Browsing by Author "Teixeira, Carolina"
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- Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostelsPublication . Teixeira, Carolina; Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches; Farinha, IsabelOs empresários têm de conhecer bem os seus clientes, as suas necessidades, e criar condições para os fidelizar. A facilidade com que hoje as pessoas se deslocam, impulsionou o turismo. Em Lisboa, o turismo cresceu significativamente na última década, e hoje tem dos melhores hostels do mundo. É importante estudar o que os hóspedes privilegiam na escolha do alojamento. Neste estudo, procurámos caracterizar o turista que, em Lisboa, se aloja em hostel. Assim, elaborámos duas análises: um questionário aos hóspedes de dois hostels - características do backpacker, suas prévias espectativas, e suas críticas; e uma entrevista aos responsáveis desses hostels - informações sobre o hostel, o staff, os serviços disponibilizados, e também a sua perspetiva acerca dos seus clientes. Analisados os resultados dos 136 questionários, tipificámos o backpacker como homem, solteiro, 20-24 anos de idade, que viaja em grupo; que valoriza a interação pessoal; que aprecia o hostel e Lisboa; e prevê regressar. A perspetiva recolhida dos gerentes é significativamente concordante com os resultados obtidos dos questionários, e isso leva-nos a destacar o seu elevado conhecimento sobre o seu cliente, vital para as melhorias no espaço e nos serviços. Os questionários revelaram ainda Lisboa como marca forte de destino turístico.
- A relevância das perfumarias tradicionais para a marca ChanelPublication . Teixeira, Carolina; Freire, JoãoNo âmbito do estágio realizado na empresa CHANEL Portugal, foi detetada uma escassez de informação sobre o desempenho e quota de mercado da marca no seu sector em Portugal. Este estudo exploratório tem como objectivo compreender e analisar a importância dos pontos de venda tradicionais para a Marca CHANEL, e realizar uma comparação não aprofundada com as cadeias nacionais e internacionais de livre serviço.
- Transição e Adaptação à ReformaPublication . Teixeira, Carolina; Martins, Sónia; Fernandes, PatríciaIntrodução: Esta dissertação insere-se no âmbito do projeto Porta 55+ tem como objetivo compreender os contributos do voluntariado para o processo de transição e adaptação à reforma, bem como, avaliar a satisfação dos participantes no programa de voluntariado deste projeto. Metodologia: Este estudo inclui uma primeira parte com uma análise dos dados quantitativos do projeto relativos à avaliação do grau de satisfação dos voluntários. A segunda inclui um complemento a este projeto e englobou a realização de entrevistas semiestruturadas a voluntários, de forma a explorar a experiência de adaptação à reforma, bem como a influência do voluntariado neste processo. Recorreu-se ao programa IBM® SPSS® para tratamento dos dados quantitativos e à análise de conteúdo para os qualitativos. Resultado: Na análise do grau de satisfação foi considerada uma amostra de 28 voluntários (80% sexo feminino; média de idades 66,9 anos). Globalmente os voluntários demonstram estar satisfeitos com as atividades que desempenham no projeto, manifestando o interesse em continuar o mesmo. Da análise das entrevistas (n=10; 70% sexo feminino; média de idades 66,4 anos) foi percetível que o voluntariado representa um contributo positivo no processo de adaptação à reforma, por representar uma atividade significativa e que fomenta sentimentos de utilidade social e aprendizagem contínua. Conclusão: Através deste estudo foi possível concluir que o voluntariado pode contribuir para um processo de transição e adaptação à reforma positivo. Reflexo disto é o grau de satisfação elevado com o projeto e a larga maioria pretende manter a atividade de voluntariado, sobretudo por representar um compromisso e um meio de ocupação do tempo livre.
