Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Verificando-se uma utilização crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação em diferentes contextos da sociedade, torna-se difícil conceber o ensino aprendizagem sem o recurso a essa mesma via comunicacional. Os professores muitas vezes resistem às TIC ou simplesmente alteram o suporte de analógico para digital, mas mantêm o formato dos conteúdos baseado maioritariamente em textos, sobretudo quando recorrem ao e-Learning.
O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e de avaliação de um protótipo multimédia para a formação em “pedagogia do e-Learning”. Com base num enquadramento teórico e numa plataforma online orientada para a formação, desenhamos um ambiente de aprendizagem destinado a formadores, com recurso ao vídeo.
A metodologia de investigação baseou-se nos princípios da Development Research e desenvolvimento do ambiente de formação seguiu o modelo ADDIA, tendo como fases de desenvolvimento: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação.
Durante o processo de desenvolvimento foram utilizados dois questionários para análise e caracterização da amostra. Foi efetuado um teste de avaliação heurística com peritos para avaliar a usabilidade e foram efetuados dois testes com os utilizadores da amostra, um de avaliação heurística e outro de avaliação de satisfação (System Usability Scale).
O ambiente de aprendizagem que desenhamos foi validado pelos peritos com 87,79% de respostas positivas e pelos utilizadores com características semelhantes às do público-alvo com 92,60% de respostas positivas.
Description
Keywords
Tecnologias de Informação e Comunicação