Browsing by Author "Sousa, Cristina"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básicoPublication . Sousa, Cristina; Mendes, FátimaEste artigo tem como propósito compreender o modo como alunos do 2.° ano resolvem problemas. Discute-se a importância da resolução de problemas na aprendizagem da Matemática, o entendimento de problema, as etapas do processo de resolução de problemas e as principais estratégias de resolução A investigação subjacente foi realizada em Portugal, numa turma do 2.° ano de uma escola dos arredores de um meio urbano. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu observação de aulas da turma do 2.° ano e recolha documental a propósito da resolução de seis problemas. Neste artigo são analisadas as resoluções de um dos alunos da turma, Daniel, caracterizando as estratégias que usa, as dificuldades que manifesta e as etapas de resolução por que passa. Os resultados salientam que usa diferentes estratégias, suportadas por representações icónicas e simbólicas. Manifesta dificuldades relacionadas com a interpretação do problema, a utilização de conteúdos matemáticos e o uso da estratégia trabalhar do fim para o princípio. Nem sempre é possível compreender se Daniel percorreu todas as etapas de resolução de problemas.
- Bem-estar e espiritualidade em adultos senioresPublication . Fernandes, Ana Maria; Sousa, Cristina; Valentim, Olga; Sousa, Luís; Vinagre, Helena; Carvalho, José CarlosBackground: Spirituality contributes to individual well-being as a dynamic process and a personal experience that gives meaning to the human existence. Objective: To characterize spiritual well-being in senior adults and analyse the relationship between spirituality and subjective well-being. Materials and Methods: Descriptive, cross-sectional and correlational study. The participants are mostly female (66.7%), widowed (47.1%) and live alone (40.2%). They are on average 77.3 years old (SD = 7.7) and most have completed primary school (60.8%). Only 11.8% report not having religious beliefs. For data collection the following instruments were used: a Sociodemographic Questionnaire, the Spiritual Well-Being Scale (SWBS) and the Satisfaction with Life Scale (SWLS). Results: There were statistically significant positive correlations between SWBS and Life Satisfaction (r = 0.380; p <0.01), between existential well-being (EWB) and Life Satisfaction (r = 0.515; p <0, 01) and religious well-being (RWB) and Life Satisfaction (r=0,253; p<0,01). On the SWBS scale and on the RWB and EWB subscales between the group of professing religion and non-professing group, statistically significant differences were found. (p<0,05). People who follow a religion, compared to those who do not follow, have better religious well-being, existential, and spiritual well-being. Conclusions: The results confirm that spirituality is related to subjective well-being in the senior adult. Understanding the role of religion and spirituality in this population well-being is critical to better care for and work with these people, and prepare them in advance to meet the challenges of ageing.
- Impact of event scale–revised: A new analysis of its factor structure as applied to two Portuguese samples during the COVID-19 pandemicPublication . Figueiredo, Paulo; Simões, Inês; Santos, Sónia dos; Valentim, Olga; Sousa, CristinaThis study used the Portuguese version of the Impact of Event Scale-Revised (IES-R) to assess the risk of psychological disturbances associated with the COVID-19 pandemic in two independent samples of the Portuguese population. The psychometric characteristics of the scale were also assessed. Data was collected through an online survey and its internal consistency was examined. The internal consistency of the scale was high. Factor analysis found different dimensional structures for the scale in the two samples: a three-factor in the first sample and a four-factor structure in the second sample. The different factor structures confirmed the dependence of the results on the characteristics of the samples and the situation where it is applied. Despite these differences in structure, this study showed that the Portuguese version of the IES-R is a reliable tool to measure psychological distress associated with traumatic events such as the COVID-19 pandemic.
- Matemática recreativa para a aquisição de competênciasPublication . Sousa, Cristina; Figueiroa, AlcinaO presente Relatório Final intitula-se de “Matemática Recreativa para a Aquisição de Competências” e é o resultado da atividade prática desenvolvida em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que se orientou pelas diretrizes presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017). Os estágios, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), foram desenvolvidos numa escola privada, primeiro em Educação Pré-escolar com um grupo de crianças de três anos e, posteriormente, com um grupo de 1.º ano no 1.º CEB. Foram implementadas várias atividades no Domínio/Disciplina de Matemática com o intuito de trabalhar conteúdos matemáticos de uma forma recreativa, envolvendo o jogo como recurso e trabalhando competências como: desenvolvimento pessoal e autonomia; relacionamento interpessoal; raciocínio e resolução de problemas. Em simultâneo, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada com registos de observação, análise documental e com a aplicação de um inquérito por questionário às Educadoras e Professoras do 1º Ciclo do local de estágio, a fim de identificar a perceção que os educadores/professores tem relativamente às competências do PA, conhecer os recursos/materiais utilizados pelas docentes no domínio/disciplina de matemática e compreender como as docentes desenvolvem as competências nos alunos. Por fim, a partir da análise de conteúdo efetuada, a conclusão da investigação realizada remete para a necessidade de uma alteração das práticas, tanto pedagógicas como didáticas, por parte dos docentes.