Browsing by Author "Sousa, Nelson"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de Custos Associados à Implementação de Medidas de Segurança Ferroviária, Um Estudos de Caso de Uma Obra Ferroviária na Linha da Beira AltaPublication . Sousa, Nelson; Carrana, PedroO presente trabalho refere-se ao tema “GESTÃO DE CUSTOS ASSOCIADOS À IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA FERROVIÁRIA“. Pretende-se criar ferramentas de gestão por forma a facilitar a integração dos custos e sua gestão, desde a fase de concurso até à fase de obra. Neste contexto, na Parte I do trabalho aborda-se o enquadramento teórico, no qual é efetuada uma apresentação geral das obras na Infraestrutura ferroviária e enquadramento legal. Na parte II será enquadrada a caracterização das obras na Infraestrutura ferroviária ou na sua proximidade e a obra em estudo, onde se efetua a análise dos pré-requisitos das Infraestruturas de Portugal (IP) para este tipo de obras. Será abordada a integração da segurança em projeto, condicionalismos, planeamento, programação e autorização para trabalhos na via férrea ou na sua proximidade. Em seguida, a metodologia que assenta num estudo caso de uma obra ferroviária na Linha da Beira Alta, onde será efetuada a revisão da literatura, pesquisa documental e recolha de dados no projeto da obra, nomeadamente no programa de concurso, caderno de encargos, mapa de quantidades e plano de segurança e saúde de projeto. Teremos também por base a criação de um modelo de relatório de visita a obra ferroviária – grelha de observação. Neste contexto, no seguimento dos objetivos definidos, podemos concluir que os procedimentos atualmente definidos pela IP em fase de concurso, não definem claramente os requisitos mínimos dos vários temas em matéria de prevenção, tendo um impacto direto na gestão de custos associados à implementação de medidas de segurança ferroviária, tanto na fase de concurso como na fase de execução de obra. Tendo em conta as variáveis e constrangimentos, essa flexibilidade irá proporcionar aos concorrentes visões e interpretações diferentes sobre as mesmas situações, contribuindo para orçamentos diferentes com relevância na execução da obra.
- A projeção/retração de uma Força Nacional Destacada – Estudo de caso da República Centro- Africana e KosovoPublication . Sousa, Nelson; Azevedo, Ana; Carqueijo, Aires; Dias, OrlandoEste trabalho de investigação pretende apresentar contributos para um modelo de projeção e retração de Forças Nacionais Destacadas, com possível utilização pelo Exército Português, que permita agilizar o processo respeitante ao transporte estratégico. O ponto de partida consubstanciou-se em estudos prévios sobre a temática, complementado com a leitura de documentos doutrinários, legislação e bibliografia diversa, utilizando-se a pesquisa qualitativa e o modelo dedutivo, através da análise de dois estudos de caso (projeção para a República Centro-Africana e retração do Kosovo) e de entrevistas semiestruturadas, efetuadas a militares diretamente envolvidos nestes mesmo casos ou, com experiência/responsabilidades na área. Determinou-se a importância de pré-definir, para as diversas tipologias de forças, as estruturas de pessoal e de material, tal-qualmente as dotações de munições inerentes aos Teatros de Operações, de modo a efetuar uma mais apurada estimativa da real necessidade da capacidade de transporte estratégico, e facilitar a elaboração da documentação intrínseca. Identicamente relevante, é adotar a consulta às iniciativas multinacionais de transporte estratégico, de modo a rentabilizar as suas possibilidades/potencialidades, permitindo a sua utilização quando tal for vantajoso. A continuação/incrementação do processo de lições aprendidas, também se configura uma mais-valia, de modo a retirar ensinamentos para futuras projeções/retrações. Abstract: This research work intends to present contributions to a model of deployment and redeployment of National Detached Forces, with possible use by the Portuguese Army, which allows to streamline the process regarding strategic movement. The point of departure consisted in previous studies on the subject, complemented by the reading of doctrinal documents, legislation and diverse bibliography, using qualitative research and the deductive model, through the analysis of two case studies (deployment for the Central African Republic and redeployment from Kosovo) and semi-structured interviews with military personnel directly involved in these cases or with experience/responsibilities in the area. It was determined the importance of pre-defining, for the various typologies of forces, the personnel and material structures, as well as the ammunition requirements inherent to the Theatres of Operations, in order to make a more accurate estimate of the real need of the strategic movement capacity, and facilitate the preparation of the intrinsic documentation. Equally relevant is the consultation of multinational strategic movement initiatives, in order to exploit their possibilities / potentialities, allowing their use when advantageous. The continuity/enhancement of the lessons learned process also creates an added value in order to acquire lessons for future deployments/redeployments.