INCM - Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A.
Permanent URI for this community
A Imprensa Nacional é a marca editorial da Imprensa Nacional‑Casa da Moeda.
A Imprensa Nacional cumpriu em 2018 dois séculos e meio de atividade de edição livreira, um percurso iniciado em 1768 com o estabelecimento da Imprensa Régia, que passa em 1833 a designar-se Imprensa Nacional, herdeira de uma ampla experiência editorial e de um vastíssimo catálogo. Em julho de 1972, a Imprensa Nacional funde-se com a Casa da Moeda, dando origem à Imprensa Nacional-Casa da Moeda. A preservação e divulgação da memória e do património comuns da cultura portuguesa aliadas a uma contínua renovação constituem a missão de que está investida a área editorial da Unidade de Edição e Cultura da INCM. A renovação aliada à memória: a par de obras e autores consagrados, de temas e coleções tradicionais, surgem novos autores e inauguram-se coleções que conferem à linha editorial da editora pública o timbre que a mantém em consonância com a contemporaneidade.
www.imprensanacional.pt/Browse
Browsing INCM - Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A. by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
- Dispersos (1872-1879)Publication . Bruno, Sampaio; Rocha, Afonso; Domingues, Joaquim; Marques, José Cardoso«José Pereira de Sampaio (1857-1915), que cedo adoptaria o pseudónimo Bruno, iniciou a sua colaboração regular na imprensa periódica do Porto em 1872, com apenas 14 anos, tendo publicado o seu primeiro livro, Análise da Crença Cristã, dois anos depois. A colaboração do precoce publicista era composta por artigos de opinião política, literária e filosófica, intercalada, numa primeira fase, com folhetins de índole romanesca. Se parte significativa desses textos foi depois aproveitada por Bruno em diversos dos seus livros, os restantes continuaram dispersos por jornais e revistas, hoje de muito difícil acesso. Reconhecendo a necessidade cultural de reunir, em volume, essa parte da obra brunina, a INCM, que recentemente editou os seus juvenis tentames literários no volume Os Três Frades e Outros Textos de Ficção (2007), inicia, com o presente volume, a publicação dos seus Dispersos, juntando aqui os do período compreendido entre 1872 e 1879, ao mesmo tempo que ultima a edição de uma colectânea da sua Correspondência Epistolar, volumes que virão proporcionar um mais completo conhecimento da vida e da obra do filósofo portuense.» In Editorial. Prefácio, fixação do texto, notas e organização de Afonso Rocha. Recolha de Joaquim Domingues e José Cardoso Marques.
- Dispersos (1880-1884)Publication . Teixeira, António de Braz; Rocha, Afonso; Domingues, Joaquim; Marques, José CardosoProssegue, com este volume, correspondente aos anos de 1880-1884, a publicação, pela ordem cronológica dos textos, a edição dos Dispersos de Sampaio (Bruno), da responsabilidade científica do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e em regime de co-edição do referido Centro Regional e da INCM. O vol. ii da edição contém 139 dispersos, dos quais se destacam duas grandes séries, uma sobre «As Eleições, por J. P. de Oliveira Martins» e outra sobre «O federalismo». Correspondendo ao pensamento político que Sampaio (Bruno) defendera entre os 22 e os 27 anos, o vol. ii dá por esgotada a monarquia constitucional e consagra a superioridade do regime republicano relativamente ao monárquico. Afirmação intransigente da democracia para o país e do federalismo como concepção política de organização do Estado, o vol. ii também constitui uma expressão particularmente eloquente da situação política, financeira e social de Portugal no tempo de Sampaio (Bruno), infelizmente, em muito semelhante àquela que vivemos hoje: mediocridade da classe política, clientelismo, degenerescência dos partidos, corrupção, acentuado e permanente desequilíbrio das contas públicas, elevado endividamento, degradação do ensino, gritantes desigualdades sociais, pesada tributação, imprensa ignorante e superficial.
- Victor Palla : design de comunicação - communication designPublication . Silva, Jorge; Coutinho, Bárbara; Martins, João Palla«Arquiteto, fotógrafo, pintor e designer, editor, galerista, tradutor e ceramista, Victor Palla é autor de uma obra multifacetada de grande modernidade. Das suas mãos saíram inúmeras capas de livros e revistas onde é evidente a sua sólida sensibilidade espacial, decorrente da formação em arquitetura, associada a um rigoroso sentido plástico resultante da sua prática pictórica e olhar fotográfico. A excelência e diversidade formal deste trabalho nascem de um experimentalismo que explora as linguagens, técnicas e materiais das diferentes expressões artísticas. A influência da arquitetura encontra-se nos diferentes enquadramentos arquitetónicos, na simultaneidade de escalas e na sucessão/interceção de planos de cor que rompem com a bidimensionalidade da folha, sugerindo lugares de grande dinamismo espacial. Em paralelo, um apurado sentido de composição, herdado da pintura e da fotografia, e uma singular capacidade para trabalhar a cor, a luz e a sombra.» p.5.
- R2 : design de comunicação - communication designPublication . Silva, Jorge; Pelta, Raquel; Ramalho, Lizá; Rebelo, Artur«Versáteis e impossíveis de catalogar – pois não correspondem a nenhum cliché –, se apesar disso tivéssemos de classificar com uma só palavra o trabalho do ateliê R2 (Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo), um dos termos mais adequados seria “interseção”, que numa das aceções do Dicionário Houaiss é definido como “Operação pela qual se obtém o conjunto formado pelos elementos comuns a dois outros conjuntos”. Interseção. É precisamente isso que fazem Ramalho e Rebelo, operando habitualmente sobre “conjuntos” diversos (design gráfico, instalações, montagem de exposições, tipografia, fotografia, docência – ambos são professores convidados do curso de “Design e Multimédia” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra –, arte, teatro, arquitetura, urbanismo...), cujos “elementos comuns”, lucidamente entrecruzados por eles, têm como resultado uma comunicação extraordinariamente bela e muito inteligente.» in Prefácio.
- Paulo Guilherme : design de comunicação e de interioresPublication . Silva, Jorge; Moura, Mário; Bastardo, Rute«Paulo-Guilherme foi um arquiteto, cineasta, escritor, pintor, ilustrador, designer de livros, de interiores, de selos, de moedas, dono e decorador de clubes noturnos. Provavelmente fez muitas outras coisas, todas com o mesmo grau de energia que dedicou às desta curta lista, que só pela variedade resume uma biografia extraordinária e uma biografia que não o deveria ser. » in Prefácio.
- Marco Sousa Santos : design de produto e de interioresPublication . Silva, Jorge; Coutinho, Bárbara; Santos, Marco Sousa«Desde o início dos anos 90, a par de um coerente trabalho enquanto designer de produto, Marco Sousa Santos é um ator decisivo no movimento de promoção e valorização da Cultura do Design em Portugal e do design português no estrangeiro. Designer, curador e pensador, Marco Sousa Santos promove o design em Portugal através dos projetos multiautor que lançou na Proto Design, mas também ao ter fundado a bienal Experimenta Design, programado a In'nova, feira na qual associa os designers nacionais à indústria portuguesa, e comissariado inúmeras exposições de design e marcas nacionais para o AICEP. A presente publicação é inteiramente dedicada ao design de produto do autor, colocando em evidência a qualidade formal do seu trabalho, bem como o processo criativo, a filosofia e a metodologia projetual que está na sua génese. Estejamos a falar de vidro, cerâmica, madeira, metal, poliestireno ou cortiça, o ponto de partida é uma investigação experimental sobre cada matéria e os recursos tecnológicos existentes para a sua transformação, procurando desafiar os limites técnicos e reformular as diferentes tipologias de objeto.» in Prefácio.
- Pedro Falcão : design de comunicação - communication designPublication . Silva, Jorge; Bártolo, José; Pomba, Susana; Falcão, Pedro
- Fred Kradolfer : design de comunicação e expositivo - communication and exhibition designPublication . Silva, Jorge; Bártolo, José; Santos, Marco Sousa
- Fernando Brízio : design de produtos e de interioresPublication . Silva, Jorge; Gadanho, Pedro; Brízio, Fernando
- A ilustre casa de RamiresPublication . Queirós, Eça de; Reis, Carlos«A Ilustre Casa de Ramires incide sobre um tema que muitas vezes seduziu Eça de Queirós: o tema da História. Representado como autor de uma novela histórica, Gonçalo Mendes Ramires protagoniza uma reflexão sobre a escrita literária, sobre o passado da sua antiquíssima família (que é também o passado histórico de Portugal) e sobre os termos em que no presente é vivido esse legado. A par disso, A Ilustre Casa de Ramires traduz ainda uma conceção da literatura como fator de análise crítica dos costumes, na linha de uma propensão realista que se mantém ativa no Eça do fim do século». Coordenação e edição de texto de Carlos Reis.