Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1022.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, após uma introdução em que falamos sobre o neurónio e a atividade neuronal, analisamos
o tipo específico dos neurónios-espelho e propomos que se olhe para o sucesso da célebre
experiência conhecida como ‘efeito-Kuleshov’ – realizada na década de 1920 por Lev Kuleshov e V.
Pudovkin – à luz do que hoje sabemos sobre a acção deles. A experiência constituíu a base para os
princípios da teoria da montagem enunciados por Kuleshov. O efeito-Kuleshov já era apontado por
Edgar Morin, na obra O cinema ou o homem imaginário, como prova evidente da intensidade dos
fenómenos cinematográficos que designava de ‘projecção-identificação’, os quais se compreendem
melhor actualmente reconhecendo o papel dos neurónios-espelho na empatia. No seguimento,
abordamos ainda o filme Dissociated (2002) do cineasta Martin Arnold, concebido para ser exibido
como instalação, em dois ecrãs, nos quais são projectados planos mudos apropriados do clássico do
cinema All About Eve (1950), de H. Mankiewicz.
Description
Keywords
neurónios-espelho mirror neurons empatia efeito-Kuleshov cinema montagem instalação empathy editing Kuleshov-effect installation
Citation
Matos Trindade, Carlos Alberto de - Alguns Apontamentos Sobre a Acção dos Neurónios-Espelho, o Efeito-Kuleshov, e uma Instalação de Martin Arnold
Publisher
AO NORTE – ASSOCIA ÇÃO DE PRODUÇÃO E ANIMA ÇÃO AUDIOVISUAL