Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- El papel de la arquitectura vernácula en la arquitectura moderna del Norte de Portugal, 1948-1973Publication . Requejo Fernández, Jorge Francisco; Nunes, LígiaA mediados de siglo XX, la falta de relaci6n de la arquitectura moderna con el lugar, puso en causa los principios del Movimiento Moderno. Esta cuesti6n, provoc6 que se centrara la atenci6n en el analisis de los aspectos propios de cada zona con el fin de encontrar el modo de adaptar la arquitectura moderna a cada lugar. La busqueda de mecanismos que permitieran adaptar la nueva arquitectura al lugar llev6 a muchos arquitectos a estudiar la arquitectura vernacula para entender como estas construcciones se integraban y se relacionaban con el entorno. De este modo, a mediados de siglo la arquitectura moderna se apoy6 en el estudio de la arquitectura vernacula con el fin de extraer soluciones para adaptar la nueva arquitectura a los condicionantes fisicos y culturales de cada lugar. Este momento de revisi6n de los principios del Movimiento Moderno, marcaria la arquitectura portuguesa de esos anos. Dando lugar a una generaci6n de arquitectos modernos, que mostraron como realizar una arquitectura adaptada al momento y a la vez relacionada con el entorno y la cultura. Arquitectos, que mas que un estilo mostraron una actitud, un modo de ver la arquitectura basado en la raz6n y la l6gica. La presente investigaci6n tiene como objetivo identificar las relaciones entre la arquitectura vernacula y la arquitectura moderna portuguesa de entre 1948-1973, estudiando y comparando los principios generadores de estas construcciones. Los casos de estudio reflejan la transformaci6n que sufri6 la arquitectura portuguesa de ese momento, especialmente en el Norte de Portugal impulsada por la orientaci6n de Escola de Belas Artes do Porto. Estos proyectos, reflejan la nueva arquitectura moderna portuguesa, una generaci6n marcada por las imposiciones del regimen de Salazar y las vanguardias internacionales. Este trabajo pretende contribuir al conocimiento de la arquitectura domestica portuguesa de mediados de siglo XX, abordando las relaciones entre la arquitectura vernacula y la arquitectura moderna del Norte de Portugal.
- O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalistaPublication . Teixeira, Bruna Gomes; Alcindor Huelva, MónicaAs transformações ocorridas nos museus de arte contemporânea, face ao cenário artístico no final do século XX, motivaram a realização deste estudo. As variadas linguagens artísticas, como formas, tamanhos e caraterísticas. evidenciaram preocupações espaciais em cada envolvente. O espaço expositivo teve que se adaptar às novas expressões artísticas, para uma melhor compreensão da arquitetura e da sua relação com a arte. A investigação foi desenvolvida através da análise de três estudos de caso. A análise do objeto de estudo, centrada no museu de arte contemporânea, é focada através da exposição itinerante Ideias K de Fernando Sinaga. Esta exposição, de arte contemporânea pós-minimalista, esteve patente no Museu de Arte Contemporânea de Castilla y Léon, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Museu de Arte Contemporânea de Alicante. A análise da exposição itinerante fundamenta-se na definição das caraterísticas arquitetónicas evidentes nos museus de arte contemporânea e na sua interação com a arte contemporânea pós-minimalista. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os processos de transformações arquitetónicos e museológicos nos museus de arte contemporânea, no século XX e definir os vínculos mais relevantes entre o espaço arquitetónico museográfico e o espaço expositivo museológico da arte contemporânea pós-minimalista. A metodologia da investigação fundamenta-se no método de multicasos, de natureza comparativa, dos três museus de arte contemporânea. As técnicas de recolha de informação baseiam-se na análise documental e na análise documental gráfica dos projetos dos museus em estudo, para assinalar as caraterísticas espaciais, tendo em consideração a sua relação com a exposição itinerante Ideias K. Para uma informação sustentada foram ainda realizadas quatro entrevistas, que fundamentam a análise dos estudos de caso e argumentam as necessidades da arte contemporânea pós-minimalista. O estudo demonstrou a relevância da investigação na temática, sendo esta de relevância para o projeto dos museus de arte contemporânea. O propósito da investigação é de realizar um contributo para a reflexão sobre o espaço flexível, no caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista. Este estudo é pertinente para o desenho da sala expositiva contemporânea, de acordo com as necessidades da arte na atualidade.
- Póvoa Hotel: de um edifício comercial a um renovado espaço hoteleiroPublication . Agonia, Carlos; Sousa, Goreti; Correia, RuiA reconversão de centros comerciais obsoletos como matéria de arquitetura é o objeto de estudo desta dissertação. O objetivo centra-se em explorar algumas questões inerentes ao abandono destes centros comerciais, procurando conhecer a evolução da realidade destes shoppings localizados nos centros das cidades de Portugal e o problema em que se tornaram na sociedade. Procura-se formular uma hipótese de revitalizar estes edifícios, propondo uma nova tipologia e programa. Em consequência da mudança e evolução social e económica, aponta-se a hipótese de um programa hoteleiro como possível tipologia, mais concretamente, e em virtude da crescente procura pelo turismo de baixo custo, um hotel “low cost”. Pretende-se obter resposta a esta problemática, através do estudo da evolução da tipologia do centro comercial, mediante uma análise de projetos de centros comerciais reconvertidos em hotéis em diferentes contextos e analisar centros comerciais passiveis de serem reconvertidos em hotel (em Braga, Guimarães e Póvoa de Varzim) fundamentados por uma recolha de inquéritos a lojistas dos espaços escolhidos. Verifica-se, através da comparação dos dados recolhidos, que existe um crescente, mas moroso, interesse na ocupação e reabilitação deste tipo de espaços, refletindo a consciencialização da sua importância para o acompanhamento da evolução da cidade e da sociedade. Observa-se que as intervenções realizadas permitiram a reintegração dos edifícios, agora com um novo uso, na vida contemporânea, respondendo simultaneamente às necessidades locais assim como à preservação da memória simbólica do edifício. Os dados mostram que é viável reconverter um centro comercial existente num hotel e deste modo definir diretrizes para a elaboração de um projeto de arquitetura num centro comercial específico.
- Habitação rural da Serra da Peneda: arquitectura, povoamento e construção do territórioPublication . Soares, Joana Margarida Fernandes; Correia, Mariana; Fumega, FranciscoA Serra da Peneda é um espaço humanizado com um amplo legado patrimonial que o homem foi ao longo dos tempos deixando em pontos estratégicos do território, como sinais de um esforço colectivo por dominar um espaço à partida intocável. A arquitectura e os sinais das suas várias acções, desde a habitação ao território, são a mais pura demonstração, do esforço dos povos, na edificação de estruturas que representassem para eles, o sentimento de pertença para com o território com um conhecimento intrínseco dos aspectos culturais e tradicionais. A dissertação abordou a situação em que se encontram algumas das marcas visíveis do povoamento da Serra da Peneda, tendo por base compreender a construção do seu território. Em resposta à problemática identificada, estabeleceram-se dois objectivos. A investigação procurou identificar os processos de construção do seu território da Serra da Peneda e os sistemas de organização e estruturação dos aglomerados rurais, valorizando a serra e as manifestações arquitectónicas presentes no território construído. Para a obtenção dos resultados foi necessária a compreensão das inter-relações entre os habitantes e o meio físico, determinando-se o peso dos factores culturais e dos naturais. Como ferramenta complementar, desenvolveram-se metodologias de recolha e análise de dados, como suporte ao estudo do território, povoamento e arquitectura da habitação. Definiram-se métodos específicos para se trabalhar o vasto conjunto de dados, adoptando-se técnicas e procedimentos diversos, desde a consulta documental, trabalho de campo, anotações à análise de fotografias aéreas e cartografia de diferentes anos. No estado da arte, realizou-se a revisão da literatura de autores de referência de estudos sobre a arquitectura popular e território, contribuindo com uma abordagem crítica e argumentativa, levando a concluir que o território se insere numa estrutura social que o caracteriza, marcado pela arquitectura que simboliza o seu espaço. A investigação divide-se em seis partes, organizadas em oito capítulos, dos quais se destacam os referentes à fundamentação teórica, à sistematização dos resultados da análise dos estudos de caso, através da comparação segundo parâmetros comuns, e a correlação como base interpretativa dos indicadores especificados na contextualização e na metodologia, facultando assim os dados necessários para a obtenção de respostas e desenvolvimento das conclusões finais. Como resultado final, a investigação, constitui um contributo relevante para o conhecimento do património arquitectónico no meio rural, revelando alterações ocorridas no mesmo, através da correlação da arquitectura popular com o território construído.
- 10 Anos de experiência : relatório de atividade profissionalPublication . Souto, Nuno Miguel Pedro do; Maia, José QueridoO presente relatório descreve a atividade profissional exercida, após a conclusão da licenciatura bietápica em Engenharia Eletrotécnica, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal em dezembro de 2006. Adicionalmente, é incluída a atividade profissional desenvolvida desde outubro de 2003, data em que foi iniciada a atividade profissional relevante, e concluído o grau de bacharel do mesmo curso. A profissão de Engenheiro Eletrotécnico foi exercida no setor militar como Oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, e, posteriormente, no setor petrolífero na Noruega. Além de identificar e apresentar a atividade profissional exercida, o presente relatório tem também como objetivo demonstrar as capacidades desenvolvidas e consolidadas, tanto no âmbito de conhecimentos técnicos, como outras qualidades profissionais de comunicação, tomada de decisões e liderança de equipas. Serão também discutidos os desafios encontrados em cada etapa e apresentadas as soluções adotadas, bem como argumentação que suporta a decisão final face a potenciais alternativas.