Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.63 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O setor das indĂșstrias criativas em Portugal tem vindo a ganhar preponderĂąncia ao longo dos Ășltimos anos, muito em parte como resultado de uma maior necessidade em apostar nas ĂĄreas criativas enquanto dinamizadoras da economia. Neste sentido, a Fundação Serralves, atravĂ©s do seu Estudo MacroeconĂłmico â Desenvolvimento de um Cluster de IndĂșstrias Criativas na RegiĂŁo do Norte, divulgado em 2008, lança as bases para o crescimento sustentĂĄvel da cidade do Porto enquanto pĂłlo criativo, capaz de gerar riqueza econĂłmica, social e cultural. Tendo como exemplo o Reino Unido, pioneiro no desenvolvimento das indĂșstrias criativas e que desde cedo se posicionou no sentido de se tornar no centro criativo mundial, a cidade do Porto Ă© hoje uma cidade fervilhante e na qual se sente o papel cada vez mais influente das indĂșstrias criativas. Neste sentido, a investigação levada a cabo teve como objetivo compreender a influĂȘncia das indĂșstrias criativas sobre o turismo na cidade do Porto, e tambĂ©m desenhar o perfil do turista criativo que visita a cidade do Porto, partindo de uma base de amostragem nĂŁo probabilĂstica por conveniĂȘncia. Concluiu-se que o turismo criativo influencia o perfil do turista que visita a cidade do Porto atualmente, bem como ficou demonstrada a presença do empreendedorismo como resultado do turismo cultural e criativo, cada vez mais em voga.
Description
Keywords
Turismo IndĂșstrias criativas City Branding Porto