ELCOS - 07º Fórum IBérico de Úlceras e Feridas (Albufeira - 2016)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ELCOS - 07º Fórum IBérico de Úlceras e Feridas (Albufeira - 2016) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 08 - Sintomatología Osteomuscular e Interacción de los Protocolos de Trabajo en los Profesionales de Enfermería del Cabildo de Lanzarote Que Cuidan a Pacientes con Heridas Crónicas.Publication . Hernández-Martínez, Francisco José; Quintana-Montesdeoca, Maria del Pino; Rodriguez-de-Vera, Bienvenida del Carmen; Jiménez-Díaz, Juan Fernando; SANCHEZ -DÍAZ, JOSE JESUSEl dolor y las lesiones de espalda constituyen uno de los principales trastornos en la mayoría de los colectivos laborales. Tanto los profesionales de la salud, como familiares, cuidadores o personas que se dedican al cuidado de ancianos con movilidad reducida sufren a lo largo de su vida diferentes trastornos a nivel de columna vertebral, producidos durante, o como consecuencia de los cuidados y/o movilizaciones de estos pacientes.
- Trabalho Livre nº 20 - A Confiança como Chave para a Cicatrização: qualidade dos cuidados versus cicatrização de úlcera de pernaPublication . Silva, Ana Catarina; Neves, tânia; Gonçalves, JoanaAs úlceras de perna constituem um problema de saúde com impacto na qualidade de vida (Morison; Moffatt; Franks, 2004, citado por Pires, 2012), com elevadas taxas de falha na cicatrização e recorrência (Abbade & Lastória, 2006, citando Mayer, Jochmann & Partsch, 1994, citado por Cabrita, 2014, p.4). O cuidar holístico visa a relação de confiança estabelecida entre profissional e utente. É saudável que o utente “desconfie, no processo de confiar”, uma vez que o absolutismo da confiança ou da desconfiança se desconstrói pela qualidade da relação e pela busca do equilíbrio perante o ato terapêutico (Bowren, 2008, citado por Lourenço et al, 2011, p.6).
- Trabalho Livre nº 24 - Cicatrización de Lesiones Oculares de Etiología Caústica con Suero AutólogoPublication . FLORES- JARDO, YESICA; JIMENEZ-DÍAZ, JUAN FERNANDO; CABRERA- LOPEZ, FRANCISCO; QUINTANA-MONTESDEOCA, Maria-del-Pino; RODRIGUEZ-DE-VERA, BIENVENIDA -DEL- CARMENLas causticaciones de la superficie ocular son lesiones químicas que constituyen una importante agresión y pueden comprometer la función visual de forma permanente .La gravedad de las mismas viene condicionad por el tipo de cáustico y su concentración, por la extesnión y profundidad del daño ocular. El suero autólogo posee propiedades que no poseen otros tramientos como la lágrima artificial. ya que éste posee componentes como el factor de crecimiento, vitaminas o inmonoglobulinas y además no suele producir efectos secundarios debido a que procede de la sangre del propio paciente
- Trabalho livre nº 21 - Avaliação de Feridas na Pele Peristoma, Aplicação da Mnemónica DIME: estudo de casoPublication . Portela, Joana Elvira de Abreu Alves; Luís, Patricia Alexandra Batista MatiasAs feridas na pele periestoma (FPPE) são as principais complicações e as suas consequências são substanciais, tanto para a pessoa como para a economia da saúde, pois aumentam os custos inerentes ao seu tratamento. Deste modo, justifica-se um enfoque nas medidas preventivas e de tratamento precoce, de forma a prevenir complicações a longo prazo, debilitantes e caras para o Sistema Nacional de Saúde (SNS) (MEISNER et al., 2012). “O conceito de preparação do leito da ferida ganhou reconhecimento internacional como uma abordagem estruturada para a gestão de feridas” (MENOITA, 2015, p.181). O acrómio TIME estabeleceu uma abordagem algorítmica, que aborda 4 barreiras à cicatrização.
- Trabalho Livre nº 18 - Aplicação de Produtos à Base de Mel numa Ferida Traumática da CoxaPublication . Loureiro, Sónia; Mendonça, Alexandra; Mendes, LilianaAs feridas traumáticas são lesões tecidulares, causadas por qualquer instrumento ou força mecânica que actua na superfície da pele alternado a sua fisiologia, e que pode ou não causar soluções de continuidade. Estão geralmente associadas a feridas complexas e dolorosas, com infecções dos tecidos e de difícil cicatrização (Alves [et al], 2014). A ferida traumática em estudo reúne várias características que previam alguma morosidade no processo de cicatrização. Assim, foi aplicado mel medicinal, uma vez que a evidência científica revela-nos que é aplicável em feridas de diversas etiologias, com resultados bastante favoráveis. Pelas suas propriedades antimicrobianas (com largo espectro) e anti-inflamatórias facilitam a redução do edema, aumentando a drenagem de fluídos do leito da ferida (Mateus cit in. Cancela [et al] 2012).
- Trabalho Livre nº 17 - O Toque Terapêutico no Controlo da Dor: o caso de um doente com ferida maligna em contexto de cuidados paliativosPublication . Cainé, João; Encarnação, Paula; Gomes, IsabelA literatura tem demonstrado evidência no Toque Terapêutico (TT) como uma intervenção não farmacológica com eficácia no alívio e controlo da dor oncológica, quando associado a medidas farmacológicas já instituídas.
- Trabalho Livre nº 19 - Cuidados com os Pés nas Pessoas com DiabetesPublication . Carvalho, Tiago; Monteiro, Lionel; Moreira, Marta; Parrinha, PatríciaA diabetes Mellitus resulta de uma desordem metabólicas de etiologia múltipla, que se carateriza por uma hiperglicemia com alterações do metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e nas proteínas, resultante de defeitos na secreção da insulina, na sua ação ou de ambos. A diabetes Mellitus não controlada pode resultar em lesões a longo prazo, nomeadamente o Pé diabético. O termo pé diabético é utilizado para caracterizar a lesão que ocorre nos pés dos portadores de diabetes Mellitus, decorrente da combinação da neuropatia sensitivo-motora e autonómica periférica cronica, da doença vascular periférica.
- Trabalho Livre nº 23 - Gestão de Tratamento a uma Ferida ComplexaPublication . Ferreira, A. Margareth; Gonçalves, Ercília; Oliveira, IsabelO tratamento das feridas crónicas e complexas consistem num dos mais antigos desafios. O demorado processo de cicatrização, conduz a uma diminuição da qualidade de vida dos utentes, assim como a um aumento de custos.
- Trabalho Livre nº 16 - Sinus Pilonidalis - Utilidade da Terapia de Pressão Negativa TópicaPublication . Reia, Marta; Fialho, Guilherme; Delgado, Érika; Barbosa, Ilda; Moreira, IsabelO Sinus Pilonidalis também conhecido por Quisto Sacro Coccígeo é um processo inflamatório crónico que ocorre habitualmente na região sacrococcígea, havendo casos descritos também no couro cabeludo, axilas e umbigo. Afeta principalmente jovens do sexo masculino entre os 15 e os 30 anos. O tratamento definitivo é cirúrgico, por excisão em bloco. O tempo de cicatrização tende a ser demorado, tendo a terapia de pressão negativa tópica demostrado vantagens na aceleração desse processo.
- Trabalho Livre nº 10 - Força e Arquitetura Muscular em Sujeitos com Doença Arterial Periférica dos Membros InferioresPublication . Abrantes, Filipe Miguel Matos; Crisóstomo, Rute Sofia dos Santos; Paulino, Aida Maria GuerreiroSão conhecidas as alterações da funcionalidade, nomeadamente na marcha e da função da bomba muscular da perna do indivíduo com doença arterial periférica (DAP), pelo que importa aos profissionais de saúde conhecer as alterações funcionais e estruturais associadas a esta condição.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »