ESSA - DTO - Congressos e eventos científicos (inclui comunicações e posters em atas de conferências/encontros científicos)
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- Desenho da Aplicação OT ConnectPublication . Martins, Ana; Silva, Ana Beatriz; Lopes, Ana Filipa; Monteiro, Marta; Moreira, Nuno; Monteny, António
- Um "focus" na ocupaçãoPublication . Martins, Sílvia; Moreira, Nuno; Vieira Da Silva, Cristina; Pimentel, E; Remtula, S
- Um olhar refletido sobre o que faço todos os dias: CorfebolPublication . Quinta, Beatriz; Lima, Isella; Assis, Letícia; Otero, Paloma; Moreira, Nuno
- Divulgar a terapia ocupacional a estudantes do ensino secundário: formato e mensagemPublication . Vieira Da Silva, Cristina; Moreira, Nuno
- Formação de terapeutas ocupacionais em Moçambique: a parceria SCML/ESSAlcoitão/ISCISAPublication . Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Moreira, Nuno; Dias, D.; Matimba, A.Introdução: As parcerias para o desenvolvimento têm sido apontadas pela ONU como um dos objetivos do milénio e de desenvolvimento sustentável. Em 2007, constitui-se uma parceria para formar os primeiros terapeutas ocupacionais em Moçambique, respondendo às necessidades do país no apoio a pessoas com problemas de saúde mental e com sequelas de HIV/SIDA. Passados 14 anos da mesma, importa refletir sobre os fatores que têm permitido o seu sucesso e sustentabilidade. Objetivos: Apresentar o modelo de cooperação SCML/ESSAlcoitão/ISCISA e refletir sobre o processo e resultados obtidos. Metodologia: Recorreu-se à metodologia de estudo de caso, sendo a unidade de observação o modelo de cooperação entre as entidades parceiras. Resultados: O modelo previa a colaboração na revisão do plano de estudos, a lecionação e avaliação nas unidades curriculares, específicas da área da terapia ocupacional e a criação e supervisão de estágios. Para tal, contou-se com um responsável, de cada uma das instituições, na gestão do projeto, com docentes da ESSAlcoitão que, presencialmente, lecionaram unidades curriculares específicas da área da terapia ocupacional e com a contratação de docentes residentes, oriundos de Portugal e Brasil, que asseguraram a continuidade da lecionação nas UCs específicas e dinamizaram contextos de estágio. Este modelo, que foi sendo alterado em função da reflexão anual feita sobre o mesmo e da disponibilidade de recursos, permitiu que até à data se licenciassem 100 terapeutas ocupacionais. Destes, a maioria encontra-se integrado no Ministério da Saúde (MISAU) a exercer a profissão nas diversas províncias de Moçambique. Dos terapeutas ocupacionais formados ao abrigo deste protocolo, 3 estão atualmente integrados no ISCISA como docentes a tempo integral e 9 como docentes convidados. Os terapeutas ocupacionais em exercício colaboram na supervisão de estágios dos estudantes. Conclusão: O modelo implementado para esta parceria permitiu dotar o MISAU de terapeutas ocupacionais que, desde 2011, passaram a integrar as equipas de apoio a crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Permitiu, também, a sustentabilidade na formação destes profissionais, que é feita, na atualidade, com recursos humanos locais, e apoio de docentes da ESSAlcoitão, sobretudo, a distância.
- Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófonoPublication . Dores, Artemisa R.; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Martins, SílviaIntrodução: Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu funcionamento pleno e continuado no tempo, dada a multiplicidade de áreas de conhecimento, membros e países envolvidos, reveste-se de inúmeros desafios. A Comissão Coordenadora dos NAs da RACS (CCNA) criada em janeiro de 2019, tem como missão promover a atividade dos NAs, estimular a sua continuidade e implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos mesmos. Ainda gerir as políticas de ação geral dos NAs em estreita relação com a Direção da RACS. Objetivos: Este trabalho pretende apresentar e refletir o processo de construção dos NAs e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Ainda partilhar exemplos de boas práticas. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho os membros dos NAs responderam a um inquérito online, para permitir recolher (i) a sua perceção acerca do trabalho desenvolvido, (ii) dificuldades sentidas e (iii) estratégias bem-sucedidas. Os NAs mais ativos foram convidados a partilhar as suas boas práticas no formato de testemunho breve e todos os NAs convidados a partilharem a sua experiência no formato roda de conversa. Resultados: Nesta comunicação apresentam-se os NAs ativos, as ações desenvolvidas até ao momento e as planeadas, bem como documentos-chave orientadores das práticas. Ainda o feedback dos NAs acerca do processo e dos resultados. Conclusões: As similaridades e particularidades dos diferentes países da Lusofonia estão a permitir criar projetos e ações inovadoras, com um enorme potencial de expansão que importa estimular. Este trabalho explora essas possibilidades, que visa potenciar, e estratégias para ultrapassar as dificuldades sentidas ao longo do processo.
- Construção de uma rede lusófona em terapia ocupacional: utopia ou uma realidade?Publication . Moreira, Nuno; Dias, Dalila; Faias, Joaquim; Gomes, Maria Dulce; Pestana, SusanaIntrodução: O Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. Atualmente, este núcleo já conseguiu agregar 24 elementos de 5 IES membros da RACS, sendo quatro IES do contexto de Portugal e uma de Moçambique. Objetivos: Apresentar o desenho e construção de um plano de atividades a desenvolver pelo NATO, para o triénio 2021-2023, enquadrado nos objetivos gerais da RACS e ajustando a sua aplicabilidade à área específica da terapia ocupacional. Metodologia: Este trabalho seguiu uma metodologia de estudo de caso, sendo a unidade de estudo o plano de atividades do NATO para o triénio 2021-2023. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do plano de atividades do NATO com a definição dos três objetivos gerais e sua articulação com os projetos satélite da RACS (MOTUS; SiCiSalus; RevSALUS), definição das oito linhas de ação com a formação dos respetivos grupos de trabalho e seleção do modelo de canais de comunicação e tomada de decisão para o funcionamento do grupo. Conclusões: As atividades propostas a desenvolver pelo NATO, para o triénio 2021-2023, são principalmente de âmbito exploratório, mas também com espaço para iniciativas de divulgação científica. A sistematização de procedimentos e construção de canais de comunicação e tomada de decisão são assentes num modelo participativo e dinâmico que permite um trabalho colaborativo, inclusivo e em paridade. A partilha das experiências sobre o processo agora iniciado, poderá ser inspirador, tanto para alargar o número de IES com formação em terapia ocupacional em outras regiões da lusofonia como influenciador da dinâmica de outros núcleos académicos dentro da RACS.
- Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das Ciências da Saúde na LusofoniaPublication . Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa R.Introdução: O projeto Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia (SiCiSaLus) surge por proposta da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA) da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), com o intuito de promover a colaboração entre as instituições membro desta rede. Este projeto, inspirado no Tuning Project*, tem como propósito a reflexão sobre o ensino/formação, investigação e profissionalização em cada uma das áreas dos núcleos académicos (NA), na procura de pontos de referência, convergência e entendimento entre os diversos países da Lusofonia, protegendo a diversidade existente. Objetivos: Apresentar e refletir sobre o desenho do projeto SiCiSaLus e o percurso efetuado, e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia participativa, com o envolvimento dos representantes dos 17 NA. Realizaramse grupos de discussão e foram recolhidos dados através de um inquérito online. Numa primeira parte será feito o enquadramento e apresentado o desenho do projeto e numa segunda, em formato de roda de conversa, discutidos os desafios e potencialidades do mesmo por representantes de cada NA. Resultados: Foi elaborado o desenho do projeto com o envolvimento e participação de todos os representantes dos NA, e o input de colegas de diversos países da Lusofonia. Foi dado especial enfoque aos critérios de constituição das equipas, dos métodos e dos procedimentos da recolha de dados. Procurou-se promover a autonomia de cada NA na implementação do projeto, acautelando a existência de instrumentos e procedimentos comuns que permitirão garantir a fiabilidade dos dados e uma análise comparativa dos mesmos. Conclusões: Procurar pontos de referência, convergência e entendimento sobre o ensino/formação, a investigação e a profissionalização, nas 17 áreas das ciências da saúde, no contexto dos países da Lusofonia, é um projeto ambicioso e complexo que coloca grandes desafios à sua conceção e implementação. No entanto, os potenciais benefícios do mesmo e o impacto que pode vir a ter na criação de investigação conjunta, de planos de formação entre países e na mobilidade de estudantes e docentes, ultrapassam largamente os desafios e motivam fortemente todos os envolvidos para a sua continuidade.
- Development of a postgraduate programme on playPublication . Ferreira, Isabel; Figueiredo, MartaOn the academic year 22.23 the post-Graduate programme on “Play” started with a cohort of 16 students, composed of occupational therapy practitioners who range between 30 to 2 years of professional experience leading to an average of 13 years of clinical practice. Their working environment ranges within community, hospital and private practice settings. Nonetheless the programme planning and set up started in the academic year 21.22, being this then the 1st edition. Future editions are planned, with the mindset of continuing update, not only based on the previous experiences, users feedback (students and teachers) and also on the state-of-the art on Play as well the innovation within educational practices. This programme was grounded in a blended learning format, with diversity in the geographical distribution of teachers, across the globe, as well as students, within Portugal. This Post-Graduate programme is organised in curricular units, which some can also be attended by other professionals of the education, health, and social arena, considering the evidence-based fact that the approach to the child and its occupation, specifically here Play, is a multidisciplinary matter. These curricular units range from Occupational Science to specific Play theory models and Parenthood. The learning outcomes topics include specialized clinical reasoning within the most updated evidence-based theoretical-practical knowledge on Play, the occupational and contextual domains that influence Play, the uniqueness and specificity of the Play Occupational Therapy approach, assessment instruments and intervention models and effective communication and interaction for the different interdisciplinary connection points regarding Play. Ultimately, this programme aims to approach Play within the child centered perspective, based on its preferences, needs and participation/engagement which directly relates to the stated on General comment No. 17 (2013) on the right of the child to rest, leisure, play, recreational activities, cultural life and the arts (art. 31), which clearly and unequivocally mentions “Research evidence highlights that playing is also central to children’s spontaneous drive for development, and that it performs a significant role in the development of the brain, particularly in the early years.” Hence considering as stated also that “Play and recreation are essential to the health and well-being of children and promote the development of creativity, imagination, self-confidence, self efficacy, as well as physical, social, cognitive and emotional strength and skills - They contribute to all aspects of learning” it is aimed that this programme contributes to the research and knowledge development within Occupational Therapy Service Provision.