Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Transthyretin Proteins Regulate Angiogenesis by Conferring Different Molecular Identities to Endothelial CellsPublication . Nunes, Raquel J.; Oliveira, Paula de; Lages, Ana; Becker, Jörg D.; Marcelino, Paulo; Barroso, Eduardo; Perdigoto, Rui; Kelly, Jeffery W.; Quintas, Alexandre; Santos, Susana C. R."Background: The biological effects of transthyretin proteins on vasculature remain unknown. Results: V30M transthyretin tetramer modulates endothelial global gene expression, down-regulating pro-angiogenic genes, inducing apoptosis and inhibiting migration. Conclusion: Transthyretin proteins regulate angiogenesis by conferring different molecular identities to endothelial cells. Significance: This work has critical implications in the prevention of early hepatic artery thrombosis in familial amyloidotic polyneuropathy patients after liver transplantation."
- Decisões Estratégicas: Um Estudo de Caso Comparativo no Segmento de Alimentação Fora do Lar em ManausPublication . Astuto, Marcello da Silva; Dias, ÁlvaroA velocidade das transações comerciais entre empresas nacionais e transnacionais exige maior capacidade gerencial dos dirigentes, tecnologias de ponta, estrutura organizacional mais eficiente e decisões rápidas. O desafio dos gestores é desenvolver estratégicas competitivas sustentáveis, neste hostil ambiente. Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar as decisões estratégicas adotadas como diferencial competitivo, por empresas do segmento de alimentação fora do lar, especificamente bares e restaurantes, e comparar com as decisões estratégicas de outras empresas concorrentes no segmento, no mercado manauara. Para tanto, procedeu-se uma análise quali-quantitativa e descritiva-analítica dos dados obtidos por meio de questionário para avaliação das capacidades dinâmicas das empresas, recorrendo-se a pesquisa e estudo de casos múltiplos. Os resultados indicam como os gestores avaliam seu próprio desempenho a frente do negócio, sua postura na relação com colaboradores, fornecedores e concorrentes, e as prioridades e critérios utilizados quando da elaboração de estratégias de atuação de mercado, ainda que de forma empírica. Pode-se, ainda, extrair algumas reflexões acerca dos recursos e capacidades que fazem ou podem efetivamente fazer, a diferença em termos estratégicos frente a concorrência, e que pode significar o sucesso ou o fracasso do empreendimento, a manutenção ou a perda de vendas e clientes, a ampliação ou o sumiço da empresa no mercado. Percebeu-se, ainda, a relação direta entre o sucesso dos empreendimentos pesquisados com o efetivo uso de seus recursos físico, humano e organizacional no desenvolvimento de estratégias competitivas. Da mesma maneira, os bons resultados alcançados advém, ainda, da competência em gerenciar estes recursos para obter vantagem estratégica sustentável.
- Gestão de Tecnologia da Informação: E a Geração Y da área de desenvolvimento de sistemasPublication . Pimenta, Karine Mangueira; Florentino, TeresaAs organizações estão tendo a oportunidade de ter um misto de gerações atuando no ambiente corporativo. As pessoas de décadas passadas (60 e 70) tem a oportunidade de trabalhar ao lado de uma nova geração, chamados pelos estudiosos de Geração Y. Nascidos entre 1982 e 2000, já representam um quarto da população do mundo, nascidos nesta era, estão acostumados à tecnologia e a processos ágeis, globalmente e extremamente exigentes, querem atuar num ambiente inovador e poderem ser criativos. O objetivo desta investigação científica é identificar se as instituições privadas da cidade de Manaus que atuam na área de Tecnologia da Informação estão preparadas para gerir a Geração Y da área de desenvolvimento de sistemas. Para a consecução dessa tarefa realizou-se um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo para identificar se a cultura organizacional das empresas possuem funções que se enquadram no perfil do novo profissional da área de desenvolvimento de sistemas, o índice de rotatividade, para identificar se este se encontra elevado, as ações de gestão realizadas pelos gestores da área de TI aos profissionais da Geração Y, o grau de satisfação e de lealdade corporativa dos técnicos da Geração Y a empresa junto à prestação dos serviços. A proposta em pauta visa apresentar às organizações, alternativas que proporcionem uma melhoria significativa no entendimento e no relacionamento entre o gestor de Tecnologia da Informação e essa nova equipe formada pela Geração Y e, assim, minimizar as áreas de atrito e, consequentemente a rotatividade. O universo pesquisado foi à cidade de Manaus – Amazonas. A amostra foi retirada das três maiores empresas que prestam serviços relevantes na área de Tecnologia da Informação e principalmente na área de desenvolvimento de sistemas, tendo a participação de 105 técnicos que se enquadram no perfil desejado da Geração Y. Os resultados demonstram fragilidade, levando a crer que as empresas necessitam de mudanças constantes, reavaliando sistematicamente desde a cultura organizacional aos processos de gestão, buscando sempre novas estratégias para fazer frente aos novos tempos.