Browsing by Author "Trindade, Carlos Alberto de Matos"
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- Da Pintura para o Cinema: um repertório de temas e imagensPublication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de AlmeidaNeste artigo, dando seguimento a outros relacionados com o campo alargado de pesquisa de um projecto de investigação em curso, sobre as referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas, pretendemos dar mais um pequeno acrescento para a discussão das relações entre Pintura e Cinema. O cinema, que foi sem dúvida uma arte marcante do século XX, se não a mais, exerceu um inegável impacto e fascínio sobre todas as outras manifestações artísticas, nomeadamente a pintura. Contudo, a sua história é muito mais recente, em comparação com a da pintura e, naturalmente, o cinema esteve sujeito a influências, tal como acontece ainda hoje, pode-se afirmar. Após uma breve introdução geral, centramos a nossa atenção na influência da pintura no cinema ao nível do ‘repertório de temas’ – nomeadamente, o(s) mistério(s) da criação artística e os biopics de pintores, a pintura de ‘história’ e o recurso à referência a pinturas concretas pré-existentes, que o cinema reutiliza nomeadamente através da inclusão de tableaux-vivants – e das maneiras de compor enquadramentos, a principal relação com a pintura segundo o entendimento de Pascal Bonitzer e o nosso. De resto, nas últimas décadas sucederam- se muitas realizações que têm procurado equacionar a importância e a extensão das influências (e contaminações) mútuas entre o Cinema e as outras artes, que são reflexo do interesse crescente despertado pela discussão deste tema. In this article, following others related with the extended field of an ongoing research project, about pictorial references in cinematographic and photographic images, we want to provide an addition to the discussion about the relations between Painting and Cinema. Cinema was, without doubt, a remarkable art of the 20th century, if not the most remarkable; and has had an undeniable impact and fascination over all other artistic manifestations, namely painting. However, its history is much more recent, compared to the history of painting and, naturally, cinema was subject to influences, as happens still today, one can affirm. After a brief general introduction, we focus our attention to the painting’s influence on cinema in terms of the ‘themes repertoire’ level – namely, the mystery(ies) of artistic creation and the biopics of painters, ‘history painting’ and the practical expedient of the reference to pre-existing specific paintings, that cinema reuse, namely throughout the inclusion of tableaux-vivants – and the ways of compose frameworks, the principal relationship with painting according to Pascal Bonitzer, and our understanding. Besides, in recent decades many achievements have followed that have attempted to equate the relevance, and the extension, of the mutual influences (and contaminations) between Cinema and the other arts, which reflect the increased interest aroused by discussion on this theme.
- Do Cinema para a Pintura: uma análise sobre a presença do cinema na pinturaPublication . Trindade, Carlos Alberto de MatosInegavelmente, o cinema foi uma arte muito marcante do século XX, e, por isso mesmo, exerceu um certo impacto, e fascínio, sobre todas as outras manifestações artísticas, a que a pintura não escapou. Neste capítulo abordamos algumas influências dectetáveis do cinema na pintura, através de alguns artistas ligados a distintos movimentos artísticos.
- Pintura, Fotografia e Cinema: as imagens cinematográficas e as referências picturais no tratamento da cor e da luzPublication . Trindade, Carlos Alberto de MatosResumo Nesta comunicação abordamos dois aspectos em que a influência da Pintura, com séculos de existência, mais se fez sentir no Cinema: as formas de utilizar a cor e a luz (muitas vezes relacionadas), nas quais têm um papel decisivo os directores de fotografias, em articulação com os realizadores e departamentos artísticos. No entanto, o cinema teve ao seu dispor, desde o início, técnicas da cor que lhe eram específicas, que foram em seguida abandonadas.
- Referências artísticas no Cinema: contribuição dos Departamentos artísticos e dos Directores de fotografiaPublication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de AlmeidaAo contrário da pintura o cinema é um meio que impõe um processo colaborativo, embora o realizador seja responsável em última instância pelo resultado final dum filme, auxiliado pelos seus colaboradores mais próximos: o director de fotografia e um desenhador de produção ou director artístico. Desde o seu nascimento o cinema incorporou referências artísticas, e tornou-se necessário a partir de certa altura constituir departamentos artísticos, que com o advento do cinema a cores ganharam progressivamente maior importância. Pouco a pouco, e sobretudo nas grandes produções, o desenhador de produção e/ ou director artístico assumiram funções decisivas na arte do cinema. Abordamos exemplos de alguns desenhadores de produção mais relevantes, na etapa decisiva do processo de pré-produção dum filme, assim como alguns directores de fotografia, cujo trabalho bem sucedido depende amiúde de uma boa colaboração com os departamentos artísticos.
- Reflexões em torno das possíveis referências artísticas para a reconstituição histórica no filme Os crimes de Limehouse, de Juan Carlos MedinaPublication . Trindade, Carlos Alberto de MatosO filme Os crimes de Limehouse (The Limehouse Golem, GB, 2016), realizado pelo cineasta norte-americano Juan Carlos Medina, cuja acção principal decorre num bairro mal-afamado de Londres em 1880, durante a era Vitoriana, adapta para o cinema a novela Dan Leno and the Limehouse Golem (1994) de Peter Ackroyd. Neste artigo, após uma introdução em que fazemos um resumo do enredo, pretendemos examinar algumas das referências artísticas que terão servido de sustentação a uma reconstituição histórica muito interessante e credível: aquelas assumidas por Medina e pelo seu production designer, mas também algumas outras que entendemos pertinentes, e podem até ser inconscientes.
- Refutação de posição de Andrei Ujica e Boris Groys. Partilhas: cineastas-pintores/pintores-cineastasPublication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de AlmeidaNeste artigo abordamos aqueles cineastas cujas origens, ou fonte de criatividade, se situam na Pintura, refutando uma posição contida num texto do catálogo da exposição dedicada a David Lynch na Fundação Cartier em Paris (2007), que regista uma conversa entre o crítico de arte e filósofo alemão Borys Groys e o argumentista e realizador romeno Andrei Ujica. Como procuramos demonstrar, não é um grupo tão minoritário como nos querem fazer crer. In this article we discuss those filmmakers whose origins, or source of creativity, resides in the Painting, rebutting a position contained in one text of the catalogue of the exibition in the Fondation Cartier, Paris, dedicated to David Lynch (2007), which record a conversation between the German critic and philosopher Borys Groys and the Romanien director and screenwriter Andrei Ujica. As we hope to demonstrate, is not a group as minority as would have us believe.
- Towards a manipulation of memory by science?: a contextualized analysis of the films Final Cut and Eternal Sunshine of the Spotless MindPublication . Trindade, Carlos Alberto de MatosIn this article, after a general introduction about a brain prosthesis project - a substitute for the hippocampus -, started in 2003 by a team of neuroscientists from the University of Southern California, and experiments started between 2007 and 2009 by scientists of various nationalities, we present in more detail some of the main results of the latter, published in scientific articles, which allow us to predict some potential risks in the future, and pose ethical problems, for worthy intentions that scientists may have. Following this, we discuss films Final Cut (2004) by Omar Naїm and Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), directed by Michel Gondry, which present multiple points of contact with the aforementioned scientific projects, anticipating some of the foreseeable dangers, and allow us to discuss the future possibility of a manipulation of memory (and of oblivion), through science. Although they are fiction films, much of what is shown in both is compatible (except for some aspects) with real neuroscience research projects that are currently underway.