Browsing by Issue Date, starting with "2013-09-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes da qualidade do serviço de babysitting do ponto de vista dos utilizadores e prestadores do serviçoPublication . Costa, Diva; Ferreira, MafaldaO crescimento do sector dos serviços tem evidenciado a importância das empresas dedicarem maior atenção à qualidade com que os seus serviços são prestados. As atividades de prestação de serviço ao cliente a cada dia adquirem mais complexidade. De um lado o consumidor final fica mais exigente e no outro extremo as empresas empenham-se para a conquista da vantagem competitiva. Estamos hoje num mundo onde a educação assume especial relevância no quotidiano e no futuro dos indivíduos, surgindo, deste modo, novos modelos educativos que visam satisfazer as crescentes necessidades. O tempo passa e com ele mudam as necessidades, sejam elas necessidades pessoais, profissionais ou institucionais, a única coisa que se pode afirmar verdadeiramente constante é a vontade de evoluir. Acompanhando a participação da mulher no mercado de trabalho, surgiu uma nova rede de acompanhamento de cuidados à criança, em forma de creches e cuidadores informais, onde se enquadram as Babysitters. Desde 1920 muitos autores conduziram pesquisas que exploram as qualidades de um bom professor. Contudo, um número muito reduzido foi aplicado ao estudo das características de uma boa Babysitter. A crescente procura de serviços de babysitting revela que as famílias cada vez mais procuram serviços personalizados e flexíveis, que possam ser uma solução no aconchego do lar.
- O poder das marcas: a influência do brand equity & brand experience na intenção de compra: retail approachPublication . Ferreira, João; Ferreira, Mafalda
- O impacto da Responsabilidade Social Empresarial no compromisso dos colaboradores: aplicação ao setor farmacêutico PortuguêsPublication . Neves, Sara; Gomes, SandraA Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surge como uma ferramenta ao serviço das empresas, para darem a sua contribuição naquilo que deve ser uma relação de equilíbrio entre crescimento económico e o desenvolvimento sustentado. A relação do indivíduo com a organização tem sido estudada ao longo dos anos, com o objetivo de compreender e promover o compromisso do colaborador com a empresa, de modo a alavancar a competitividade das empresas e modificar mentalidades e comportamentos. Neste contexto, e pela ainda reduzida pesquisa neste âmbito em Portugal (em geral) e no setor farmacêutico português (em particular), o presente trabalho pretende abordar os principais conceitos que definem a RSE; refletir sobre a importância do marketing interno e do marketing relacional numa organização; e estudar, mais em pormenor, o impacto das ações de RSE no compromisso dos colaboradores com as empresas. Para ir de encontro aos objetivos definidos para este trabalho e aferir a perceção dos colaboradores do setor farmacêutico, foi feita uma pesquisa exploratória e quantitativa, sendo utilizado um inquérito por questionário, com a escala de RSE de Maignan et al. (1999), baseada em Carroll (1979) e com a escala de Compromisso Organizacional (CO) baseada na de Meyer e Allen (1997), validada para o contexto português por Nascimento et al. (2008). Da amostra, definida por conveniência (“Bola de Neve”), obtiveram-se 218 respostas, que foram posteriormente alvo de análise e tratamento estatístico. Os resultados obtidos estabelecem uma relação positiva entre as ações de RSE realizadas pelo setor farmacêutico português e o impacto no compromisso dos seus colaboradores; verifica-se que as medidas filantrópicas são as que se relacionam mais positivamente com o CO; as medidas legais são percecionadas de uma forma mais positiva pelas mulheres; e as habilitações académicas influenciam negativamente o CO.
- Estudo do perfil do consumidor turista Portuense no estrangeiroPublication . Oliveira, Diogo; Ferreira, MafaldaAtualmente o comportamento do consumidor turista encontra-se constantemente em mudança, como tal é fundamental entender e perceber quais as suas necessidades, motivações e as suas preferências, ora, com estes fatores bem percetíveis conseguiremos obter uma capacidade de resposta às necessidades e preferências da procura, até mesmo para criar necessidades junto do consumidor. Nos dias de hoje, em qualquer ramo de atividade a competitividade entre as empresas é cada vez maior, o que fará com que qualquer fator diferenciador seja fundamental para a decisão do consumidor, como tal, é importante perceber da melhor maneira possível o comportamento do consumidor turista para conseguir vantagem sobre qualquer empresa, adotando assim mais consumidores e até podendo criar necessidades inexistentes. Contudo, este trabalho tem como objetivos identificar o perfil do consumidor turista Portuense no estrangeiro, como o seu perfil demográfico, motivacional e preferencial do turista residente na zona Metropolitana do Porto. Outro dos objetivos poderá passar pela perceção de quais as preferências deste consumidor ao optar por um determinado destino em vez de outro, com o intuito de ajudar as empresas deste ramo de atividade para a possibilidade de criar promoções turísticas em determinados destinos que estes consumidores estejam interessados. Não será só um apoio às empresas mas também serve de apoio aos principais destinos turísticos em que estes consumidores Portuenses tenham interesse, para uma melhor promoção e uma melhor imagem dos destinos turísticos junto destes consumidores.