Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o presente estudo pretende-se verificar as potencialidades de um protótipo multimédia educativo, a fim de melhorar a formação do parapente. Neste sentido, as TIC surgem como um recurso fundamental para promover o sucesso do ensino/aprendizagem nas mais variadas vertentes pedagógicas, quer sejam de carácter teórico ou prático.
Após uma revisão bibliográfica centrada na evolução do voo livre e no papel das TIC enquanto ferramenta com potencialidades para a promoção do processo ensino/aprendizagem no parapente, recorreu-se a um questionário exploratório que permitiu conhecer a opinião dos formandos e parapentistas sobre a implementação da educação online, e em particular, identificar constrangimentos relacionados com dificuldades na utilização das TIC e da plataforma.
A partir dos constrangimentos identificados, construi-se um protótipo (website) de suporte e apoio aos formandos, facilitador da utilização do ambiente virtual de aprendizagem. O estudo seguiu da metodologia de development research, para tal, precedeu-se à realização do protótipo multimédia sustentado no processo ADDIA (Analisar, Desenhar, Desenvolver, Implementar e Avaliar), o qual envolve a realização de sucessivas análises e avaliações, com testes de avaliações heurísticas e usabilidade com peritos e utilizadores semelhantes ao público-alvo.
Para executar o processo em que o protótipo foi usado como recurso pedagógico, recorreu-se a um grupo experimental, constituído por formandos de parapente dos anos 2012-2013, da escola Wind-Nordeste delegação da Wind, no Aero Clube de Mirandela (ACM).
Através dos testes e questionários aplicados, verificou-se que os formandos consideram este protótipo uma mais-valia para o ensino/aprendizagem de parapente. Assim, sugere-se a aplicação do protótipo na formação online em parapente, como recurso de apoio aos formandos.
Description
Keywords
multimédia ;internet; ensino/aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação