Browsing by Author "Veiga, Ana Rita"
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- Empowerment comunitário em saúde escolar – adolescente com diabetes mellitus tipo 1Publication . Feitor, Sofia; Veiga, Ana Rita; Silva, Vitor; Duarte, Sandra; Sousa, Maria Rui; Bastos, FernandaType 1 Diabetes Mellitus (DM1) is one of the most prevalent chronic diseases in school age. Health policies point to a greater intervention and accountability of the community towards the health of its members and their full integration in society, promoting the development of health literacy based on an empowerment philosophy. Since the school is a favorable context for intervention, this study, through a review of the literature and based on the Empowerment Nursing-User Model and Laverack Community Empowerment Model, aims to elaborate a Nursing Care Plan Model aimed at training the school community with adolescents with DM1, using ICNP 2017. Agglutinating the first phase of the Laverack Community Empowerment Model (personal action) with the examples of Empowerment Nursing-User Model empowering behaviors (access to information, support, resources, opportunities to learn and grow, informal power and formal power), we identified diagnoses as: potential to raise awareness of the relationship between the therapeutic regimen and DM1 control and potentiality to improve the problematic meaning attributed to the therapeutic regime or illness by the adolescent. According to the phases of approach of small community groups and development of community organizations, we identified diagnoses aimed at the school community and the family like the potential to improve awareness of their role towards the adolescent with DM1. Community empowerment is an instrument to be used in the development of the process of school inclusion and training adolescents with DM1 as well as the whole school community.
- Impacto da intervenção de enfermagem numa comunidade escolar com crianças e adolescentes com necessidades de saúde especiaisPublication . Veiga, Ana Rita; Cantante, Ana PaulaAs necessidades de saúde especiais (NSE) definem-se como as que “resultam de problemas de saúde com impacto na funcionalidade e necessidade de intervenção em meio escolar, como sejam, irregularidade ou necessidade de condições especiais na frequência escolar e impacto negativo no processo de aprendizagem ou no desenvolvimento individual” (DGS, 2015, p.43). O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária deve apoiar as crianças com NSE ao longo da vida escolar e social, promovendo uma escola de todos e para todos. No ano letivo 2018/2019, foi desenvolvido um programa na área de Saúde Escolar denominado “Viver (com) a diferença” implementado em crianças/adolescentes com NSE dos Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA) de duas escolas básicas do Grande Porto. A finalidade deste estudo é contribuir para o conhecimento sobre o impacto das intervenções de enfermagem comunitária, e os objetivos são conhecer o impacto do programa de enfermagem comunitária “Viver (com) a diferença” nas comunidades escolares de dois CAA e descrever as necessidades de enfermagem após a implementação do mesmo. Tendo em conta estes objetivos, desenvolveu-se um estudo descritivo transversal com uma abordagem multimétodo. A população-alvo do estudo é constituída por 22 indivíduos, 4 docentes, 2 Não docentes e 16 EE de crianças/adolescentes com NSE de dois CAA do Grande Porto. O impacto do programa de enfermagem comunitária “Viver (com) a diferença” reflete-se na melhoria do conhecimento das crianças/adolescentes sobre a sexualidade. A melhoria do conhecimento sobre estratégias a utilizar pelos docentes para lidar com os comportamentos das crianças/adolescentes levou à diminuição da agitação em sala de aula. Para além disto, a implementação do programa melhorou a capacidade dos docentes abordarem os temas competências socio-emocionais e sexualidade em sala de aula e o conhecimento dos profissionais relativamente aos posicionamentos, transferências, alimentação e atuação em caso de emergência As necessidades de enfermagem atuais dos dois CAA são formação para os profissionais sobre áreas como alimentação e sexualidade, programas/projetos para as crianças incluindo atividades de estimulação sensorial, e a deslocação regular dos enfermeiros aos CAA para assistir em problemas específicos de cada criança. A comunidade escolar considera este tipo de programas de saúde escolar importantes para o desenvolvimento das crianças/adolescentes com NSE e para melhorar a prestação de cuidados às mesmas pelos profissionais dos CAA.