Browsing by Author "Trindade, Carlos"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Alguns Apontamentos Sobre a Acção dos Neurónios-Espelho, o Efeito-Kuleshov, e uma Instalação de Martin ArnoldPublication . Trindade, CarlosNeste artigo, após uma introdução em que falamos sobre o neurónio e a atividade neuronal, analisamos o tipo específico dos neurónios-espelho e propomos que se olhe para o sucesso da célebre experiência conhecida como ‘efeito-Kuleshov’ – realizada na década de 1920 por Lev Kuleshov e V. Pudovkin – à luz do que hoje sabemos sobre a acção deles. A experiência constituíu a base para os princípios da teoria da montagem enunciados por Kuleshov. O efeito-Kuleshov já era apontado por Edgar Morin, na obra O cinema ou o homem imaginário, como prova evidente da intensidade dos fenómenos cinematográficos que designava de ‘projecção-identificação’, os quais se compreendem melhor actualmente reconhecendo o papel dos neurónios-espelho na empatia. No seguimento, abordamos ainda o filme Dissociated (2002) do cineasta Martin Arnold, concebido para ser exibido como instalação, em dois ecrãs, nos quais são projectados planos mudos apropriados do clássico do cinema All About Eve (1950), de H. Mankiewicz.
- Manifiesto Ibérico Sobre La Necesidad Del Arte (M.I.N.A.)Publication . Trindade, Carlos; Romani, Lucia; La Iglesia, Jesús de; Fuentes, Sara; Cáccamo, Berta; Armentia, Elsa; Blanco, Eugenia; Bonome, Antonio; Cortizas, Ollala; Costa, Alexandre; Diaz, Marta; Gómez, Alba; González, Amaya; López, Marta; Méndez, José; Morera, Joan; Mourino, José; Pereira, Armando; Pombo, Alejandra; Salgado, Carlota; Suárez, Carlos; Vázquez, Iria; Costas, Vctor; De Laiglesia, JuanEste manifiesto es fruto de la treintena de tesis doctorales que se están elaborando por graduados espanoles y portugueses en el grupo de investigación "Modos de conocimiento artístico" con sede en la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Vigo. El supuesto que fundamenta este manifiesto es precisamente la convicción de la necesidad misma de cada uno de los temas que se exploran y de cuyo análisis resultará en los próximos anos un conjunto de respuestas que aquí se exponen en extracto desde una perspectiva Radical y Libre.
- Memória dos próximos: aproximação a proposta de Paul Ricoeur. Um outro olhar sobre as fotografias de Nan Goldin.Publication . Trindade, CarlosO filósofo francês Paul Ricoeur na sua obra final La mémoire, l’histoire, l’oubli, na primeira parte consagrada à memória e aos fenómenos mnemónicos, propõe que aos dois pólos habituais, memória individual e memória colectiva, disputando a resposta à pergunta de quem é a memória?, juntemos um plano intermédio de referência: o dos próximos. Porque consideramos pertinente, e legítima, tal proposta, ensaiamos neste artigo uma perspectiva de análise das fotografias de Nan Goldin diferente da habitual, que costuma realçar a ligação entre a vida da fotógrafa americana – a memória pessoal – e a sua obra. Começamos por invocar o modelo da fotografia de família, e álbuns de família, porque a família é o exemplo mais evidente daqueles que nos são próximos, comentando algumas das características mais evidentes que a caracterizam. Na abordagem que em seguida fazemos da obra de Nan Goldin, tomando como ponto de partida algumas das considerações de Paul Ricoeur comentamos algumas das séries de fotografias mais conhecidas da fotógrafa, em diversos momentos da sua carreira. Embora recorramos também a outras fontes, de modo a evidenciar melhor o nosso ponto de vista apoiamo-nos fundamentalmente em diversas declarações e entrevistas concedidas por Nan Goldin, de modo a demonstrar que é possível encarar grande parte do seu trabalho como a narrativa daqueles que lhe são próximos.
- Rumo a uma manipulação da memória pela ciência? uma análise contextualizada aos filmes Final Cut e Eternal Sunshine of the Spotless MinPublication . Trindade, CarlosNeste artigo, após uma introdução geral sobre um projecto de prótese cerebral -- um substituto para o hipocampo -- iniciado em 2003 por uma equipa de neurocientistas da University of Southern California, e experiências iniciadas entre 2007 e 2009 por cientistas de várias nacionalidade, apresentamos mais em detalhe alguns dos resultados principais destas últimas, publicados em artigos científicos, que nos permitem antever alguns riscos potenciais no futuro, e colocam problemas éticos, por intenções meritórias que possam ter os cientistas. No seguimento, abordamos os filmes Final Cut (2004) de Omar Naїm e Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), realizado por Michel Gondry, que apresentam múltiplos pontos de contacto com os projectos científicos mencionados, antecipando alguns dos perigos previsíveis, e permitem discutir a futura possibilidade de uma manipulação da memória (e do esquecimento), através da ciência. Embora sejam filmes de ficção, muito do que nos é mostrado em ambos é compatível (salvo alguns aspectos) com projectos reais de investigação das neurociências, que estão em curso actualmente. In this article, after a general introduction about a project of cerebral prosthesis -- a substitute for hippocampus --, initiated in 2003 by a team of neuroscientists (University of Southern California), and experiments started in the period 2007 to 2009 by scientists from several nationalities, we present in more detail some of the main results, published in scientific articles, which allow us to predict some potential risks in the future, and raise ethical problems, despite the good intentions that scientists may have. Following, we address Final Cut (2004) and Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), movies directed by Omar Naїm and Michel Gondry, respectively, which present multiple contact points with the mentioned scientific projects, and anticipate some foreseeable dangers, giving us an opportunity to discuss the future possibility of memory (and oblivion) manipulation, through science. Although they are both fiction movies, much of what we see is compatible (except for some aspects) with real research projects of the neurosciences, which are currently under way.