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- Pedagogia do E-Learning: um ambiente de aprendizagem online para professores e formadoresPublication . Cruz, António; Monteiro, AngélicaVerificando-se uma utilização crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação em diferentes contextos da sociedade, torna-se difícil conceber o ensino aprendizagem sem o recurso a essa mesma via comunicacional. Os professores muitas vezes resistem às TIC ou simplesmente alteram o suporte de analógico para digital, mas mantêm o formato dos conteúdos baseado maioritariamente em textos, sobretudo quando recorrem ao e-Learning. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e de avaliação de um protótipo multimédia para a formação em “pedagogia do e-Learning”. Com base num enquadramento teórico e numa plataforma online orientada para a formação, desenhamos um ambiente de aprendizagem destinado a formadores, com recurso ao vídeo. A metodologia de investigação baseou-se nos princípios da Development Research e desenvolvimento do ambiente de formação seguiu o modelo ADDIA, tendo como fases de desenvolvimento: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. Durante o processo de desenvolvimento foram utilizados dois questionários para análise e caracterização da amostra. Foi efetuado um teste de avaliação heurística com peritos para avaliar a usabilidade e foram efetuados dois testes com os utilizadores da amostra, um de avaliação heurística e outro de avaliação de satisfação (System Usability Scale). O ambiente de aprendizagem que desenhamos foi validado pelos peritos com 87,79% de respostas positivas e pelos utilizadores com características semelhantes às do público-alvo com 92,60% de respostas positivas.
- Conceção e Avaliação de um Ambiente Online de Formação em ParapentePublication . Dias, José; Barros, Rita; Monteiro, AngélicaCom o presente estudo pretende-se verificar as potencialidades de um protótipo multimédia educativo, a fim de melhorar a formação do parapente. Neste sentido, as TIC surgem como um recurso fundamental para promover o sucesso do ensino/aprendizagem nas mais variadas vertentes pedagógicas, quer sejam de carácter teórico ou prático. Após uma revisão bibliográfica centrada na evolução do voo livre e no papel das TIC enquanto ferramenta com potencialidades para a promoção do processo ensino/aprendizagem no parapente, recorreu-se a um questionário exploratório que permitiu conhecer a opinião dos formandos e parapentistas sobre a implementação da educação online, e em particular, identificar constrangimentos relacionados com dificuldades na utilização das TIC e da plataforma. A partir dos constrangimentos identificados, construi-se um protótipo (website) de suporte e apoio aos formandos, facilitador da utilização do ambiente virtual de aprendizagem. O estudo seguiu da metodologia de development research, para tal, precedeu-se à realização do protótipo multimédia sustentado no processo ADDIA (Analisar, Desenhar, Desenvolver, Implementar e Avaliar), o qual envolve a realização de sucessivas análises e avaliações, com testes de avaliações heurísticas e usabilidade com peritos e utilizadores semelhantes ao público-alvo. Para executar o processo em que o protótipo foi usado como recurso pedagógico, recorreu-se a um grupo experimental, constituído por formandos de parapente dos anos 2012-2013, da escola Wind-Nordeste delegação da Wind, no Aero Clube de Mirandela (ACM). Através dos testes e questionários aplicados, verificou-se que os formandos consideram este protótipo uma mais-valia para o ensino/aprendizagem de parapente. Assim, sugere-se a aplicação do protótipo na formação online em parapente, como recurso de apoio aos formandos.
- Retrospective study on mastitis pathogens and their susceptibility to antibiotics in dairy farms of São Miguel (Azores) - association with herds´ holdings and management practicesPublication . Vieira, Andreia Filipa Gomes; Duarte, Sofia Alexandra Giestas Cancela; Martins, Elisabete GomesBovine mastitis is the most prevalent disease in the production of dairy cattle worldwide. The present study aimed to characterize the main etiological agents of mastitis and the corresponding susceptibility patterns in 700 milk samples submitted to the Azorean regional laboratory in 2013. A questionnaire was also performed to determine the relationship of the isolated agents with different types of management practices and features of the dairy farms that produced the analyzed milk samples. Environmental agents were the ones more frequently isolated namely Escherichia coli and Streptococcus uberis. Contagious agents were less frequently isolated, of which Staphylococcus aureus was the most frequently isolated. Amoxicilin plus clavulanic acid was the antibiotic combination to which a larger number of agents was susceptible to. Some management practices were significantly associated with the isolation of certain bacteria in mastitic milk samples, namely the extension of the dry periods and the use of internal teat sealant.
- Criação de uma aplicação IOS: divulgação multimédia de histórias do PortoPublication . Fernandes, SílviaA aplicação Invicta! é o resultado proposto de uma exploração na divulgação pública de histórias da cidade do Porto. Estas são memórias de lugares, acontecimentos passados singulares que fazem parte de um património cultural disperso e inalcançável à generalidade dos habitantes. Propõe-se traduzir e enriquecer a imagem coletiva e identidade da cidade através da difusão de histórias peculiares constituídas por uma multiplicidade de mídia: texto, imagem, vídeo, áudio, música e realidade aumentada. No processo projetual, são investigadas as possibilidades dos meios digitais e analisado o modo em que estes podem estes adicionar significado ao contar de histórias. Aplicam-se os princípios encontrados aos smartphones, sendo propícios à deslocação urbana, e cuja mobilidade permite um contacto direto com a cidade. Consequentemente, é desenvolvida uma aplicação no sistema operativo iOS para iPhone. São seguidas e cumpridas metodologias nas áreas da experiência do utilizador e interface, desenhando o projeto de forma exploratória e com recurso a investigação visual e teórica. Apresenta-se um objeto final coerente e intuitivo, dando-se ênfase gráfico ao seu conteúdo e cumprindo os parâmetros propostos de boa usabilidade, sendo este representado visualmente por todos os seus ecrãs e sistema de navegação.
- Measurement of the production cross sections for a Z boson and one or more b jets in pp collisions at sqrt(s) = 7 TeVPublication . CMS collaboration (2221 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Calpas, Betty; Almeida, Nuno; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoThe production of a Z boson, decaying into two leptons and produced in association with one or more b jets, is studied using proton-proton collisions delivered by the LHC at a centre-of-mass energy of 7 TeV. The data were recorded in 2011 with the CMS detector and correspond to an integrated luminosity of 5 fb(−1). The Z(ℓℓ) + b-jets cross sections (where ℓℓ = μμ or ee) are measured separately for a Z boson produced with exactly one b jet and with at least two b jets. In addition, a cross section ratio is extracted for a Z boson produced with at least one b jet, relative to a Z boson produced with at least one jet. The measured cross sections are compared to various theoretical predictions, and the data favour the predictions in the five-flavour scheme, where b quarks are assumed massless. The kinematic properties of the reconstructed particles are compared with the predictions from the MadGraph event generator using the pythia parton shower simulation.