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A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surge como uma ferramenta ao serviço das empresas, para darem a sua contribuição naquilo que deve ser uma relação de equilíbrio entre crescimento económico e o desenvolvimento sustentado. A relação do indivíduo com a organização tem sido estudada ao longo dos anos, com o objetivo de compreender e promover o compromisso do colaborador com a empresa, de modo a alavancar a competitividade das empresas e modificar mentalidades e comportamentos. Neste contexto, e pela ainda reduzida pesquisa neste âmbito em Portugal (em geral) e no setor farmacêutico português (em particular), o presente trabalho pretende abordar os principais conceitos que definem a RSE; refletir sobre a importância do marketing interno e do marketing relacional numa organização; e estudar, mais em pormenor, o impacto das ações de RSE no compromisso dos colaboradores com as empresas.
Para ir de encontro aos objetivos definidos para este trabalho e aferir a perceção dos colaboradores do setor farmacêutico, foi feita uma pesquisa exploratória e quantitativa, sendo utilizado um inquérito por questionário, com a escala de RSE de Maignan et al. (1999), baseada em Carroll (1979) e com a escala de Compromisso Organizacional (CO) baseada na de Meyer e Allen (1997), validada para o contexto português por Nascimento et al. (2008). Da amostra, definida por conveniência (“Bola de Neve”), obtiveram-se 218 respostas, que foram posteriormente alvo de análise e tratamento estatístico. Os resultados obtidos estabelecem uma relação positiva entre as ações de RSE realizadas pelo setor farmacêutico português e o impacto no compromisso dos seus colaboradores; verifica-se que as medidas filantrópicas são as que se relacionam mais positivamente com o CO; as medidas legais são percecionadas de uma forma mais positiva pelas mulheres; e as habilitações académicas influenciam negativamente o CO.
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Responsabilidade Social Empresarial Colaboradores Marketing interno Setor farmacêutico