido debatido, explorado e analisado, ganhando uma importância significativa tanto na área académica como empresarial. Com a crise económica que temos vindo a viver nos últimos anos e a perda do poder de compra por parte dos consumidores, a procura pelo local mais em conta para fazer compras é uma constante. Quando o mercado entrou em recessão, o Pingo Doce foi um dos retalhistas a aumentar a sua quota de mercado de marcas próprias. O principal objetivo da presente investigação consiste em determinar o brand equity da marca própria do Pingo-Doce em relação às suas dimensões principais: lealdade à marca, qualidade percebida e lembranças/associações da marca. Para isso vai apoiar-se nos estudos de Keller (1993) e Aaker (1996) para chegar a uma definição concreta do significado do termo brand equity, bem como os seus componentes. De seguida, vamos adotar a escala multidimensional de Yoo e Donthu (2001) para solucionar o problema de pesquisa e avaliar o brand equity da marca própria Pingo-Doce na região do Grande Porto.
- O marketing territorial como estratégia partilhada para a competitividade em regiões periféricas: o caso de BragançaPublication . Cepeda, Pedro; Mena, RicardoO cenário atual de crescente globalização e competitividade obrigou os gestores dos territórios a mudar o paradigma do planeamento e desenvolvimento dos lugares. Hoje, cidades, regiões e países competem entre si pela atração de investimento, empresas, negócios, turistas e pela retenção de população e talento. É neste contexto que o marketing territorial tem ganho relevância na esfera académica e na gestão pública. Decidimos, assim, investigar este tema, tendo como suporte físico um território de uma região periférica como é Bragança. Em paralelo, verificámos através da revisão bibliográfica sobre o tema, que os modelos inclusivos e colaborativos de gestão do marketing territorial estão a assumir especial preponderância no campo da governação pública, nos quais se dá primazia à mobilização e inclusão de diferentes stakeholders, nomeadamente dos residentes. Com o intuito de compreender a existência de uma visão estratégica partilhada entre os vários stakeholders e analisar o papel dos residentes no contexto do marketing territorial, utilizamos uma metodologia mista, com elementos qualitativos (8 entrevistas a diferentes stakeholders) e quantitativos (408 questionários a residentes em Bragança). Concluímos que nas questões estratégicas essenciais existe entre os stakeholders uma visão alinhada e uma partilha de opiniões, contudo, questões como a decisão por uma abordagem local ou regional e a liderança provocam alguma divisão de opiniões. No que aos residentes se refere, é notório o elevado grau de satisfação, vinculação e recomendação de Bragança, contudo, a mobilização e participação podem ser mais efetivas, se houver mecanismos influenciadores e indutores. Importa destacar ainda que a questão da perificidade não é vista como um constrangimento mas uma oportunidade, sempre que se saibam potenciar os recursos endógenos do território e a proximidade a Espanha e ao resto da Europa.
- Measurement of prompt $J/\psi$ pair production in pp collisions at $ \sqrt{s} $ = 7 TevPublication . CMS collaboration (2129 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoProduction of prompt J/ψ meson pairs in proton-proton collisions at $ \sqrt{s} $ = 7 TeV is measured with the CMS experiment at the LHC in a data sample corresponding to an integrated luminosity of about 4.7 fb$^{−1}$. The two J/ψ mesons are fully reconstructed via their decays into μ$^{+}$ μ$^{−}$ pairs. This observation provides for the first time access to the high-transverse-momentum region of J/ψ pair production where model predictions are not yet established. The total and differential cross sections are measured in a phase space defined by the individual J/ψ transverse momentum (p$_{T}^{J/}^{ψ}$) and rapidity (|y$^{J/}^{ψ}$ |): |y$^{J/}^{ψ}$ | < 1.2 for p$_{T}^{J/}^{ψ}$ > 6.5 GeV/c, 1.2 < |y$^{J/}^{ψ}$ | < 1.43 for a p$_{T}$ threshold that scales linearly with |y$^{J/}^{ψ}$ | from 6.5 to 4.5 GeV/c, and 1.43 < |y$^{J/}^{ψ}$ | < 2.2 for p$_{T}^{J/}^{ψ}$ > 4.5 GeV/c. The total cross section, assuming unpolarized prompt J/ψ pair production is 1.49 ± 0.07 (stat) ±0.13 (syst) nb. Different assumptions about the J/ψ polarization imply modifications to the cross section ranging from −31% to +27%.
- Measurement of top quark-antiquark pair production in association with a W or Z boson in pp collisions at $\sqrt{s} = 8$ $\,\text {TeV}$Publication . CMS collaboration (2143 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoA measurement of the cross section for the production of top quark–antiquark pairs ( ${\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}}$ ) in association with a vector boson V (W or Z) in proton-proton collisions at $\sqrt{s} = 8$ $\,\text {TeV}$ is presented. The results are based on a dataset corresponding to an integrated luminosity of 19.5 fb$^{-1}$ recorded with the CMS detector at the LHC. The measurement is performed in three leptonic (e and $\mu$) channels: a same-sign dilepton analysis targeting ${\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} \mathrm {W} $ events, and trilepton and four-lepton analyses designed for ${\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} {\mathrm {Z}} $ events. In the same-sign dilepton channel, the ${\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} \mathrm {W} $ cross section is measured as $\sigma _{{\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} \mathrm {W}} = 170 ^{+90-80}\,\text {(stat)} \pm 70\,\text {(syst)} \, \text {fb} $ , corresponding to a significance of 1.6 standard deviations over the background-only hypothesis. Combining the trilepton and four-lepton channels, a direct measurement of the ${\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} {\mathrm {Z}} $ cross section, $\sigma _{{\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} {\mathrm {Z}}} = 200 ^{+80-70}\,\text {(stat)} ^{+40-30}\,\text {(syst)} \mathrm{fb}^{-1} $ , is obtained with a significance of 3.1 standard deviations. The measured cross sections are compatible with standard model predictions within their experimental uncertainties. The inclusive ${\mathrm {t}}\overline{{\mathrm {t}}} {\mathrm {V}} $ process is observed with a significance of 3.7 standard deviations from the combination of all three leptonic channels.
- A relevância da rede social Facebook na potencialização da lealdade às marcas na população jovem adulta PortuguesaPublication . Magalhães, João; Mena, RicardoCom o aparecimento das social media, novas formas de comunicação começaram a surgir e consequentemente novas formas de pensar o marketing. Um dos objetivos do marketing é fomentar a lealdade dos clientes. Esta investigação procura perceber até que ponto a rede social Facebook pode potenciar a lealdade dos clientes às marcas. Especificamente, procura perceber se comportamentos relacionados com a notoriedade da marca, o envolvimento do cliente, o boca-a-boca e a lealdade estão presentes nos seguidores da marca no Facebook. Com base na revisão bibliográfica estudada criou-se um modelo preditivo para tentar perceber se a lealdade à marca pode ser potenciada na rede social Facebook através do envolvimento do cliente e do boca-a-boca gerado. Confirmou-se a relevância do envolvimento do cliente na explicação da lealdade dos clientes, ficando a relevância do boca-a-boca aquém do esperado.