Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação
das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica
das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021,
estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de
atividades. Atualmente, este núcleo já conseguiu agregar 24 elementos de 5 IES membros da RACS, sendo quatro IES do contexto de Portugal e uma de Moçambique.
Objetivos: Apresentar o desenho e construção de um plano de atividades a desenvolver pelo NATO, para o
triénio 2021-2023, enquadrado nos objetivos gerais da RACS e ajustando a sua aplicabilidade à área específica da terapia ocupacional. Metodologia: Este trabalho seguiu uma metodologia de estudo de caso, sendo a unidade de estudo o plano de atividades do NATO para o triénio 2021-2023. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do plano de atividades do NATO com a definição dos três objetivos gerais e sua articulação com os projetos satélite da RACS (MOTUS; SiCiSalus; RevSALUS), definição das oito linhas de ação com a formação dos respetivos grupos de trabalho e seleção do modelo de canais de comunicação e tomada de decisão para o funcionamento do grupo. Conclusões: As atividades propostas a desenvolver pelo NATO, para o triénio 2021-2023, são principalmente de âmbito exploratório, mas também com espaço para iniciativas de divulgação científica. A sistematização de procedimentos e construção de canais de comunicação e tomada de decisão são assentes num modelo participativo e dinâmico que permite um
trabalho colaborativo, inclusivo e em paridade. A partilha das experiências sobre o processo agora iniciado, poderá ser inspirador, tanto para alargar o número de IES com formação em terapia ocupacional em outras regiões da lusofonia como influenciador da dinâmica de outros núcleos académicos dentro da RACS.
Description
Keywords
Terapia ocupacional Parcerias Internacionalização
Citation
Publisher
RACS