Browsing by Author "Teixeira, Maria"
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- Family Caregivers of Terminally Ill Patients at Home: Contributions for a Supervision ModelPublication . Teixeira, Maria; Abreu, Wilson; Costa, NilzaBackground: Nowadays, family caregivers play a critical role in the support of terminally ill at home. However, there are relatively few supervision models to help nurses in make decisions. Objectives: Contribute to a caregiver supervision model. Methodology In a prior study, the needs of 10 terminally ill and their caregivers were identified. In the present study, based on a focus group, 8 expert nurses analysed the needs and validated both the functions and the focus of supervision. Results Data on terminally ill pacients confirm the normative function of supervision through the diagnostic criteria ffor sel-care deficit and risks. The formative function of supervision is evident when family caregivers have no knowledge/skill to provide care or are not aware of aproblem. Finally, the restorative function concerns the assessment of the caregivers’ physical, emotional and relational capacity, as well as their time and resources available to provide care. Conclusion The contribuctions of our study emphasises a 3 function model that covers the needs of terminally il patients and their family caregivers
- Intervenções do enfermeiro na autogestão da pessoa com estoma de eliminaçõa intestinalPublication . Teixeira, MariaEnquadramento: A pessoa com estoma de eliminação atravessa uma transição complexa, com mudanças nas suas dinâmicas diárias, pelo que merece toda a atenção por parte dos profissionais de saúde, particularmente dos enfermeiros. O enfermeiro poderá potenciar comportamentos de autogestão, sendo decisivo na mudança comportamental e nos processos adaptativos necessários à vida com doenças crónicas. Objetivo: Mapear a evidência existente sobre as intervenções do enfermeiro na autogestão da pessoa com estoma de eliminação intestinal. Metodologia: Revisão scoping com base na estratégia metodológica do Instituto Joanna Briggs (JBI): População (adultos com estoma de eliminação intestinal): Conceito (intervenções do enfermeiro na autogestão); Contexto (todos os contextos da prática). A pesquisa realizou-se nas bases de dados CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Cochrane Plus Collection, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Library, information Science & Technology Abstracts, bem como em fontes de literatura cinzenta, os Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), entre julho e agosto de 2024. Foram incluídos estudos com foco em adultos (> 18 anos) com estoma de eliminação intestinal, sem limite temporal. Os resultados apresentaram-se sob forma de tabela de extração de dados. Resultados: 5 estudos cumpriram critérios, tendo sido incluídos na revisão. Na sua generalidade, apesar de metodologias distintas (4 estudos primários e uma revisão sistemática da literatura), todos os estudos demostraram resultados positivos e promissores na autogestão da pessoa com estoma de eliminação intestinal, após implementação das intervenções de enfermagem com o intuito de desenvolver esta competência. Conclusão: Na literatura, autogestão e autocuidado fundem-se e são, muitas vezes, encarados como sinónimos, havendo confusão no impacto das intervenções de enfermagem. A evidência demostra que a autogestão, implica o desenvolvimento da competência de autocuidado. Por outro lado, a heterogeneidade de intervenções identificadas, não permite estabelecer uma relação de causalidade na autogestão eficaz. O desenho dos estudos, sem randomização das amostras, pode excluir população importante, e, por conseguinte, poderá haver necessidade de intervenções distintas para o mesmo objetivo, mas populações diferentes. Assim, afigura-se como uma necessidade a colmatar, o desenvolvimento de estudos e programas de intervenção que estudem as práticas eficazes na autogestão da pessoa com estoma de eliminação intestinal, com fundamentação teórica bem definida.
- A Saúde das Crianças dos 2 aos 10 anos – um Programa de Educação ParentalPublication . Teixeira, Maria; Alves, PauloEste projeto aborda a saúde da criança dos 2 aos 10 anos, através de um programa de educação parental. Para a elaboração do mesmo, servimo-nos da metodologia exploratória e descritiva. A amostra que participou na concretização do projeto foi constituída por 20 famílias, com os respetivos filhos, no município do Úcua, na Província do Bengo em Angola. A realização do projeto foi concretizada também através da observação e aplicação de um questionário sociodemográficos que permitiu avaliar as condições em que vive o agregado familiar e a aplicação de um questionário sobre o nível de satisfação na participação do programa. O objetivo principal deste projeto é a implementação de um programa de educação parental no contexto de intervenção comunitária. Começou-se por identificar as condições e situações responsáveis pelos baixos níveis de saúde das crianças em Angola e, com base na literatura e na experiencia profissional desenvolvermos um plano de ação dirigido aos pais para a melhoria da saúde das crianças. Os participantes demostraram boa receptividade e empatia com o método de educação parental proposto pelo projeto. No que se refere à resposta aos questionários utilizados, os participantes apresentaram globalmente resultados positivos. Confirma-se a satisfação dos participantes em relação ao método de educação parental, com uma avaliação positiva, ou seja, maior satisfação e maior eficácia percebida. Termina-se com a discussão das implicações resultantes deste projeto, para a intervenção em educação parental nas aldeias, igrejas comunitárias e investigação futura.