Browsing by Author "Vieira, Susana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Data based modeling of a large scale water delivery systemPublication . Fernandes, Marta; Oliveira, Paulo; Vieira, Susana; Mendonça, Luís F.; Nabais, João; Ayala Botto, Miguel
- Data Based Modeling of a Large Scale Water Delivery SystemPublication . Fernandes, Marta; Oliveira, Paulo; Vieira, Susana; Mendonça, Luís; Nabais, João Lemos; Botto, Miguel AyalaWater is a vital resource and the growing populations and economies around the globe are pushing its demand worldwide. Therefore, the water conveyance operation should be well managed and improved. This paper proposes the development of reliable models able to predict water levels of a real 24.4 km water delivery channel in real time. This is a difficult task because this is a time-delayed dynamical system distributed over a long distance with nonlinear characteristics and external perturbations. Artificial neural networks are used, which are a well-known modeling technique that has been applied to complex and nonlinear systems. Real data is used for the design and validation of the models. The model obtained has the ability to predict water levels along the channel with minimum error, which can result in significant reduction of wasted water when implementing an automatic controller.
- Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, numa turma de 2º ano de 1ºCiclo do ensino BásicoPublication . Vieira, Susana; Montiel, AntónioO mundo da educação esconde um potencial e um conjunto de direitos e deveres para além daquilo que é visível. As atuais exigências da sociedade moldam o curso/orientação da educação dos adultos de amanhã. Ser professor não é somente dar aulas, vai muito mais além do que isso; É compreender as necessidades dos alunos; É ajudá-los a exigir o que cada ano se deve exigir; É todo um processo contínuo, no qual se engloba o conceito de inclusão. Esta investigação é considerada mista, uma vez que foi qualitativa, pois utilizaram-se notas de campo recolhidas ao longo de 3 meses, em ambiente de sala de aula de Ensino Regular e na sala Arco-Íris e também nas entrevistas às docentes das crianças com NEE (ambiente natural). E para se integrar melhor a problemática da inclusão, também se optou por realizar entrevistas semiestruturas (investigação quantitativa), a alguns professores, sendo somente possível a realização de 1 entrevista à professora de Ensino Regular. Por último realizaram-se inquéritos, aos quais 30 docentes responderam. Relativamente aos resultados, verificou-se que não há uma fórmula certa para agir perante o apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais Severas, o que existe é muitas vezes a força de vontade de muitos docentes para que, com os materiais e apoios disponíveis, consigam fazer o melhor possível.
- Segurança e desenvolvimento, desafios para Portugal, Europa e ÁfricaPublication . Haastrup, Toni; Delputte, Sarah; Reis, Bruno Cardoso; Serra, João Saldanha; Oliveira, Pedro; Cardoso, Fernando Jorge; Mbiyozo, Aimée-Noël; Bisong, Amanda; Vieira, Susana; Kadry, Salma; Remling, Elise; Ranieri, LucaConferência Internacional online, realizada nos dias 24 e 25 de Maio de 2021, no âmbito da parceria entre o IDN e o CEI-ISCTE. Os intervenientes na sessão de abertura foram Luís Nuno Rodrigues, (Diretor,CEI-ISCTE), Helena Carreiras (Diretora IDN), Cristina Moniz (Vice-Presidente, Camões.IP), Maria de Lurdes Rodrigues (Reitora, ISCTE-Instituto Universidade de Lisboa). Coordenador: Pedro Seabra, assessor do IDN. Moderador do Painel 1: Ana Isabel Xavier (UAL/CEI-ISCTE). Moderador do Painel 2: Clara Carvalho (CEI-ISCTE). Moderador do Painel 3: Guila Daniele (CEI-ISCTE). Moderador do Painel 4: Inês Marques Ribeiro (CEI-ISCTE). Conferencistas principais: Carlos Lopes (Alto Representante da União Africana para as Parcerias para a Europa), Rita laranjinha (Diretora Geral para a África, Serviço Europeu de Ação Externa)