Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Pedagogia do E-Learning: um ambiente de aprendizagem online para professores e formadores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
48939Antonio_Paulo_Marques_Cruz.pdf16.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Verificando-se uma utilização crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação em diferentes contextos da sociedade, torna-se difícil conceber o ensino aprendizagem sem o recurso a essa mesma via comunicacional. Os professores muitas vezes resistem às TIC ou simplesmente alteram o suporte de analógico para digital, mas mantêm o formato dos conteúdos baseado maioritariamente em textos, sobretudo quando recorrem ao e-Learning. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e de avaliação de um protótipo multimédia para a formação em “pedagogia do e-Learning”. Com base num enquadramento teórico e numa plataforma online orientada para a formação, desenhamos um ambiente de aprendizagem destinado a formadores, com recurso ao vídeo. A metodologia de investigação baseou-se nos princípios da Development Research e desenvolvimento do ambiente de formação seguiu o modelo ADDIA, tendo como fases de desenvolvimento: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. Durante o processo de desenvolvimento foram utilizados dois questionários para análise e caracterização da amostra. Foi efetuado um teste de avaliação heurística com peritos para avaliar a usabilidade e foram efetuados dois testes com os utilizadores da amostra, um de avaliação heurística e outro de avaliação de satisfação (System Usability Scale). O ambiente de aprendizagem que desenhamos foi validado pelos peritos com 87,79% de respostas positivas e pelos utilizadores com características semelhantes às do público-alvo com 92,60% de respostas positivas.

Description

Keywords

Tecnologias de Informação e Comunicação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License