Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-24"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Segurança e desenvolvimento, desafios para Portugal, Europa e ÁfricaPublication . Haastrup, Toni; Delputte, Sarah; Reis, Bruno Cardoso; Serra, João Saldanha; Oliveira, Pedro; Cardoso, Fernando Jorge; Mbiyozo, Aimée-Noël; Bisong, Amanda; Vieira, Susana; Kadry, Salma; Remling, Elise; Ranieri, LucaConferência Internacional online, realizada nos dias 24 e 25 de Maio de 2021, no âmbito da parceria entre o IDN e o CEI-ISCTE. Os intervenientes na sessão de abertura foram Luís Nuno Rodrigues, (Diretor,CEI-ISCTE), Helena Carreiras (Diretora IDN), Cristina Moniz (Vice-Presidente, Camões.IP), Maria de Lurdes Rodrigues (Reitora, ISCTE-Instituto Universidade de Lisboa). Coordenador: Pedro Seabra, assessor do IDN. Moderador do Painel 1: Ana Isabel Xavier (UAL/CEI-ISCTE). Moderador do Painel 2: Clara Carvalho (CEI-ISCTE). Moderador do Painel 3: Guila Daniele (CEI-ISCTE). Moderador do Painel 4: Inês Marques Ribeiro (CEI-ISCTE). Conferencistas principais: Carlos Lopes (Alto Representante da União Africana para as Parcerias para a Europa), Rita laranjinha (Diretora Geral para a África, Serviço Europeu de Ação Externa)
- A influência da responsabilidade social corporativa e da ética empresarial na fidelidade à marca: um estudo empíricoPublication . Quezado, Tarcia Camily Cavalcante; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaA responsabilidade social corporativa (RSC) e a ética empresarial são percebidas como construtos distintos pelo consumidor, embora sejam escassas as pesquisas no campo do marketing com essa perspetiva. Da mesma forma, existem poucos estudos que investigaram a relação da ética empresarial com construtos de marketing. Além disso, não foi investigado o impacto da RSC e da ética empresarial na fidelidade à marca, uma escala recentemente validada. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o impacto da RSC e da ética empresarial na fidelidade à marca. A investigação inicia-se com uma análise bibliométrica e com uma revisão da literatura de RSC, ética empresarial, atitude do consumidor face à marca, amor à marca e fidelidade à marca. A partir desses construtos, foi proposto um modelo teórico, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de v559 respondentes norte-americanos, recrutados pela MTurk. Através do tratamento estatístico dos dados com PLS-SEM, foi demonstrado que a ética empresarial e a RSC exercem um efeito positivo indireto na fidelidade à marca, com relações mediadas pelo amor à marca. Por sua vez, a atitude do consumidor face à marca exerce um efeito indireto na fidelidade à marca, através da mediação do amor à marca.A partir dos resultados, este estudo apresenta várias contribuições académicas: 1) contribui para compreender o estado da arte deste tema de pesquisa; 2) contribui para a abordagem de RSC e da ética empresarial como construtos distintos, sob a ótica do consumidor, e suas relações; 3) contribui para a consolidação do construto fidelidade à marca e suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam a RSC e a ética empresarial como um importante aliado na estratégia da marca.
- Effects of allergen immunotherapy in the MASK-air study: a proof-of-concept analysisPublication . Pfaar, O; Sousa-Pinto, B; Devillier, P; Canonica, GW; Klimek, L; Zuberbier, T; Fonseca, J; Bousquet, J
- A comunicação empresarial em contexto de pandemiaPublication . Santos, José; Tavares, VictorO relatório surge no seguimento do estágio curricular realizado na empresa INFOS. As atividades realizadas tiveram como objetivo ajudar a empresa a comunicar com os seus clientes em contexto de pandemia A comunicação é uma das ferramentas mais relevantes para que uma empresa consiga ser bem-sucedida no mundo empresarial. Com o aparecimento da pandemia é necessário que as empresas se adaptem e que consigam manter uma relação com o cliente que havia sido desenvolvida e aproveitar novas oportunidades. Atualmente, é necessário entender o estado de cada mercado, tendo em conta que vários setores se encontram numa grave crise económica e a comunicação para com as mesmas deve ser efetuada com bastante cautela. Neste sentido, também pode ser uma oportunidade, já que várias empresas conseguiram-se adaptar da melhor forma e tiveram de se diversificar e intensificar a transformação digital. Neste contexto, foram desenvolvidos vários conteúdos, tendo em conta a visão da estratégica da empresa para que fosse possível manter uma relação com o cliente e utilizar o conceito “challenge approach”, que é algo bastante usado na empresa, para que conseguíssemos “desafiar” as empresas a inovarem e a desenvolverem mecanismos para fazer face às dificuldades. Neste estágio tive a oportunidade de desenvolver soft skills em ferramentas, para que fosse possível produzir conteúdos.
- Evolução das Estratégias Comerciais e de Marketing na Área do Tissue: Estudo de Caso TrevipapelPublication . Correia, Bruno; Almeida, AntónioO presente relatório insere-se no âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, onde foi realizado um estágio no departamento comercial da empresa Trevipapel, uma empresa que pertence ao setor dos produtos de higiene e mais concretamente ao subsetor vulgarmente designado por Tissue (produtos de higiene à base de papel). O objetivo nuclear deste relatório passa por descrever o processo de diagnóstico e o consequente desenvolvimento da área comercial da empresa, com vista a fortalecer o seu relacionamento com o mercado. Realiza-se um enquadramento científico e uma caracterização da empresa e das estratégias que implementa para obter vantagens competitivas e fidelizar os seus clientes. Durante o estágio foram realizadas diversas atividades, desde a análise de potenciais clientes e da concorrência, prospeção e acompanhamento comercial, rotação de produtos por vendedor, apresentação de produtos aos colaboradores, participação em showrooms, formação no programa SAGE, envio de newsletters aos clientes e newsletters internas. Como principais resultados deste trabalho, observou-se que as estratégias utilizadas pela Trevipapel procuram sobretudo um forte grau de fidelização de clientes, baseadas na relação custo-qualidade e na diferenciação. Servindo os mercados B2B e B2C a empresa aposta em determinadas características dos produtos/serviços oferecidos, tais como: aspetos qualitativos (gramagem, laminagem, metragem), embalagem, custos, preço, distribuição, comunicação e tecnologia. Sob esta orientação, a empresa deve continuar o reforço das diferentes estratégias a curto, médio e longo prazo que garantam a satisfação das necessidades dos seus clientes e o seu desenvolvimento no mercado.
- Organizações de Apoio Cultural - o caso do Imaginarius centro de criação analisado sob o prisma do marketingPublication . Santos, Bárbara; Almeida, AntónioEste trabalho de projeto tem como finalidade analisar o marketing do Imaginarius Centro de Criação através do modelo do plano de marketing. O equipamento cultural complementar público, localiza-se em Santa Maria da Feira, e propõe-se a consolidar a criação e produção artística em espaço público através do desenvolvimento de residências artísticas. Para o desenvolvimento deste projeto foi realizada uma pesquisa extensa de forma a consolidar conhecimentos sobre conceitos como o marketing e a sua evolução, blend marketing onde se concilia o marketing digital com o tradicional, marketing cultural, uma vez que o Imaginarius Centro de Criação, trata-se de um equipamento cultural e, por fim investigou-se sobre a comunicação de marketing, os diversos modelos de plano de marketing e os pontos principais que o constituem. Deste modo, foram efetuadas diversas análises que permitiram culminar em diferentes sugestões de marketing com objetivo de no futuro serem implementadas com o intuito de incrementar o reconhecimento do Imaginarius Centro de Criação. A potencialidade presente neste equipamento cultural evidenciou as diferentes formas como um projeto cultural pode ser divulgado e promovido