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- O fenómeno das novas substancias psicoactivas lícitasPublication . Gomes, Marco Sérgio Vasconcelos; Nunes, Carlos Alberto CasimiroA rápida detecção de novas substâncias psicoactivas, combinada com o seu estudo em profundidade de modo a caracterizá-las em termos toxicológicos, farmacológicos e forenses, para uma posterior inclusão no leque das substâncias proibidas, tem-se revelado um dos grandes desafios para as políticas adoptados internacionalmente contra o tráfico ilícito de drogas. No contexto da União Europeia, no qual Portugal está inserido, os mecanismos criados para fazer face ao aparecimento de novas substâncias não têm conseguido dar uma resposta adequada a esta nova realidade, cingindo-se praticamente à mera identificação e difusão de informação, não garantindo uma resposta uníssona entre os vários Estados-Membros. Por estas substâncias psicoactivas não serem consideradas à partida como ilegais, têm-se difundido a sua comercialização na internet, expondo o consumidor a riscos desconhecidos. Mais recentemente, estas novas substâncias psicoactivas lícitas têm surgido na composição de drogas ditas legais, que se apresentam na forma de incensos de ervas, fertilizantes para plantas, psicadélicos e extractos naturais, sendo agora também vendidas em lojas de rua, designadas de smartshops, totalmente licenciadas pelo Estado. No nosso país, este mercado alternativo de drogas tem crescido imenso nos últimos anos, podendo estarem-se a efectivar mudanças no perfil e nos hábitos do consumidor tradicional de drogas. Assim sobre esta temática, desenvolveu-se um estudo de carácter exploratório ao consumo de novas drogas legais no concelho de Lisboa, tendo-se aplicado um inquérito a uma amostra não-probabilística de 72 participantes consumidores destas drogas.
- Os movimentos sociais no protesto político: Black BlocPublication . Abreu, Hugo Renato Costa; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasA abordagem teórico-conceptual respeitante aos movimentos sociais e à sua envolvência tem vindo a merecer especial destaque ultimamente. A conjuntura económica e social Europeia e de alguns países do continente Americano relançou o debate em torno dos protestos e reivindicações comportados pelos movimentos. Caracterizados fundamentalmente por uma orientação operacional direccionada para a obtenção de mudanças ou manutenção da realidade num determinado tipo de contexto, os movimentos sociais encerram uma heterogeneidade de indivíduos com motivações e objectivos variados, que vislumbram na acção colectiva uma oportunidade para tentarem concretizar os seus intentos. A participação colectiva das pessoas por meio destes movimentos traduz-se num rol de repertórios de acção, recursos disponíveis e motivações distintas, que culminam com a construção de um modus operandi. À Polícia importa, pois, tornar-se sábia relativamente aos movimentos sociais que frequentemente participam nos protestos políticos, salvaguardando a manutenção da ordem e segurança públicas mediante a planificação e concretização de acções de segurança. É destacada a importância da actividade policial inerente ao controlo da acção colectiva e, utilizando uma abordagem qualitativa, procura-se apresentar, especificamente, uma caracterização do Black Bloc
- Promoção da igualdade de género em contexto de educação pré-escolarPublication . Bento, Alexandra Isabel Ferreira; Marchão, AméliaO desenvolvimento deste projeto de reflexão-ação-reflexão assenta em pilares da pedagogia participativa da infância, dando voz às crianças, escutando-as e entendendo-as como seres com capacidade de participação e de decisão. Nele se refletem e discutem as pedagogias da infância na perspetiva da construção da identidade de género por crianças na faixa etária entre os 3 e os 6 anos de idade. Os procedimentos, enquadrados no âmbito da metodologia de investigação-acção, serviram para ir discutindo, analisando, interpretando, tomando decisões e encontrando referentes que ajudaram a enquadrar e a conceptualizar epistemologicamente a prática pedagógica desenvolvida. Esses mesmos procedimentos ajudaram a construir saberes com base em situações concretas, vivenciadas e facilitadoras da construção da identidade profissional como educadora de infância, quer em termos mais genéricos, quer em termos da igualdade de género a promover na educação de infância.
