SESARAM - Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPERAM
Permanent URI for this community
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E, designado por SESARAM, é uma unidade integrada de prestação de cuidados de saúde, com sede no Funchal. Visa alcançar uma elevada promoção e protecção da saúde das pessoas e populações bem como desenvolver actividades na área da investigação e formação, tanto nos seus serviços como em unidades específicas. Dele fazem parte: Hospital Dr. Nélio Mendonça, Hospital dos Marmeleiros, Unidade João de Almada e Unidade Atalaia e Agrupamento dos Centros de Saúde. A criação do repositório institucional do SESARAM permite que a actividade científica realizada na instituição seja contemplada como um todo e divulgada de uma forma una e organizada, em formato digital, levando a que esse conhecimento tenha uma disseminação global. Excelente ferramenta para a centralização de dados e devido arquivamento, funcionará como um ponto basilar no conhecimento da história da instituição.
https://www.sesaram.pt/Browse
Browsing SESARAM - Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPERAM by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
- O Enfermeiro perante a mortePublication . Pontes, Fátima; Vieira, João Luis; Cardoso, Lina Paula
- Infusor elastométrico-DIBPublication . Pereira, Clara; Freitas, Decla; Brazão, Isabel; Ferreira, Teresa; Vieira, Fátima
- 0 Serviço Social lntegrado na Consulta de terapêutica de dorPublication . Roberts, MónicaAs atuais políticas de inserção obedecem a uma lógica de discriminação positiva, defendendo grupos específicos e desenvolvendo estratégias concretas para todos aqueles que sofrem de um "défice" de interação. Neste sentido o integração dos incapacitados" (doentes oncológicos, portadores de deficiência doentes crónicos e idosos) só será efetivamente,conquistada ajudando a sociedade a assumir, em conjunto com eles a responsabilidade de equacionar os seus problemas, encontrando alternativas e recursos respondendo às suas necessidades básicas Tendo por base estes pressupostos e atendendo ao elevado número de solicitações, o Serviço Social, efetuou um trabalho de recolha da legislação reguladora dos direitos e recursos sociais "incapacitado", referente às várias áreas, nomeadamente nos regimes do Segurança Social, Ação Social, Aposentação e Reforma, Saúde,Emprego e Formação Profissional, Finanças, habitação e Transportes Próprios.
- RabdomiólisePublication . Rodrigues, Fernando; Araújo, José AugustoINTRODUÇÃO A rabdomiólise é definida como uma síndrome clínico--laboratorial que decorre da lise das células musculares esqueléticas, com a libertação de substâncias intracelulares para a circulação. A maioria dos casos de rabdomiólise está relacionada com o consumo de álcool, actividade convulsiva e compressão muscular, por imobilização prolongada e depressão do estado de consciência1. O crush syndrome é outra causa importante de miólise. Neste caso, a destruição muscular decorre da compressão traumática e sobretudo da lesão de reperfusão, no contexto de acidentes de viação ou grandes catástrofes naturais (e.g. terramotos). O diagnóstico e a terapêutica precoces são fundamentais para evitar a progressão para insuficiência renal aguda RA) oligúrica e a necessidade de terapêutica dialítica que se associa a morbilidade e custos não desprezíveis
- Menções sobre o estado nutricional nos rewgistos clínicos de doentes hospitalizados .Publication . Matos, Luis C.; Teixeira, Maria Amélia; Tavares, Maria Manuel; Amaral, Teresa F.Está descrito que a frequência de desnutrição associada à doença (DAD) afecta cerca de 30 a 60% dos doentes no momento da admissão hospitalar e cerca de 10% dos indivíduos na comunidade. A DAD tem vindo a ser associada a graves consequências, como ao maior risco de infecções e de disfunção de órgãos e a um aumento significativo, não só da morbilidade e mortalidade, como da frequência e dos custos com os cuidados de saúde. A falta do reconhecimento e da monitorização dos aspectos relacionados com o estado nutricional, têm sido apontados como factores que contribuem para o aumento da frequência de DAD, durante o internamento hospitalar. Foi objectivo deste estudo avaliar a relevância que é dada a aspectos relacionados com o estado nutricional dos doentes (peso, ingestão alimentar) e saber se os doentes em risco nutricional ou desnutridos serão alvo de maior atenção por parte dos profissionais de saúde. Foi recolhida uma amostra sistemática de seis hospitais portugueses, correspondente a 42-50% do total de camas de cada serviço de internamento. Foram critérios de exclusão a doença crítica, a gravidez, a idade inferior a 18 anos, a incapacidade de aplicação do protocolo de rastreio nutricional e o tempo de internamento inferior a 24h.Recolheram- se dados sócio-demográficos, antropométricos, sobre as menções dos processos clínicos respeitantes ao peso, cuidados alimentares/nutricionais prestados e ingestão alimentar/nutricional dos doentes e aplicou-se uma ferramenta de rastreio nutricional (Nutritional Risk Screening 2002). Em 1152 doentes estudados, a frequência de risco nutricional variou entre os 28,5% e 47,3%, enquanto que a frequência de desnutrição antropométrica oscilou entre 6,3% e 14,9%. Dois em cada três doentes tinha menções acerca de cuidados alimentares/ nutricionais prestados nos processos clínicos, mas apenas um em cada três tinha o seu peso medido e registado. Os doentes desnutridos foram pesados com menor frequência mas a sua alimentação e problemas a ela associados foram monitorizados com maior regularidade. A frequência de DAD, no momento de admissão hospitalar, é muito elevada, enquanto que a de menções relevantes para o estado nutricional é muito escassa. A presente investigação reforça a necessidade de investir na sensibilização dos profissionais de saúde, sobre a importância do rastreio e da prescrição/monitorização da alimentação e do peso dos doentes, na admissão e durante todo o internamento hospitalar.
- Fungal peritonitis in peritoneal dialysis patients: is previous antibiotic therapy an essential condition?Publication . Guimarães Rosa, Nuno; Silva, Sónia; Lopes, José António; Branco, Patrícia; de Almeida, Edgar; Ribeiro, Carlos; Abreu, Fernando; Barbas, José; Martins Prata, M.The aim of this study was to analyse the clinical and microbiological features of fungal peritonitis, in chronic peritoneal dialysis patients, focusing on non-traditional risk factors for this feared complication. From 2001 to 2004, five episodes of fungal peritonitis were diagnosed in five different patients, accounting for 4.5% of all peritonitis cases seen during this period. Candida spp. were the most frequent isolates. In all cases, peritoneal dialysis catheter removal and switching to haemodialysis were necessary. In these five cases of fungal peritonitis only one was preceded by antibiotic use, within the previous 3 months, the classical risk factor for fungal peritonitis. Identifying predisposing factors usually not taken into account, may lead to an early diagnosis and to a better understanding of fungal peritonitis pathogenesis.
- Malignant melanoma.Review of 7 years (1998-2004) at Hospital Central of FunchalPublication . Alves, Rubina; Esteves, Tiago; Marote, Jorge; Caldeira, Carmo; Faria, AnabelaThe authors reviewed all cases of melanoma diagnosed in the Hospital Central of Funchal, from January 1998 through December 2004. Fifty-one patients were studied, with ages ranging from 20 to 85 years. Sixty-five per cent were female. The most common anatom ical location in females was the lower limbs (45%) and in males the trunk (44%). At the time of diagnosis the majority of tumours were in stages I and II (57%). All patients were submitted to conventional surgery. Eighteen patients (35%) developed metastatic disease and 21 patients (41%) died (18 of whom from direct causes).
- Redes de Comunicação em Unidades de InternamentoPublication . Pontes, Fátima Maria MendesEsta tese procura descrever a estrutura das relações formais e informais, em duas unidades de internamento hospitalar. Determinou-se que a aproximação metodológica através da Análise de Redes Sociais, seria ideal para captar as relações em estudo. O instrumento de colheita de dados, foi um questionário de relações por nós elaborado. As redes resultantes apresentaram densidades intermédias, com valores mais elevados quanto às relações formais em ambos os serviços.Foram identificados dois componentes fortes nas relações formais no serviço A e três no serviço B. Quanto às relações informais verificou-se um componente forte nos dois serviços. Estruturalmente identificou-se quatro grupos equivalentes tanto nas relações formais como nas informais, com uma composição heterogénea. Constatou-se que as relações formais condicionam as informais pois obteve-se associações moderadas nas correlações das duas matrizes, sendo no serviço A de 0.508 e no serviço B de 0.465. O grau de satisfação mais elevado com a comunicação entre os profissionais, foi em relação aos enfermeiros, principalmente no serviço A. No serviço A predominam os enfermeiros como Keyplayers em ambas as relações. No serviço B, estes predominam nas relações formais, mas nas informais são os médicos que têm um papel principal.
- Iliac artery false aneurysm twelve years after allograft nephrectomyPublication . Guimarães Rosa, Nuno; Silva, Sónia; Jorge, Sofia; Branco, Patricia; Inácio, João; Barbas, José; Gomes da Costa, A; Martins Prata, MWe report a case of a non-infected right external iliac artery false aneurysm. The patient was a 44 year-old woman on chronic peritoneal dialysis had had an allograft nephrectomy 12 years before and who presented with acute abdominal pain. Ultrasound and CT-scan showed a saccular aneurysm arising from the right external iliac artery. A large false aneurysm was identified during surgery, from donor arterial vessel remaining in situ after graft nephrectomy. Resection of the false aneurysm, with ligation of the right external iliac artery and interposition of a femorofemoral graft was successfully performed, with an uneventful post-operative recovery. False aneurysms after renal allograft nephrectomy are very rare. To our knowledge, this is the longest reported period of time between na nephrectomy and clinical evidence of a false aneurysm.
- Methylenetetrahydrofolate reductase gene, homocysteine and coronary artery disease: The A1298C polymorphism does matter. Inferences from a case study (Madeira, Portugal)Publication . Freitas, Ana I.; Mendonça, Isabel; Guerra, Graça; Brión, Maria; Reis, Roberto P.; Carracedo, Angel; Brehm, AntónioElevated levels of plasma homocysteine, an independent risk factor and a strong predictor of mortality in patients with coronary artery disease (CAD), can result from nutritional deficiencies or genetic errors, including methylenetetrahydrofolate reductase (MTHFR) C677T and A1298C polymorphisms. The contribution of these polymorphisms in the development of CAD remains controversial. We analysed the impact of MTHFR C677T and A1298C on fasting homocysteine and CAD in 298 CAD patients proved by angiography and 510 control subjects from the Island of Madeira (Portugal). After adjustment for other risk factors, plasma homocysteine remained independently correlated with CAD. Serum homocysteine was significantly higher in individuals with 677TT and 1298AA genotypes. There was no difference in the distribution of MTHFR677 genotypes between cases and controls but a significant increase in 1298AA prevalence was found in CAD patients. In spite of the clear effect of C677T mutation on elevated homocysteine levels we only found an association between 1298AA genotype and CAD in this population. The simultaneous presence of 677CT and 1298AA genotypes provides a significant risk of developing the disease, while the 1298AC genotype, combined with 677CC, shows a significant trend towards a decrease in CAD occurrence. The data shows an independent association between elevated levels of homocysteine and CAD. Both MTHFR polymorphisms are associated with increased fasting homocysteine (677TT and 1298AA genotypes), but only the 1298AA variant shows an increased prevalence in CAD group. Odds ratio seem to indicate that individuals with the MTHFR 1298AA genotype and the 677CT/1298AA compound genotype had a 1.6-fold increased risk for developing CAD suggesting a possible association of MTHFR polymorphisms with the risk of CAD in Madeira population.